SóProvas


ID
3342520
Banca
IADES
Órgão
SEAP-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Suponha que certa penitenciária esteja localizada no município de Tranquiri e constitui-se em estabelecimento prisional de segurança máxima, acolhendo presos condenados em face de sentença condenatória transitada em julgado, bem como aqueles provisoriamente constritos. No âmbito das atividades de fiscalização e vigilância penitenciárias, as Regras Mínimas para o Tratamento de Prisioneiros estabelecem uma série de critérios específicos para a classificação e alocação dos presos no ambiente penitenciário. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Regras Mínimas para o Tratamento dos Reclusos

    Art. 71. 2) Todos os reclusos condenados devem trabalhar, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com determinação do médico.

    RESPOSTA: A

  • Prova do cão !!!

  • Acertei aqui e errei na prova :/

  • QUESTÃO CORRETA : A

    QUESTÃO B: U. T. G., agente responsável pela triagem de presos provisórios, poderá encaminhá-los para as celas destinadas aos presos condenados. ERRADO (PRESOS PROVISÓRIOS TEM QUE SER SEPARADO DE PRESOS CONDENADOS)

    QUESTÃO C: P. R. F., agente responsável pelo acesso de visitas e advogados, deverá impedir acesso do advogado de T. O. P., preso provisoriamente, tendo em vista que as visitas dos advogados se restringem aos presos em virtude de sentença transitada em julgado. ERRADO (PRESO PROVISÓRIO TEM DIREITO AO CONTATO COM FAMILIARES E SEU ADVOGADO)

    QUESTÃO D: O. T. F., agente responsável pela triagem de presos no estabelecimento, deverá conduzir U. P. R., detido portador de doença psiquiátrica, às celas destinadas aos presos provisórios ante inexistência de vaga no estabelecimento. (DEVERÃO SER SEPARADOS POR SEXO, IDADE, ANTECEDENTES, RAZÕES DA DETENÇÃO E O TRATAMENTO QUE LHE DEVE SER APLICADO)

    QUESTÃO E: O curso de formação para agente constitui condição prescindível para ingresso na carreira. ERRADO ( É IMPRESCINDÍVEL)

  • Assertiva A

    I. P. R., agente responsável pela triagem para o trabalho interno, deverá classificar os presos em conformidade com suas aptidões físicas e mentais, de acordo com a determinação do médico.

  • Não fazia a mínima idéia, apenas interpretei as questões e escolhi a que julguei mais razoável. Logo acertei.

  • Eu tenho ódios até hoje dessa prova

  • Se tivermos o mínimo de humanidade e empatia pelo próximo, direitos humanos se torna fichinha e adorável de estudar ! sem nenhuma dificuldade! Não dos manos , é nosso !

  • Questão apenas de bom senso.

    A alternativa que leva à confusão é a E.

    PRESCINDE = DISPENSÁVEL

    toda trabalho na área de segurança pública é indispensável o curso de formação!

    PERTENCEREMOS!

  • I. P. R., agente responsável pela triagem para o trabalho interno, deverá classificar os presos em conformidade com suas aptidões físicas e mentais, de acordo com a determinação do médico.

    R: correta. Art. 71. 2) Todos os reclusos condenados devem trabalhar, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com determinação do médico.

    U. T. G., agente responsável pela triagem de presos provisórios, poderá encaminhá-los para as celas destinadas aos presos condenados, diante da ausência de vagas para provisórios na instituição.

    R: errado. 85.1.Os presos não julgados serão mantidos separados dos presos condenados.

    P. R. F., agente responsável pelo acesso de visitas e advogados, deverá impedir acesso do advogado de T. O. P., preso provisoriamente, tendo em vista que as visitas dos advogados se restringem aos presos em virtude de sentença transitada em julgado.

    R: errado. 93. O preso não julgado será autorizado a requerer assistência legal gratuita, onde tal assistência exista, e a receber visitas do seu advogado para tratar da sua defesa, preparando e entregando-lhe instruções confidenciais. Para esse fim ser-lhe-á fornecido, se ele assim o desejar, material para escrever. As conferências entre o preso não julgado e o seu advogado podem ser vigiadas visualmente por um policial ou por um funcionário do estabelecimento prisional, mas a conversação entre eles não poderá ser ouvida.

    O. T. F., agente responsável pela triagem de presos no estabelecimento, deverá conduzir U. P. R., detido portador de doença psiquiátrica, às celas destinadas aos presos provisórios ante inexistência de vaga no estabelecimento.

