-
GABARITO: LETRA D
(V) Explicita a dimensão política da profissão ? correto, O Código expressa uma concepção ética mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, particularidades e dinâmicas da ética. Ao vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, reproduz uma visão tão abstrata quanto a que pretende negar. (Barroco, 2001, p. 176-177)
(F) Expressa uma apreensão da especificidade da ética ao comprometer-se com a classe trabalhadora ? incorreto, essa é uma especificidade do Código de Ética de 1993.
(F) Está além dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados pelo Serviço Social brasileiro na década de 1980 ? incorreto, marca os avanços da década de 1980.
(V) Expressa uma concepção mecanicista ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe ? correto, o Código expressa uma concepção ética mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, particularidades e dinâmicas da ética. Ao vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, reproduz uma visão tão abstrata quanto a que pretende negar. (Barroco, 2001, p. 176-177)
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Vamos passar item a item.
Explicita a dimensão política da profissão.
Esse código foi o primeiro a romper com a perspectiva conservadora e assim, dar um novo norte ao ideal teórico político do agir profissional. Primeiro código a ser norteado pelo marxismo, ainda que não plenamente desenvolvido. Item correto.
Expressa uma apreensão da especificidade da ética ao comprometer-se com a classe trabalhadora.
Embora tenha rompido com o conservadorismo, essa ainda não é uma característica desse código, mas sim do Código de Ética de 1993. Lembra que nós estudamos que ao código de 1986 ainda faltava a “mediação”, bem como o desenvolvimento de outras categorias da teoria marxista?
“Expressa uma concepção ética mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, particularidades e dinâmicas da ética. Ao vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, reproduz uma visão tão abstrata quanto a que pretende negar” (Barroco, 2001, p. 176-177).
Logo, item “errado”.
Está além dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados pelo Serviço Social brasileiro na década de 1980.
Lembra que no começo dessa aula estudamos que o Serviço Social é uma profissão historicamente determinada? Isto é, ela também é um reflexo das relações sociais daquele período histórico. Assim, é impossível que o código de 1986 tenha características da efervescência teórica e política da década de 90, por exemplo. Logo, item errado.
Expressa uma concepção mecanicista ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe.
Exatamente isso. De acordo com o que estudamos, “esse código expressa uma concepção ética mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, particularidades e dinâmicas da ética. Ao vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, reproduz uma visão tão abstrata quanto a que pretende negar” (Barroco, 2001, p. 176-177). Item correto.
RESPOSTA: LETRA D
-
Essa questão caberia recurso, por quê não há gabarito para mesma, pois a assertiva correta seria: V F V V.
( V) Explicita a dimensão política da profissão. A explicitação do compromisso político visa garantir uma prática voltada as necessidades dos usuários, tratados historicamente em sua inserção de classe, o que esta de acordo com a politização que marca a intervenção da vertente de ruptura da profissão.
( F) Expressa uma apreensão da especificidade da ética ao comprometer-se com a classe trabalhadora. Na medida em que o compromisso e as classes não são tratados em suas mediações, em face da ética profissional, o código NÃO expressa uma apreensão da especificidade da ética profissional, em vez de se comprometer com valores se compromete com uma classe [...]
( V) Está além dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados pelo Serviço Social brasileiro na década de 1980. No entanto revela uma defasagem a teorização ética, ou seja, forneceu as bases para uma reflexão crítica do significado da profissão, mas explicitou os fundamentos do conservadorismo.
( V) Expressa uma concepção mecanicista ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe. Nesse sentido não apreende as mediações peculiares e dinâmicas da ética.
Fonte: (BARROCO, 2005. p.1776-177)
-
(V) -> "A reflexão teórica marxista forneceu as bases para uma compreensão crítica do significado da profissão, desvelando sua dimensão político-ideológica..."
(F) -> "Na medida em que o compromisso e as classes não são tratados em suas mediações em face da ética profissional, o Código não expressa uma apreensão da especificidade da ética; em vez de se comprometer com valores, se compromete com uma classe..."
(F) -> "Sem negar a importância do Código de 1986, podemos afirmar que está aquém dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados na década de 80."
(V) -> O Código expressa uma concepção mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, peculiaridades e dinâmicas da ética."
Fonte: Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos - Maria Lucia Silva Barroco