SóProvas


ID
3325840
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir no contexto da economia do bem-estar.

I. O equilíbrio da oferta e da demanda maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor, isto é, a mão invisível do mercado conduz compradores e vendedores a uma alocação eficiente de recursos.
II. Os excedentes do consumidor e do produtor podem ser calculados, respectivamente, como a área abaixo da curva de demanda e acima do preço e como a área abaixo do preço e acima da curva de oferta.
III. Enquanto o excedente do produtor mede o benefício que os compradores podem obter por sua participação no mercado, o excedente do consumidor mede o benefício que os vendedores podem obter por sua participação no mercado.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • No item III está errado porque o examinador inverteu os conceitos

  • I. É isso mesmo! Na ausência de falhas de mercado, não havendo intervenção, o equilíbrio entre oferta e demanda maximiza o total do excedente deste mercado, que é dado pela soma entre os excedentes do produtor e do consumidor.

    II. É exatamente isso. 

    III. É o contrário! Enquanto o excedente do produtor mede o benefício que os VENDEDORES podem obter por sua participação no mercado, o excedente do consumidor mede o benefício que os COMPRADORES podem obter por sua participação no mercado.

    Resposta: A

  • Tema da economia do bem-estar dentro da microeconomia.

    Vamos analisar cada uma das afirmativas:

    I - CORRETA. Segundo a teoria neoclássica, é exatamente assim que se obtém a eficiência econômica, no ponto de equilíbrio tanto consumidores quanto as empresas estão maximizando seus respectivos excedentes.

    II - CORRETA. Mais uma vez está certa, a área abaixo da curva de demanda e acima do preço de equilíbrio representa aquilo que os consumidores estariam dispostos a pagar a cada quantidade. Essa diferença entre o  preço que pagariam e o preço de equilíbrio (mais baixo) efetivamente pago recebe a alcunha de excedente do consumidor. Raciocínio análogo se aplica às empresas com a diferença que se trata dos preços que elas estariam dispostas a receber (mais baixo do que o preço de equilíbrio) a cada quantidade.

    III - INCORRETA. Está tudo certo na assertiva, exceto a ordem dos excedentes. É o contrário, primeiro tem-se a definição do excedente do consumidor e, depois, o conceito de excedente do produtor.

    Portanto, temos I e II apenas como corretas.


    Gabarito do Professor: Letra A.