    R: errado. 82. 1.Os presos considerados dementes não deverão ficar detidos em prisões. Devem ser tomadas medidas para transferí-los, o mais rapidamente possível, para instituições destinadas a enfermos mentais.

    O curso de formação para agente constitui condição prescindível para ingresso na carreira.

    R: errado. 2.Os membros do pessoal deverão fazer, antes de ingressarem no serviço, um curso de formação geral e especial, e passar satisfatoriamente pelas provas teóricas e práticas.

  • Essas questões devem ter sido elaboradas por professores da USP. Entendedores entenderão.

  • AMEI ESTA PROVA, POIS PASSEI NAS VAGAS DESTE CONCURSO.

  • LETRA A

    A) CORRETA.

    B) INCORRETA. Presos provisórios devem ficar separados dos condenados.

    C) INCORRETA. Visita de advogado pode ser para qualquer preso, seja condenado ou provisório.

    D) INCORRETA. O portador de doença não pode ficar detido em prisão,mas em local específico destinado à essa condição.

    E) INCORRETA. Imprescindível.

  • Metodologia estranhíssima de questões

  • Que siglas são essas

  • Gabarito: Letra A

    Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Reclusos (Regras de Nelson Mandela)

    Regra 96

    1. Todos os reclusos condenados devem ter a oportunidade de trabalhar e/ou participar ativamente na sua reabilitação, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com a determinação do médico ou de outro profissional de saúde qualificado.

  • Regra 96

    1. Todos os reclusos condenados devem ter a oportunidade de trabalhar e/ou participar ativamente na sua reabilitação, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com a determinação do médico ou de outro profissional de saúde qualificado.

  • Questão boa

  • Quase 800 pessoas marcaram a alternativa E:

    E) O curso de formação para agente constitui condição prescindível para ingresso na carreira.

    Traduzindo >>> a questão afirma que o agente não precisa de formação para ingresso na carreira. Essa palavra é bastante estimada nos concursos, inclusive eu já caí em algumas questões até aprender os conceitos. Lá vai:

    PRESCINDE >>> não precisa;

    NÃO PRESCINDE >>> precisa.

  • Suponha que certa penitenciária esteja localizada no município de Tranquiri e constitui-se em estabelecimento prisional de segurança máxima, acolhendo presos condenados em face de sentença condenatória transitada em julgado, bem como aqueles provisoriamente constritos. No âmbito das atividades de fiscalização e vigilância penitenciárias, as Regras Mínimas para o Tratamento de Prisioneiros estabelecem uma série de critérios específicos para a classificação e alocação dos presos no ambiente penitenciário. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta.

    A

    I. P. R., agente responsável pela triagem para o trabalho interno, deverá classificar os presos em conformidade com suas aptidões físicas e mentais, de acordo com a determinação do médico.

    QUESTÃO B: U. T. G., agente responsável pela triagem de presos provisórios, poderá encaminhá-los para as celas destinadas aos presos condenados. ERRADO (PRESOS PROVISÓRIOS TEM QUE SER SEPARADO DE PRESOS CONDENADOS)

    QUESTÃO C: P. R. F., agente responsável pelo acesso de visitas e advogados, deverá impedir acesso do advogado de T. O. P., preso provisoriamentetendo em vista que as visitas dos advogados se restringem aos presos em virtude de sentença transitada em julgadoERRADO (PRESO PROVISÓRIO TEM DIREITO AO CONTATO COM FAMILIARES E SEU ADVOGADO)

    QUESTÃO D: O. T. F., agente responsável pela triagem de presos no estabelecimento, deverá conduzir U. P. R., detido portador de doença psiquiátricaàs celas destinadas aos presos provisórios ante inexistência de vaga no estabelecimento. (DEVERÃO SER SEPARADOS POR SEXO, IDADE, ANTECEDENTES, RAZÕES DA DETENÇÃO E O TRATAMENTO QUE LHE DEVE SER APLICADO)

    QUESTÃO E: O curso de formação para agente constitui condição prescindível para ingresso na carreira. ERRADO ( É IMPRESCINDÍVEL)

  • INDIVIDUALIZAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO DOS CONDENADOS (personalidade + antecedentes; na prática, percebe-se que a classificação visa perceber desde logo se o preso faz parte de alguma organização criminosa ou se praticou algum crime sexual, para que essas pessoas sejam separadas e não causem problemas; logo, o parâmetro, em realidade, é a segurança)

    ÓRGÃO: COMISSÃO TÉCNICA DE CLASSIFICAÇÃO: PROGRAMA INDIVIDUALIZADO (entrevistam pessoas, requisitam dados e informações, diligências e exames extras)

