SóProvas


ID
3325282
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Coronel Fabriciano - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A LRF expressamente ressalta a temática do controle e a transparência na administração pública, aponta ainda para as chamadas tecnologias da informação, que podem proporcionar maior interação das instituições sociais e a administração pública. A respeito dos controles interno, externo e social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Como as ações do governo são pautadas por leis, os gastos públicos não fogem à regra.

( ) Com o auxílio da rede de informação pela internet, o controle social e a transparência podem ser construídos de forma mais efetiva e, com isso, o Estado encontra reforço na sua nova forma de legitimação de poder.

( ) As leis orçamentárias direcionam os gastos do governo e, com isso, a participação popular no processo orçamentário é de extrema importância, visto que o governo se utiliza desses instrumentos jurídicos para executar seus objetivos.

( ) O conceito de transparência abrange unicamente o princípio da publicidade previsto na Carta Magna de 1988. Um elemento que se mostra dispensável para a transparência é a possibilidade de participação do cidadão nas decisões, permitindo que se conheça como se gasta os recursos obtidos da sociedade.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • o   Gabarito: C.

    .

    "O conceito de transparência abrange unicamente o princípio da publicidade previsto na Carta Magna de 1988. Um elemento que se mostra dispensável para a transparência é a possibilidade de participação do cidadão nas decisões, permitindo que se conheça como se gasta os recursos obtidos da sociedade."

    .

    A possibilidade de participação do cidadão nas decisões orçamentárias é um dos objetivos da transparência orçamentária, tornando a assertiva errada.

  • puxa vida... de excessões vive uma lei. como que os gastos publicos nao fogem à regra? Por Exemplo, a regra é crédito essencial, aprovado a priori pelo legislativo. Crédito extraordinario é a excessao, feito com aprovaçao à posteriori.
  • A questão trata de ORÇAMENTO PÚBLICO, especificamente sobre o Controle.

    Seguem comentários de cada afirmativa:

    (Verdadeira) Como as ações do governo são pautadas por leis, os gastos públicos não fogem à regra.

    Segundo o Princípio da Legalidade, cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar, ou seja, subordina-se aos ditames da lei. Utilizando esse princípio sob enfoque orçamentárioa lei orçamentária e a lei que instituir créditos suplementares e especiaisaprovados pelo legislativo, são os instrumentos legais que autorizam a aplicação dos recursos públicos. Não pode haver despesa pública sem a autorização legislativa prévia. Portanto, os gastos públicos não fogem ao Princípio da Legalidade Orçamentária.

    (Verdadeira) Com o auxílio da rede de informação pela internet, o controle social e a transparência podem ser construídos de forma mais efetiva e, com isso, o Estado encontra reforço na sua nova forma de legitimação de poder.

    De acordo com o art. 48, caput, Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000 – LRF): “São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgaçãoinclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos". Esse dispositivo trata do Princípio da Transparência.

    controle social é aquele exercido pela sociedade civil organizada ou o cidadão, individualmente, como, por exemplo, através de audiências públicasdenúnciasação popular, etc.

    Portanto, o controle social e a transparência podem ser construídos de forma mais efetiva com auxílio da rede de informação pela internet, que é uma importante ferramenta bastante utilizada no controle dos gastos públicos.

    (Verdadeira) As leis orçamentárias direcionam os gastos do governo e, com isso, a participação popular no processo orçamentário é de extrema importância, visto que o governo se utiliza desses instrumentos jurídicos para executar seus objetivos.

    A Lei Orçamentária Anual (LOA):

    1) é um instrumento de planejamento, de acordo com o art. 165, CF/88;

    2) dispõe sobre a estimativa (previsão) da receita e fixação da despesa, cumprindo com os Princípios da Exclusividade e do Equilíbrio; e

    3) é válida para um exercício financeiro, cumprindo com o Princípio da Anualidade.

    Princípio da Gestão Orçamentária Participativa, conforme o art. 44, lei 10.257/2001, chamada de Estatuto das Cidades, no âmbito municipal, incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal.

    Portanto, os gastos são autorizados na LOA e a participação da população é muito importante no processo de elaboração do orçamento.

    (Falsa) O conceito de transparência abrange unicamente o princípio da publicidade previsto na Carta Magna de 1988. Um elemento que se mostra dispensável para a transparência é a possibilidade de participação do cidadão nas decisões, permitindo que se conheça como se gasta os recursos obtidos da sociedade.

    conceito de transparência é muito mais amplo do que a publicidade. Conforme o art. 48, caput, LRF, há necessidade de ampla divulgação e não somente de publicar para ter validade, como é o caso do Princípio da Publicidade.

    Portanto, a sequência está correta em V, V, V, F.


    Gabarito do Professor: Letra C.