A questão em análise nos apresenta algumas ferramentas de análise estratégica nas alternativas. Para responder corretamente, vamos precisar saber qual alternativa apresenta, na verdade, uma ferramenta ou técnica que não tem a finalidade de analisar estratégias. Vejamos as opções.
A - incorreta. A Matriz BCG é uma metodologia que permite a análise gráfica do desempenho de produtos de uma marca no mercado. BCG vem de Boston Consulting Group.
B - incorreta. . A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Usa finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities, que significa Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.
As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados. Por outro lado, o ambiente externo, contém os aspectos que independem da vontade da organização, as Ameaças e as oportunidades.
C - incorreta. Brainstorming ou tempestade de ideias é uma técnica usada para incentivar a geração de ideias, alternativas, sem qualquer análise crítica. Pode ser aplicado de duas formas:
- Brainstorming estruturado: as pessoas do grupo sugerem uma ideia em cada sequência ou aguardam até a próxima rodada, se não surgir nenhuma ideia;
- Brainstorming não-estrutrado: os integrantes do grupo expõem suas ideias conforme elas surgem.
D - incorreta. . O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter, implica no conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. A sua análise permite a detecção de necessidades emergentes de reposicionamento estratégico, realinhamento do processo de negócio etc.
Ao analisar as alternativas acima, é notável que apenas a alternativa "C", Brainstorming, não apresenta uma ferramenta de análise. Sua finalidade é gerar ideias.
GABARITO: C
FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.