SóProvas


ID
3344410
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na escala de distribuição de leitos para prestar os cuidados diários de enfermagem aos pacientes internados, uma técnica de enfermagem do hospital de referência materno-infantil ficou responsável pelo leito de Maria Helena, de 6 anos, que estava acompanhada de sua genitora e recebeu diagnóstico de doença renal aguda. Na prescrição do dia, constavam duas medicações: um antibiótico e um anti-inflamatório, ambos a serem administrados por via oral. A mãe da criança pediu à técnica que deixasse os medicamentos na mesinha de cabeceira do quarto, pois ela mesma os administraria para não haver resistência por parte da criança, com que a técnica concordou. Conforme a Resolução COFEN nº 564/2017, que trata do Código de Ética dos profissionais de enfermagem, sobre a atitude da técnica de enfermagem, é correto afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • A. infringiu o Código de Ética, pois delegou atribuições dos profissionais de enfermagem para a responsável pelo paciente.

    Resolução COFEN 564/2017

    CAPÍTULO III - das proibições

    Art. 92 Delegar atribuições dos(as) profissionais de enfermagem, previstas na legislação, para acompanhantes e/ou responsáveis pelo paciente.

  • O Art. 92, diz assim:

    É proibido: Delegar atribuições dos(as) profissionais de enfermagem, previstas na legislação, para acompanhantes e/ou responsáveis pelo paciente.

    No ambiente institucional, a administração dos medicamentos é atividade da equipe e a delegação (que é diferente de ajuda), não deveria ser realizada.

    Resposta: A

  • Questão linda no papel, porém na prática as vezes esse tipo de situação acontece e não há impedimento da mãe administrar o medicamento desde que o técnico de enfermagem esteja presente. Se a criança só toma o medicamento com a mãe, não há como o técnico de enfermagem ou enfermeiro obrigar a criança a tomar. Melhor tomar com a mãe mas tomar o medicamento do que não deixar a mãe administrar e a criança ficar sem tomar a medicação. Obviamente tudo tem que ser relatado e documentado na anotação de enfermagem.