SóProvas


ID
3325813
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre externalidades.

I. O problema da externalidade surge porque, quando as firmas ou indivíduos realizam suas ações, levam em consideração os benefícios e custos sociais, e não somente os benefícios e custos privados.
II. Um caso de externalidade relacionado com o uso indiscriminado e exagerado, além do nível ótimo, de um determinado recurso que pertence à sociedade como um todo e a nenhum indivíduo em particular é conhecido como “tragédia dos comuns”.
III. Quando os indivíduos de uma sociedade não sentem os benefícios totais de suas ações, eles não se engajam nessas atividades tanto quanto seria desejado, surgindo, então, uma falha de mercado.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Com relação ao item I, está errado porque a externalidade surge exatamente quando as firmas ou indivíduos não internalizam alguns ônus em seus negócios , deixando para a sociedade os custos de tal externalidade(exemplo: poluição industrial).

  • Externalidades são os efeitos colaterais de uma decisão sobre aqueles que não participaram dela. Existe uma externalidade quando há consequências para terceiros que não são levadas em conta por quem toma a decisão.Geralmente, refere-se à produção ou consumo de bens ou serviços sobre terceiros, que não estão diretamente envolvidos com a atividade. Ela pode ter natureza negativa, quando gera custos para os demais agentes , ou natureza positiva, quando os demais agentes, involuntariamente, se beneficiam.

    Fonte: wikipédia

  • Tema de externalidades presente nessa questão.

    Vamos verificar as afirmativas propostas:

    I - INCORRETA. Muito pelo contrário do afirmado, a externalidade é causada, justamente, porque firmas ou indivíduos apenas consideram os benefícios e custos privados, ignorando o impacto de suas ações no conjunto da sociedade.

    II - CORRETA. Exatamente, a "tragédia dos comuns" se expressa, por exemplo, no esgotamento de peixes de determinada região já que cada pescador tentará capturar a maior quantidade de peixes possível se não houver a regulamentação do "período do defeso", por exemplo, isto é, a proibição da pesca por determinado período de tempo para preservar as espécies.

    III - CORRETA. Temos, aqui, uma situação de externalidade positiva, na qual os benefícios sociais são maiores do que os benefícios privados, isto é, os benefícios totais das ações individuais são maiores do que os benefícios particulares. Assim, há a configuração de uma falha de mercado, pois o nível ótimo ficará além do efetivo se não houver estímulo à ação desses indivíduos.

    Portanto, temos II e III como corretas.


    Gabarito do Professor: Letra C.