SóProvas


ID
3325819
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na primeira fase de um planejamento estratégico, é realizado um diagnóstico estratégico, quando são considerados os ambientes interno e externo da organização.
Nesse contexto, as variáveis controláveis, que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação a seu ambiente, e as variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições desfavoráveis para ela, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Variáveis controláveis: pontos fortes e pontos fracos; não controláveis: oportunidades e ameças

  • Matriz swot. Os "pontos" internos são as forças e fraquezas; os externos são: oportunidades e ameaças.

    Gabarito: A

  • "Na primeira fase de um planejamento estratégico, é realizado um diagnóstico estratégico, quando são considerados os ambientes interno e externo da organização. Nesse contexto, as variáveis controláveis (pode ser um ponto fraco ou ponto forte), que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação a seu ambiente, e as variáveis não controláveis (pode ser uma oportunidade ou uma ameaça) pela empresa, que podem criar condições desfavoráveis para ela, são, respectivamente;"

    Uma ferramenta típica de uso no planejamento estratégico, que auxilía na análise do ambiente interno e externo é a Matriz SWOT;

    A matriz swot considera as Forças (strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities), Ameaças (Threats);

    As forças e fraquezas são controláveis (ambiente interno)

    As ameças e oportunidades são incontroláveis (ambiente externo)

    Fonte: Minha memória.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento da etapa diagnóstico institucional/estratégico do planejamento estratégico.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização (ambiente interno), e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo.

    Uma das ferramentas mais utilizadas na análise de diagnóstico é a matriz SWOT (acrônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).

    Essa matriz também é conhecida como FOFA que é acrônimo dos termos em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

    Nesta matriz, é feita uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).

    Por fim, cabe ressaltar que forças e fraquezas são variáveis controláveis. Por outro lado, oportunidades e ameaças são variáveis incontroláveis.

    Posto isso, vamos à análise das proposições:

    A) Certo, pois dentro das variáveis controláveis (forças e fraquezas), aquela que propicia uma condição favorável para a empresa são os pontos fortes, ou seja, as forças. Por outro lado, as variáveis incontroláveis (ameaças e oportunidades) que podem criar condições desfavoráveis são as ameaças.

    B) Errado, pois oportunidades são variáveis não controláveis.

    C) Errado, pois pontos fracos são variáveis controláveis.

    D) Errado, pois ameaças são variáveis não controláveis e pontos fracos são variáveis controláveis.


    Gabarito do Professor: Letra A.