SóProvas


ID
3347401
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Considere as seguintes características apresentadas pela doutrina do estudo das espécies tributárias.


“a) São instituídos mediante a previsão legal de fatos típicos (em regra descritos na forma definidora de competência), que, uma vez ocorridos, dão nascimento à obrigação tributária; b) não se relacionam a nenhuma atuação estatal divisível e referível ao sujeito passivo; c) não se afetam a determinado aparelhamento estatal ou paraestatal, nem a entidades privadas que persigam fins reputados de interesse público.”

AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2012. p. 103.


O trecho anterior reflete características de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    CTN >> Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

  • art. 16,CTN.

  • GABARITO: A.

    IMPOSTOS: Contributivo, independe da finalidade

    Tributos não vinculado: Fato gerador nao vinculado

    Tributos de arrecadaçao não vinculada: CF... art. 167 IV.

    Tributos de competência privativa: Cada ente vai instituir seus respectivos impostos.

    Art 16° Imposto é o tributo cuja obrigação independe de qualquer atividade estatel específica, relativa ao contribuinte (CTN).

  • Pressuposto a: todos os tributos são instituídos por lei: impostos, taxas, contribuições e empréstimos.

    Pressuposto b: As taxas se relacionam com a atuação do Estado (fato do Estado). Os impostos, contribuições e empréstimos compulsórios não estão atrelados à atividade prestada pelo Estado ao contribuinte.

    Pressuposto c: Contribuição visa financiar os benefícios voltados para segurados (afetado). Empréstimo compulsório visam ajudar o Estado em momento específico (afetado). Logo resta apenas imposto.

    Gabarito: A

  • "a) São instituídos mediante a previsão legal de fatos típicos (em regra descritos na forma definidora de competência), que, uma vez ocorridos, dão nascimento à obrigação tributária; b) não se relacionam a nenhuma atuação estatal divisível e referível ao sujeito passivo; c) não se afetam a determinado aparelhamento estatal ou paraestatal, nem a entidades privadas que persigam fins reputados de interesse público."

    1º destaque: já corta empréstimos compulsórios pois eles não possuem um rol taxativo, são criados mediantes as situações que se enquadrem no art 145, tanto que a lá diz que a União "poderá" instituí-los

    2º é imposto pois o fato gerador está previsto em lei, quando alguém o pratica caiu na arapuca, tem que pagar.

    3º corta taxa que conforme o art 145, II é exatamente serviço divisível prestado pela adm

    4º corta contribuições especiais pois elas tem a finalidade de financiar entidades privadas como o sistema S (senai, sesc) se sociais.

    Logo A

  • "São instituídos mediante a previsão legal de fatos típicos (em regra descritos na forma definidora de competência), que, uma vez ocorridos, dão nascimento à obrigação tributária".

    Apenas para registrar que ocorreu erro na redação da assertiva, porque o examinador, ao transcrever o trecho doutrinário, trocou NORMA por FORMA...