SóProvas


ID
3335068
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Benchmarketing é a mensuração de um processo ou de uma organização em relação a alguma meta, seja interna ou externa. Entretanto, várias pessoas utilizam o conceito somente com foco no externo, tendo como referência o melhor do concorrente. A vantagem do Benchmarketing sobre a fixação da meta é que comparar as práticas com outras organizações pode levar a alguma ideia de como foi alcançado o nível de desempenho apresentado.

São contribuições do processo de Benchmarketing externo às organizações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • Acredito que o que a banca quis dizer foi: São contribuições do processo de Benchmarketing externo às organizações, nesse caso ela pedia apenas as contribuições para a organização que seriam as respostas abaixo. A parte de análise de outra organização é propriamente o benchmarketing, porém as contribuições são aquelas que a "pesquisa" possa oferecer à empresa. Entendi assim.

  • a) Avaliar o desempenho do concorrente. A empresa que realiza o benchmarking não avalia o desempenho do concorrente, mas analisa, busca entender como o desempenho foi atingido. Avaliar seria determinar uma nota ao desempenho, ou algo do tipo.

    b) Estabelecer metas de desempenho realistas. Após visualizar as práticas das organizações de sucesso, tem-se uma visão mais realista acerca do que é atingível. Nesse sentido, o benchmarking é importante para não deixar a organização exausta com metas de desempenho inexequíveis.

    c) Implantar melhoria em toda a organização. Depois de tomar conhecimento das melhores práticas no mercado, basta planejar e implantar a melhoria na organização.

    d) Estimular a criatividade e a inovação do desempenho. O benchmarking revelará que a criatividade e a inovação são importantes aspectos do sucesso. Assim, estimulá-los é primordial para o sucesso da organização.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre o benchmarking. Para responder corretamente, precisamos marcar a alternativa que apresenta uma ideia que foge ao objetivo do benchmarking.

    Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    Dito isso, podemos observar que a resposta correta pode ser encontrada na alternativa "A". O benchmarking é sobre avaliar práticas de gestão e, com base na análise, estabelecer metas de desempenho realistas para si, implantar melhoria em toda a organização e estimular a criatividade e a inovação do desempenho, e não avaliar o desempenho de concorrentes.

    GABARITO: A

    Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

  • Gabarito: A.

    A questão está perfeita. O benchmarking não avalia desempenho de concorrentes! Ele identifica processos ou práticas excelentes em outras organizações!

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.