SóProvas


ID
3347578
Banca
IDECAN
Órgão
CRO - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         A Colômbia que emociona na tragédia não é de Escobar. É de García Márquez.
            Quando o patriarca José Arcadio Buendía morre, uma chuva de pétalas amarelas cai sobre Macondo.
            Foi com as flores e a delicadeza do realismo fantástico de Gabriel García Márquez que a Colômbia disse adeus à Chapecoense. Em uma espécie de catarse coletiva que emocionou o mundo, 45 mil pessoas reunidas para chorar uma tragédia que não era sua formaram muito mais que um estádio lotado. A homenagem às vítimas da última quarta, na casa do Atlético Nacional, exibiu um país solidário, que soube dar seu melhor durante os piores dos dias.
           Macondo, a cidade criada por García Márquez no clássico “Cem anos de solidão”, não é Medellín, embora ambas estejam cercadas por montanhas. Só que a descrição de uma Colômbia fictícia, que mistura sofrimento e alegria, e onde coisas mágicas podem acontecer, combina muito mais com a realidade do que a dureza de “plata o plomo” que a história de Pablo Escobar pode oferecer.
           A Colômbia da cultura pop e do imaginário coletivo nem sempre é a alegria incontida de Shakira. Por vezes, ela é a lembrança da violência na voz de uma personagem de Sofia Vergara. Ou a dureza da morte de Andrés Escobar por um gol contra em uma Copa do Mundo. Narcos, nos últimos anos, recolocou o país, e Medellín em especial, em uma espiral de negatividade, relembrando a histórica relação da região com o narcotráfico.
          
Não foi esse país triste e sofrido que abraçou as dores pelos 71 mortos de uma das maiores tragédias da história do esporte mundial. Medellín, desde a última terça, é só cuidado e carinho. Camisas nas ruas, fitas verdes nas lapelas e recados carinhosos na parede de hotéis e lojas, todos relembrando a tragédia, dão o tom de solidariedade que tocou até quem nunca pisou na cidade antes.
          
A cerimônia da última quarta mostrou uma multidão de branco, cantando e chorando um time distante, até então quase desconhecido. Um Atlético Nacional, que em 1989 foi acusado de ganhar sua primeira Libertadores comprando juízes com dinheiro do narcotráfico, abriu mão de um título pelo rival que se foi. Uma população mobilizando mais de 200 pessoas em um espaço de horas, de forma voluntária, para dar conforto e cuidado aos familiares que quisessem dar seu último adeus aos entes queridos.
         
Quando os discursos no estádio Atanásio Girardot se encerraram, um helicóptero de resgate sobrevoou a multidão. Com as luzes apagadas, o veículo que foi usado nas buscas pelos corpos atirou pétalas roxas, vermelhas e brancas ao ar. Como no realismo fantástico de García Márquez, a tragédia por vezes é um rito de passagem marcado pela mágica. Mas quem duvidaria da verossimilhança de umachuva de flores na semana em que um avião de sonhos caiu do céu?
          
O sofrimento não desaparece. A Colômbia de Escobar se faz lembrar, com favelas, pobreza e violência. Só que não é assim que ela é apresentada a quem, por função ou opção, decide conhecê-la. “Aqui é um lugar perigoso. O perigo é você querer ficar”, “apresenta” o taxista.
           
“As estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra”. O que a Colômbia e García Márquez ensinam, no entanto, é que beleza e bondade podem se sobrepor à dor nos momentos mais difíceis.

(PEREIRA, F. e FRANCE SCHINI, G. Disponível em: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/12/02/a-colombia-que-emociona-na-tragedia-nao-e-de-escobar-e-de-garcia-marquez.htm.)

Macondo, a cidade criada por García Márquez no clássico ‘Cem anos de solidão’, não é Medellín, embora ambas estejam cercadas por montanhas.” (3º§)
A palavra sublinhada introduz uma ideia de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?Macondo, a cidade criada por García Márquez no clássico ?Cem anos de solidão?, não é Medellín, embora ambas estejam cercadas por montanhas.? (3º§)

    ? Temos uma conjunção subordinativa concessiva, ela expressa valor de contradição, porém, sem anular a ideia apresentada anteriormente.

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A Causa.

    Conjunção subordinativa causal: tem valor semântico de causa, motivo, razão...

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que...

    Ex.: Já que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes.

    B Acréscimo.

    Oração coordenada sindética aditiva: tem valor semântico de adição, soma, acréscimo. É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim...

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

    C Contradição.

    Conjunção subordinativa concessiva: tem valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: (muito) embora, ainda que, se bem que, mesmo que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse, aceitei sua explicação.

    D Consequência.

    Conjunção subordinativa consecutiva: tem valor semântico de consequência, resultado, produto...

    São elas: que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho), sem que, de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que...

    Ex.: Estudou tanto que passou na prova.

    Gabarito: Letra C

  • Na minha opinião, a ideia continua sendo concessiva

  • Orações Subordinadas Adverbiais Concessivas têm semântica de oposição à ideia da oração principal, porém não a anula como faz as conjunções adversativas.

  • Se fosse Contradição (adversativa), o mas tbm seria adequado, mas na prática fica horrível:

    “Macondo, a cidade criada por García Márquez no clássico ‘Cem anos de solidão’, não é Medellín, mas ambas estejam cercadas por montanhas.”

    ??????

    Eu diria letra B, mas a banca afirma ser D de doid@.

  • BANCA RUIM DA P*

  • Conjunções Concessivas: embora, ainda que, apesar de que, mesmo que, posto que, conquanto, a despeito de, sem que, se bem que.

  • decore as conjunçoes

  • Contradição.um fato contrario a açao

  • Estude: Conjunções, Verbos e Pronomes!

  • Concessiva INDICA UM FATOR CONTRARIO A AÇÃO, têm semântica de oposição à ideia da oração principal, porém não a anula como faz as conjunções adversativas.

     

    Bizu, que mais cai e confundem

    Entretanto --> adversativo contrapõe a ideia principal

    Conquanto --> Concessivo não anula a ideia principal

    Portanto --> Conclusivo

    Porquanto --> Explicativo

    se eu estiver errado me avisem no PV