A questão quer a alternativa incorreta em relação às contribuições de Henry Ford para a administração.
De acordo com Chiavenato, os principio de Ford são:
"1. Princípio de intensificação: diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e das matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado.
2. Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida. A velocidade de produção deve ser rápida: “o minério sai da mina no sábado e é entregue ao consumidor sob a forma de carro na terça-feira à tarde”.
3. Princípio de produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais, e o empresário tem maior produção." (CHIAVENATO, 2014, PÁG 69)
Analisando as alternativas, temos que:
A- INCORRETA. O próprio enunciado afirma que Ford está associado à linha de montagem. Nesse caso, quem ser desloca é o produto e não o trabalhador.
B- CORRETA. A especialização do maquinário e do pessoal fazia parte da visão de Ford.
C- CORRETA. De acordo com Maximiano, "para alcançar a padronização, Ford passou a utilizar o mesmo sistema de calibragem para todas as peças, em todo o processo de manufatura. Esse princípio deu origem ao controle da qualidade, cujo objetivo era assegurar a uniformidade das peças".
D- CORRETA. Novamente, a especialização está relacionada às ideias de Ford.
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A