De acordo com Chiavenato (2014) os tipos de conflitos são os seguintes:
◾Conflito interno: (intrapessoal) envolve dilemas pessoais.
◾Conflito externo: envolve vários níveis: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intraorganizacional e interorganizacional
COLUNA I 1. Conflito intrapessoal 2. Conflito interpessoal 3. Conflito organizacional 4. Conflito entre grupos
Associando com a COLUNA II, temos:
(2- INTERPESSOAL ) "Surge por falha na comunicação, pela divergência de opiniões e de expectativas, por problemas pessoais ou de personalidade."
Pressupõe-se que é um conflito que envolva mais de uma pessoa, ou seja, interpessoal (entre pessoas) e a assertiva não citou interferências no grupos ou a organização
(3- ORGANIZACIONAL) "Ocorrem devido a mudanças – novas políticas, novos procedimentos operacionais, reestruturação organizacional."
Repare que são conflitos causado por mudanças no contexto global ou centralizados na organização e não apenas em relação a um grupo ou a um relacionamento interpessoal.
(4-ENTERGRUPAL) "Pode envolver equipes, departamentos e empresas. Pode ganhar vida e ser ampliado por políticas, rumores, fofocas e insinuações."
Perceba que há envolvimento de grupos diferentes ou departamentos, ou mesmo grupo de diferentes empresas (esse último seria um conflito interorganizacional)
(1-INTRAPESSOAL) "Surge através de uma perturbação em uma pessoa e pode interferir diretamente no resultado das atividades exercidas pelos membros das equipes."
Perceba que nesse caso o conflito habita em uma pessoa só, ou seja, é algo interno.
Fonte: Chiavenato, Idalberto "Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações" 4. ed. Manole, 2014. (pág. 389)
Sequência correta: 2, 3, 4 e 1.
GABARITO: LETRA "A".
GABARITO: LETRA A
Chiavenato (2004):
O conflito interno e o conflito externo.
O interno, ou intrapessoal, envolve dilemas de ordem pessoal;
O externo envolve vários níveis, como: interpessoal, intragrupo, intergrupal, intra organizacional e Inter organizacional.
Montana (2005):
Conflitos internos: ocorre quando duas ou mais opiniões opostas ocorrem em um único indivíduo.
Conflitos entre indivíduos: os conflitos entre indivíduos dentro da organização são vistos como resultado de diferenças de personalidade.
Conflitos entre indivíduos e grupos: o indivíduo que não concorda com as normas de comportamento do grupo ou com os valores encontrados na cultura organizacional estará em conflito com o grupo de trabalho ou com toda a organização.
Conflitos entre grupos: o conflito entre grupos é inevitável devido a dois fatores básicos da organização: a competição por recursos escassos e pelos diferentes estilos gerenciais necessários para a operação eficaz de diferentes departamentos.
Conflito Interno e Externo segundo Burbridge e Burbridge (2012):
Interno: Entre departamentos ou unidades de negócios. Sendo o mais complexo
Externo: Pode ocorrer com outra empresa, com o governo, outra organização.
Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais.
Conflito pessoal: é como a pessoa lida com si mesma, são inquietações, dissonâncias pessoais do indivíduo, e reflete num abismo entre o que se diz e faz, ou contraste entre o que se pensa e como age. Esse tipo de conflito pode levar a determinados estados de estresse e atrito.
Conflito interpessoal: é aquele que ocorre entre indivíduos, quando duas ou mais pessoas encaram uma situação de maneira diferente. Embora boa parte dos conflitos sejam causados por processos organizacionais.
Conflito organizacional: esse tipo de conflito não é fundamentado em sistema de princípios e valores pessoais, e sim do resultado das dinâmicas organizacionais em constante mudança, muitas delas externas à empresa.
GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.