-
A administração gerencial do Estado se reflete principalmennte na reforma de 1995 (Plano Bresser). O mapa mental abaixo demonstra as principais características dessa reforma:
Gabarito- A
-
Tenho que discordar do gabarito (não que exista outra opção melhor dentre as que se apresentam na questão), mas dizer que a administração gerencial é um modelo que prima pela desburocratização de toda a estrutura administrativa não faz nenhum sentido. Deve haver, sim, uma diminuição da burocracia como modo de maior eficiência, mudança na ênfase dos controles etc, mas é inviável uma desburocratização de toda a estrutura administrativa. Eu penso assim.
-
Concordo com o Klaus , a administração gerencial , não veio com o objetivo de eliminar a burocracia e sim dotar a máquina pública de flexibilidade e eficiência , respeitando e se apoiando os pilares da burocracia . Se apoia na impessoalidade , formalismo e profissionalismo , mas procura dotar a máquina pública de eficiência e flexibilidade que vão ser adotadas através de programas de desregulação.
BONS ESTUDOS!!
-
A questão não fala em ELIMINAÇÃO DA BUROCRACIA, essa interpretação de vcs está abrangendo mais do que a questão nos informa. Quando olhamos a história do Processo Administrativo público vamos achar os seguintes: Adm. Patrimonialista; Adm. Burocrática; Adm. Gerencial.
Elas seguem essa sequência lógica: Adm Patrimonialista (principal característica - nepotismo e confusão entre o público e privado) --> Adm. Burocrática (características - metas no meios em prejuízo dos resultados e burocratização da máquina pública) ---> Adm. Gerencial (características - metas no resultado mais do que nos meios aplicados e desburocratização nos seus excessos).
De maneira resumida é isto. Portanto não resta dúvida sobre a validade da questão.
-
Letra A está correta, pois, a última parte da questão esta relacionada a desburocratização de toda Estrutura Administrativa e não Estrutura Gerencial, da qual conserva principios fundamentais da Burocratica como:
1.Admissão segundo rígido critérios de mérito(concurso público)
2.Existência de planos de carreiras
3.Avaliação periodica de desempenho
4.O treinamento e capacitação do corpo fucional.
-
ESSA É A SEGUNDA OU TERCEIRA PROVA DA FCC QUE DIZ QUE A "DESBUROCRATILIZAÇÃO DA ESTRUTURA " DEVE SER APLICADA DA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIAL ..... ELES DEVEM ESTAR SE REFERINDO A PASSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA PARA GERÊNCIAL, MESMO QUE SOE UM DUPLO SENTIDO NA FRASE.
FICA A DICA SE APARECER DE NOVO ESSA AFIRMAÇÃO EM PROVA.
-
Como diz no nordeste: OXE!!
desburocratização de toda a estrutura administrativa. ????
-
Não se pode deixar de considerar também que nos anos 80 foi criado o Ministério da Desburocratização com o Programa Nacional da Desburocratização e o objetivo de reformar o Modelo Burocrático.
"Do Modelo Gerencial de Administração A Administração pública gerencial é construída sobre alicerces que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
A Administração gerencial seria, portanto, conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
Privilegia a descentralização, a autonomia do Estado quanto à forma de aplicar a lei ao caso concreto e a desburocratização de toda a estrutura administrativa. Iniciada com a reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei 200,constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, pode ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil."
http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=8085
-
GABARITO: A
Esta questão buscava apenas que você tivesse uma visão geral boa sobre a administração gerencial. Com este norte em mente, vamos analisar cada uma das alternativas:
ITEM A (CERTO)
Todas as características estão ligadas à administração gerencial. Chamo atenção para a “aplicação da lei aos casos concretos”, que não é tão comum em concursos, pelo menos nunca vi (rs) mas que quer dizer apenas que a lei não deve ser o fundamento essencial de tudo, e sim a sociedade. A lei é meio - não sendo a ênfase -, sendo aplicável nos casos concretos.
ITEM B (ERRADO)
A lei não recebe ênfase, nem o combate à corrupção, que era a ênfase da burocracia. Isto não quer dizer que o gerencialismo não se preocupe com isso, só não é sua ênfase central.
