SóProvas


ID
3349423
Banca
IBADE
Órgão
IF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A universalização da educação obrigatória dos 4 aos 17 anos ocorreu:

Alternativas
Comentários
  • Presidência da República

    Casa Civil

    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    EMENDA CONSTITUCIONAL No 59, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009

     Acrescenta § 3o ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4o do art. 211 e ao § 3o do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI.

    As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3o do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

    Art. 1o Os incisos I e VII do art. 208 da Constituição Federal, passam a vigorar com as seguintes alterações:

    "Art. 208. .................................................................................

     educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (NR)

  • Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

    Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009

    Gab: E

  • A universalização da educação obrigatória dos 4 aos 17 anos ocorreu com = aprovação da Emenda Constitucional nº 59, que alterou a Constituição Federal em 2009.

  • Essa Banca é muito maldosa.

  • A questão exigiu conhecimento da parte da Constituição Federal envolvendo a temática da Educação, especialmente o viés histórico acerca da universalização da educação obrigatória dos 4 aos 17 anos.


    Frise-se que a educação é um direito social, previsto no art. 6º da Constituição Federal, configurando-se como um típico direito de segunda dimensão/geração. Isto porque tal direito social demanda a adoção de medidas concretas pelo Estado para que possa ser concretizado, ou seja, tem um grande viés de atuação positiva para que possa ser efetivado e prestado à sociedade.


    A Emenda Constitucional nº 59/09 alterou o art. 208, I, da Constituição Federal, dispondo que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de, dentre outras previsões, educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. 

    Muito embora já houvesse disposições acerca da educação antes dessa Emenda Constitucional, a universalização ocorreu apenas com o seu advento, pois positivou expressamente a obrigatoriedade e gratuidade da educação básica dos quatro aos dezessete anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.


    Gabarito: Letra "E".