SóProvas


ID
3334876
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre cisticercose suína e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O suíno é o hospedeiro final e o bovino apresenta apenas a forma larvar (Cysticercus cellulosae).
( ) A cisticercose, mesmo em suínos criados sob boas condições de manejo, é uma condição patológica de alta prevalência no Brasil.
( ) Dentre as medidas preventivas, tem-se que evitar a contaminação fecal do solo, da água e dos alimentos destinados ao consumo humano e animal.
( ) Em saúde pública, a cisticercose suína é um problema de máxima relevância, principalmente onde há comércio de carne de porco sem inspeção sanitária.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A teníase e a cisticercose são duas entidades mórbidas distintas causadas pelo mesmo gênero de Cestóideos, porém, em fases de ciclo evolutivo distintas. A teníase é uma doença provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou Taenia saginata, no intestino delgado de seu hospedeiro definitivo, o homem. A cisticercose, por sua vez, é uma entidade causada pela presença da forma larvária das Tenias, nos tecidos de seus hospedeiros intermediários (suíno e bovino). Na cisticercose humana, o homem está na posição de hospedeiro intermediário anômalo. A infestação humana tem sido relacionada aos precários hábitos higiênicos, a condições sanitárias adversas e ao regime de criação extensiva dos suínos.