ITEM C (ERRADO)
Rapaz, o examinador misturou patrimonialismo, com resultado financeiro e privatização. Tsc tsc tsc. Isso não faz sentido algum!
ITEM D (ERRADO)
A profissionalização deve estar em todos os níveis, e não existe essa ideia de elevação de salários “horizontal”, se é que isso faz algum sentido...hehehe...
ITEM E (ERRADO)
Essa relação de descentralização de planejamento e controle não existe, e essa estória de “controle centralizado de funções finalísticas” está confusa demais! Santa invencionice, Batman!
-
Doideira essa questão, senão vejamos:
privilegia a descentralização (Correto), a autonomia dos níveis gerenciais na aplicação da lei aos casos concretos (quem faz isso é o Poder Judiciário) e a desburocratização de toda a estrutura administrativa (a burocracia é aplicada numa escala reduzida, portanto não ocorre uma desburocratização de toda a estrutura administrativa).
Eu não consegui pegar o "tchã" da questão
-
O gerencialismo não visa a desburocratizarão de toda a estrutura administrativa, e o que acho....
-
A letra a coloca em dúvida sobre esse termo total!!!!
-
Vale lembrar que a implantação do modelo gerencial não exclui a burocracia, visto que devem permanecer as características positivas desse modelo. Por isso, a letra A está INCORRETA!
-
Quando a questão fala em "desburocratização" se remete às desfunções do modelo burocrático, a conotação que damos atualmente para burocracia. Não fala em abolir o modelo burocrático... É como entendo.
-
Acertei, mas achei muito confusa até por que a Administração Gerencial tem algumas caracteristicas similares da Burocratica. Pra acertar vc tem que imaginar que a pessoa que estava fazendo a questão pensou nas disfunções do modelo burocratico e nem sempre isso da certo.
-
Assertiva "a" é a menos incorreta, visto que dentro da Administração Pública Gerencial, se manteu determinados princípios da Burocracia que de fato funcionavam. O gerencialismo, buscava trazer um serviço eficiente para a população (descentralização por outorga ou por delegação, por exemplo), e não EXTINGUIR quaisquer resquícios da burocracia.
-
Para quem está em dúvida quanto a se a alternativa 'A' está inteiramente correta, o que ocorreu comigo também, segue o meu raciocínio:
O gerencialismo privilegia a desburocratização de toda a estrutura administrativa no sentido de atingir todos os níveis hierárquicos e não no sentido de eliminar a burocratização como um todo. Tanto que a desburocratização é um dos princípios defendidos no GESPÚBLICA.
desburocratização de toda a estrutura administrativa = atinge todos os níveis hierárquicos, inclusive com a redução dos níveis hierárquicos.
-
Por que a FCC sempre faz isso? Ela sempre ao invés de colocar algo indiscutivel sempre coloca alguma coisa que tem controvérsias e pode ser interpretado de outra maniera....
Minha visão: O gerencialismo visa desburocratizar apenas alguns setores do Estado , o núcleo estratégico AINDA PERMANECE burocratizado , justamente por ser um setor que necessita de maior controle e segurança.
-
Não concordo com a "desburocratização de toda a estrutura administrativa", não há isso. A burocracia não é vista como um todo de ruim, mas foi visto que é preciso que haja uma adaptação para estruturas mais "modernas" e flexiveis.
-
Sobre o termo DESBUROCRATIZAÇÃO, que alude o outro termo BUROCRACIA, é essencial e faz toda a diferença notar que há dois sentidos possíveis, Burocracia como modelo de administração pública,como também burocracia como DISFUNÇAO daquele mesmo modelo de administração pública. Como relação ao segundo sentido, a frase parece coerente, porém, se ela se referir ao primeiro sentido, então, há controvérsias!!!
-
privilegia a descentralização, a autonomia dos níveis gerenciais na aplicação da lei aos casos concretos e a desburocratização de toda a estrutura administrativa.
NÃO CONCORDO COM A PARTE FINAL ,PORÉM É A ALTERNATIVA MENOS ERRADA