SóProvas


ID
3328864
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A primeira constatação é que as ciências sociais brasileiras privilegiam a teoria em detrimento da pesquisa, promovendo um conhecimento antes erudito do que técnico” (CANO, 2012). Considerando os apontamentos do autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Por favor, gostaria que alguém explicasse essa questão...

  • Eu não sei qual foi o referencial que o elaborador da questão encontrou para atribuir a "alternativa A" como correta...

    O postulado denunciado pelo autor é transposto à realidade escolar, configurando em grande parte dos casos cursos de História do Pensamento Sociológico do que Sociologia propriamente.

  • A frase citada no enunciado da questão pertence a Ignacio Cano e pode ser encontrada no artigo “Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil”.

    Nesse artigo, Cano reflete sobre o ensino tradicional das ciências sociais no Brasil. O autor parte do diagnóstico de que há uma ênfase excessiva nos autores e estudos clássicos e na erudição em detrimento da pesquisa empírica.

    Diante disso, podemos julgar as alternativas.

    A) O postulado denunciado pelo autor é transposto à realidade escolar, configurando em grande parte dos casos cursos de História do Pensamento Sociológico do que Sociologia propriamente.

    A alternativa está CORRETA. A formação universitária em Ciências Sociais enfatiza as teorias, a compreensão do pensamento dos autores clássicos e a releitura de obras clássicas. A preocupação com a prática de pesquisas sociológicas é relegada para segundo plano. Isso é transposto ao ensino de Ciências Sociais no Ensino Médio, por exemplo. Nessa fase do processo educacional, aos alunos é apresentado um curso que foca mais a História do Pensamento Sociológico do que um curso que ensina a pensar sociologicamente e a pesquisar cientificamente aspectos da vida social.

    B) Este posicionamento remete a uma erudição que valora igualmente o fazer e o pensar.

    A alternativa está INCORRETA. O posicionamento de Cano entende que fazer e pensar apresentam valorações diferentes. Para o autor, aprender a pesquisar empiricamente é o objetivo do ensino de métodos nas Ciências Sociais e não formar eruditos. Desse modo, percebe-se que Cano valora positivamente o fazer face ao pensar.

    C) Tal afirmação se faz verdadeira apenas para o contexto universitário, sendo na escola básica o contrário que se manifesta de modo geral.

    A alternativa está INCORRETA. Como explicado na alternativa A, a ênfase nos estudos teóricos na formação universitária se reflete na educação básica. Aos alunos da educação básica são apresentados conceitos e teorias, mas pouco é ensinado sobre como mobilizar esse referencial teórico para conhecer a realidade social.

    D) A citação do autor em nada remete a própria formação social brasileira, uma vez que nesta há simetria entre os ofícios do fazer e do pensar.

    A alternativa está INCORRETA. A citação de Cano remete justamente a formação das Ciências Sociais no Brasil. Na origem do pensamento social brasileiro, muita ênfase se conferiu ao ensaísmo e pouco se avançou em termos de pesquisa empírica. Ainda que com menos força, essa marca do processo de formação do campo das Ciências Sociais permanece até hoje: há uma assimetria entre o fazer e o pensar, no qual esse último ainda se destaca. 

    Portanto, o gabarito é a letra A.