    #PEGADINHA: CTC NÃO ACOMPANHA A EXECUÇÃO e NÃO PROPÕE PROGRESSÃO ou REGRESSÃO (eram previsões antigas que foram revogadas pela Lei 10.792/03)

    COMPOSIÇÃO: CHEFES DE SERVIÇO, PSIQUIATRA, PSICÓLOGO e ASSISTENTE SOCIAL EM CASO DE PPL ou FISCAIS DO SERVIÇO SOCIAL NOS DEMAIS CASOS

    POLÍTICA ATUARIAL (análise de riscos)

    PRESOS CONDENADOS

    a) HEDIONDOS e EQUIPARADOS

    b) REINCIDENTES COM VIOLÊNCIA/AMEAÇA

    c) PRIMÁRIOS COM VIOLÊNCIA/AMEAÇA

    d) DEMAIS CRIMES e CONTRAVENÇÕES

    PRESOS PROVISÓRIOS

    a) ACUSADOS POR HEDIONDOS e EQUIPARADOS

    b) ACUSADOS POR CRIMES COM VIOLÊNCIA/AMEAÇA

    c) ACUSADOS POR DEMAIS CRIMES e CONTRAVENÇÕES

  • e eu fiquei uns 30 minutos tentando decifrar I.T.F. / U.T.G. / O.T.F...

    para a banca eu digo V.S.F.

  • questão deve ser anulada , dois gabaritos , A e E.

    ambas certas .

  • eu achei que era uma comissão técnica de classificação...

  • Esse art. é muito cobrado em prova. Importante atentar-se para ele.

  • Regra 96

    1. Todos os reclusos condenados devem ter a oportunidade de trabalhar e/ou participar ativamente na sua reabilitação, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com a determinação do médico ou de outro profissional de saúde qualificado

  • Gab A

    Regra 96°- 1 - Todos os reclusos condenados devem ter a oportunidade de trabalhar e/ou participar ativamente na sua reabilitação, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com a determinação do médico ou de outro profissional de saúde qualificado.

    OBS: Prescindível = Dispensável.

  • Regra 96

    1. Todos os reclusos condenados devem ter a oportunidade de trabalhar e/ou participar ativamente na sua reabilitação, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com a determinação do médico ou de outro profissional de saúde qualificado.

  •  prescindível =  desnecessário

    imprescindível =  essencial

  • Trabalho:

    Regra 96:

    1. Todos os reclusos condenados devem ter a oportunidade de trabalhar e/ou participar ativamente na sua reabilitação, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com a determinação do médico ou de outro profissional de saúde qualificado.

    2. Deve ser dado trabalho suficiente de natureza útil aos reclusos, de modo a conservá-los ativos durante um dia normal de trabalho.

    Regra 97:

    Não deve ser de natureza penosa.

    Não devem ser mantidos em regime de escravidão ou de servidão.

    Nenhum recluso será chamado a trabalhar para beneficiar, a título pessoal ou privado, qualquer membro da equipe prisional.

  • Vamos analisar as alternativas:

    - alternativa A: correta. Esta alternativa coincide com o estabelecido nas Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Reclusos (Regras de Mandela). Observe o que a Regra n. 96 determina: 
    "1. Todos os reclusos condenados devem ter a oportunidade de trabalhar e/ou participar ativamente na sua reabilitação, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com a determinação do médico ou de outro profissional de saúde qualificado".

    - alternativa B: errada. De acordo com a Regra n. 112, "as pessoas detidas preventivamente devem ser mantidas separadas dos reclusos condenados".

    - alternativa C: errada. O acesso a um defensor - público ou de própria escolha - é assegurado a todas as pessoas, independentemente de já terem sido condenadas criminalmente ou não. Em relação especificamente às pessoas detidas provisoriamente, a Regra n. 120 prevê que "1. Os direitos e as modalidades que regem o acesso de uma pessoa detida preventivamente ao seu advogado ou defensor oficioso, com vista à sua defesa, devem ser regulados pelos mesmos princípios estabelecidos na Regra 61".

    A propósito, a Regra n. 61 é clara em estabelecer que "1. Os reclusos devem ter a oportunidade, tempo e meios adequados para receberem visitas e de comunicar com um advogado escolhido por si ou com um defensor público, sem demora, interceptação ou censura, em total confidencialidade, sobre qualquer assunto jurídico, em conformidade com a legislação nacional aplicada. Estas consultas podem ocorrer à vista dos agentes prisionais, mas não podem ser ouvidas por estes".

