SóProvas


ID
3335050
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial que permite ao gestor acompanhar a situação financeira da empresa no que tange à movimentação dos recursos financeiros em determinado período. A elaboração do fluxo de caixa permite avaliar e acompanhar a real situação financeira da empresa, permitindo estabelecer uma estratégia financeira. Essa ferramenta permite uma série de análises e tomadas de decisão.

Assinale a alternativa em que a decisão com base no fluxo de caixa está corretamente descrita.

Alternativas
Comentários
  • A DFC tem tudo a ver com liquidez, ou seja, caixa e equivalentes de caixa. Logo, a assertiva "d" , ao meu ver, é a que melhor se enquadra sob o aspecto das análises de capacidade de pagamento no curtíssimo prazo.

    Todas as assertivas possuem afirmações corretas, mas aquela que mais se amolda ao objetivo da DFC (caixa e equivalentes - fluidez) é a "d". Quanto as demais, todas elas tratam de CRÉDITO em operações que não se amoldam ao aspecto do liquidez imediata ou conversão imediata de ativos/passivos. Já a assertiva "d" traz uma visão de necessidade de se obter caixa para liquidar obrigações.

    Se a entidade possui apenas um imóvel como ativo e deseja assumir uma compra de estoques para iniciar suas operações, o que fazer? Ela não possui caixa para a operação, logo, poderá contrair empréstimos (elevando seu caixa/equivalentes) ou mesmo financiar os produtos junto ao fornecedor.

    Tudo vai variar em função da entidade, do ramo em que atua, da necessidade de liquidez para seus negócios etc. Por exemplo, uma empresa de locação de imóveis não demanda tanta liquidez quanto uma empresa de varejo. Tais informações podem ser extraídas e avaliadas conjuntamente através das demonstrações contábeis, dentre elas a DFC (mais voltada para avaliação da liquidez imediata).