SóProvas


ID
3337207
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O nível da poluição do ar é medido pela quantificação das principais substâncias poluentes presentes nesse ar, os chamados Indicadores da Qualidade do Ar. As partículas sólidas ou líquidas emitidas por fontes de poluição do ar são denominadas de material particulado. As partículas de maior interesse para a saúde pública são as chamadas partículas inaláveis.

A partir dessas informações, é correto afirmar que as partículas inaláveis geradas das fontes de materiais como madeira, carvão e combustíveis fósseis são:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Cetesb a B e a C são material particulado.

    Material Particulado (MP)

    Material Particulado (MP), Partículas Totais em Suspensão(PTS), Partículas Inaláveis (MP10), Partículas Inaláveis Finas (MP2,5) e Fumaça (FMC). Sob a denominação geral de Material Particulado se encontra um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros. O material particulado pode também se formar na atmosfera a partir de gases como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COVs), que são emitidos principalmente em atividades de combustão, transformando-se em partículas como resultado de reações químicas no ar.

    O tamanho das partículas está diretamente associado ao seu potencial para causar problemas à saúde, sendo que quanto menores maiores os efeitos provocados. O particulado pode também reduzir a visibilidade na atmosfera.