SóProvas


ID
3336442
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o trecho a seguir.

“Se considerarmos que o conflito pode ser traduzido como um momento em que ocorre uma divergência de opiniões de interesses ou de objetivos, podemos dizer que seus aspectos positivos ou negativos dependem muito mais da forma como são conduzidos do que efetivamente representam em termos absolutos” (MUSSAK, 2010).

Considerando a ideia apresentada nesse trecho, são consequências benéficas do conflito, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Proporcionar um desafio para se buscarem soluções; aperfeiçoar a criatividade.

    Levar a encobrir / ocultar antigos fatos e informações que podem resultar em benefícios para a instituição.

    Aumentar a motivação para desenvolvimento do trabalho e contribuir para a realização de um objetivo.

    Aumentar o conhecimento e incentivar o crescimento: aperfeiçoar a criatividade.

  • Chiavenato (2004) destaca alguns efeitos positivos e negativos dos conflitos, conforme a seguir:

    • Efeitos positivos: o conflito desperta sentimentos e energia no grupo, fazendo com que muitas vezes busquem meios mais eficazes de realizar tarefas e soluções criativas e inovadoras. Também é estimulada a coesão intragrupal, e por vezes é chamada atenção para problemas existentes, que sendo tratados de forma eficaz evitam problemas maiores no futuro.
    • Efeitos negativos: o conflito pode provocar consequências indesejáveis para o bom funcionamento da organização, como sentimentos de frustação, hostilidade e tensão nas pessoas, que prejudica tanto o desempenho das tarefas como o bem-estar das pessoas.

     Para Berg (2012) existem várias maneiras de abordar e administrar conflitos, porém uma das mais eficazes é denominada de “Estilos de administração de Conflitos”, método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, que propõem cinco formas de administrar conflitos, conforme a seguir: Competição, Acomodação, Afastamento, Acordo e Colaboração.

       Evidencia-se que os conflitos interferem sim no funcionamento das organizações, resta então identificar se essa interferência é favorável ou não às atividades, estimulando as situações onde as discordâncias geram novas ideias e soluções diferenciadas, e mitigando aquelas onde as consequências serão restritas aos custos e perdas, tanto na produtividade quanto na qualidade de relacionamento entre as pessoas.

    Fonte: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/conflitos-transformando-em-oportunidades/ - Gabarito: Letra B