SóProvas


ID
3351019
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Que relações tem a história com o tempo, com a duração, tanto com o tempo ‘natural’ e cíclico do clima e das estações quanto com o tempo vivido e naturalmente registrado dos indivíduos e das sociedades? Por um lado, para domesticar o tempo natural, as diversas sociedades e culturas inventaram um instrumento fundamental, que é também um dado essencial da história: o calendário[...]”
(Le Goff, 1924
Tradução Bernardo Leitão... [et al.] Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.)

Sobre o calendário, de uma maneira geral, analise as afirmativas a seguir.

I.
É considerado um dos grandes emblemas e instrumentos do poder; pois,normalmente,os detentores carismáticos do poder são senhores do calendário.
II.
Júlio César fez reformar o calendário romano e, numa prova de seu poder, criou o novo calendário, denominado “Calendário Cristão”, vigente até hoje.
III.
O lugar que o calendário ocupa nos primeiros séculos do cristianismo demonstra a sua importância para a igreja cristã.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • O calendário vigente até hoje de Augusto César

    No ano 730 de Roma, o Senado romano decretou que Sextilis, passasse a chamar-se Augustus, pois durante este mês o imperador César Augusto pôs fim à guerra civil que desolava o povo romano. E para que o mês dedicado a César Augusto não tivesse menos dias que o dedicado a Júlio César, Augustus passou a ter 31 dias. Este dia "saiu" do mês de Februarius, que ficou com 28 dias nos anos comuns e 29 nos bissextos. Também para que não houvesse tantos meses seguidos com 31 dias, reduziram-se para 30 dias os meses de September e November, passando a ter 31 dias os de October e December. Assim se chegou a uma distribuição, sem lógica, dos dias pelos meses, que ainda hoje perdura, e que se transcreve com os nomes atuais em língua portuguesa.