    - alternativa D: errada. De acordo com a Regra n.109, "1. As pessoas consideradas inimputáveis, ou a quem, posteriormente, foi diagnosticado uma deficiência mental e/ou um problema de saúde grave, em relação aos quais a detenção poderia agravar a sua condição, não devem ser detidas em prisões. Devem ser tomadas medidas para as transferir para um estabelecimento para doentes mentais o mais depressa possível".

    - alternativa E: errada. O curso de formação é imprescindível para o ingresso na carreira, ao contrário do que indica a alternativa.



    Gabarito: a resposta é a LETRA A.
  • - alternativa A: correta. Esta alternativa coincide com o estabelecido nas Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Reclusos (Regras de Mandela). Observe o que a Regra n. 96 determina: 

    "1. Todos os reclusos condenados devem ter a oportunidade de trabalhar e/ou participar ativamente na sua reabilitação, em conformidade com as suas aptidões física e mental, de acordo com a determinação do médico ou de outro profissional de saúde qualificado".

    - alternativa B: errada. De acordo com a Regra n. 112, "as pessoas detidas preventivamente devem ser mantidas separadas dos reclusos condenados".

    - alternativa C: errada. O acesso a um defensor - público ou de própria escolha - é assegurado a todas as pessoas, independentemente de já terem sido condenadas criminalmente ou não. Em relação especificamente às pessoas detidas provisoriamente, a Regra n. 120 prevê que "1. Os direitos e as modalidades que regem o acesso de uma pessoa detida preventivamente ao seu advogado ou defensor oficioso, com vista à sua defesa, devem ser regulados pelos mesmos princípios estabelecidos na Regra 61".

    A propósito, a Regra n. 61 é clara em estabelecer que "1. Os reclusos devem ter a oportunidade, tempo e meios adequados para receberem visitas e de comunicar com um advogado escolhido por si ou com um defensor público, sem demora, interceptação ou censura, em total confidencialidade, sobre qualquer assunto jurídico, em conformidade com a legislação nacional aplicada. Estas consultas podem ocorrer à vista dos agentes prisionais, mas não podem ser ouvidas por estes".

    - alternativa D: errada. De acordo com a Regra n.109, "1. As pessoas consideradas inimputáveis, ou a quem, posteriormente, foi diagnosticado uma deficiência mental e/ou um problema de saúde grave, em relação aos quais a detenção poderia agravar a sua condição, não devem ser detidas em prisões. Devem ser tomadas medidas para as transferir para um estabelecimento para doentes mentais o mais depressa possível".

    - alternativa E: errada. O curso de formação é imprescindível para o ingresso na carreira, ao contrário do que indica a alternativa.

    Gabarito: a resposta é a LETRA A.

  • IMprescindível -> INdispensável

    Prescindível -> dispensável

  • 90 % dos comentários é só pra falar o significado de imprescindível e precindivel.

    Vim mudar essa estatística!

  • Prescindível

    Que é desnecessário; que se pode prescindir, descartar; descartável.

    Que não é importante nem necessário; sem obrigação; dispensável: cláusula prescindível.

    EU ODEIO ESSA PALAVRA

  • ATENÇÃO ALTERNATIVA QUE TIVER ´´de acordo com a determinação do médico.`` VAI NA FÉ

  • QUESTÃO CORRETA : A

    QUESTÃO B: U. T. G., agente responsável pela triagem de presos provisórios, poderá encaminhá-los para as celas destinadas aos presos condenados. ERRADO (PRESOS PROVISÓRIOS TEM QUE SER SEPARADO DE PRESOS CONDENADOS)

    QUESTÃO C: P. R. F., agente responsável pelo acesso de visitas e advogados, deverá impedir acesso do advogado de T. O. P., preso provisoriamentetendo em vista que as visitas dos advogados se restringem aos presos em virtude de sentença transitada em julgadoERRADO (PRESO PROVISÓRIO TEM DIREITO AO CONTATO COM FAMILIARES E SEU ADVOGADO)

    QUESTÃO D: O. T. F., agente responsável pela triagem de presos no estabelecimento, deverá conduzir U. P. R., detido portador de doença psiquiátricaàs celas destinadas aos presos provisórios ante inexistência de vaga no estabelecimento. (DEVERÃO SER SEPARADOS POR SEXO, IDADE, ANTECEDENTES, RAZÕES DA DETENÇÃO E O TRATAMENTO QUE LHE DEVE SER APLICADO)

    QUESTÃO E: O curso de formação para agente constitui condição prescindível para ingresso na carreira. ERRADO ( É IMPRESCINDÍVEL)

  • Qual a dificuldade de usar Ticio e Mévio? haha