SóProvas


ID
3337801
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entende-se que atualmente o conceito de adoção tem variado ao longo da história, tanto de maneira legal quanto de maneira informal. Do conceito jurídico de “obtenção de um filho através da lei” até “a adoção com reais vantagens para a criança” do nosso Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).
(Brandão, 2004 p. 99.)

Em relação às funções e atribuições do psicólogo e, ainda, às práticas de adoção, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A C não estaria incorreta? O processo de adoção nem sempre é um processo de transição de uma criança da família biológica.

  • Acho que não está incorreto porque fala "em sua essência", ou seja, em grande parte dos casos isso ocorre.

  • De acordo com a autora citada no comando da questão, e, seu livro "Psicologia Jurídica no Brasil", edição de 2011, a adoção é sempre uma situação complexa, pois sua essência consiste em criar um processo segundo o qual se realiza a transição de uma criança da família biológica à família adotiva. Neste processo estão presentes outras tantas variáveis importantes para o desenvolvimento psicológico e social da criança, especialmente como foram vividas e refletidas, tais como abandono, ruptura, institucionalização etc.

    As demais assertivas estão em perfeito acordo com a autora.

    GABARITO: D
  • Concordo Com vc André, inclusive quando a criança foi destituida do poder familiar e se encontra há anos num acolhimento esperando ser adotada, ela não está mais sob o poder familiar dos pais biológicos.

  • Mas a letra D também está incorreta. Então deveria ser anulada...