SóProvas


ID
3351550
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         A vida sedentária


      A seleção natural desenhou o corpo humano para o movimento.

      Desde que nossos ancestrais desceram das árvores, há seis milhões de anos, a competição conferiu vantagem de sobrevivência às mulheres e homens que se movimentavam com mais desenvoltura. Como resultado, o corpo que chegou até nós tem pernas e braços longos, fortes e articulados para andar, correr, trepar em árvores, abaixar e levantar com eficiência e facilidade.

      A partir da segunda metade do século 20, no entanto, sucessivos avanços tecnológicos tornaram possível ganharmos o pão nosso de cada dia sem sair da cadeira. Graças ao conforto moderno, passamos a usar o corpo de uma maneira para a qual ele não foi engendrado.

      Ao mesmo tempo, novas técnicas de cultivo agrícola e armazenagem possibilitaram o acesso de grandes massas populacionais a alimentos de alta qualidade. As refeições da classe média de hoje são mais nutritivas do que as dos nobres nos castelos medievais.

      A ingestão diária de um número maior de calorias do que as exigidas para a manutenção do peso saudável de um corpo sedentário criou as condições para a explosão da epidemia de obesidade que assola o mundo. No Brasil, 52% da população adulta está acima do peso.

      Um estudo internacional publicado numa das revistas médicas de maior prestígio (The Lancet) procurou quantificar os prejuízos causados pela pandemia de inatividade física.

      Os autores fizeram uma revisão sistemática da literatura para estimar os custos diretos (para os sistemas de saúde) e os indiretos (produtividade perdida) do sedentarismo em 142 países, que representam 93% da população mundial.

      Consideraram o impacto direto no sistema de saúde causado por cinco enfermidades, nas quais a influência da vida sedentária é conhecida com mais detalhes: doença coronariana, derrame cerebral, diabetes tipo 2, câncer de mama, câncer de cólon e reto.

      Os custos indiretos foram calculados a partir da produtividade perdida com as mortes prematuras por essas doenças. A falta de dados para a maioria dos países não permitiu estimar as perdas com o absenteísmo provocado por elas.

      Foram classificadas como inativas as pessoas que não seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde de praticar atividade física de intensidade moderada ou vigorosa, durante pelo menos 150 minutos por semana.

(Drauzio Varella. Publicado em 06/10/2016. Disponível em: https://drauziovarella. com.br/drauzio/artigos/a-vida-sedentaria/. Acesso em: 10/10/2016.)

A falta de dados para a maioria dos países não permitiu estimar as perdas com o absenteísmo provocado por elas.” (9º§) Assinale, a seguir, o antônimo do termo destacado no trecho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?A falta de dados para a maioria dos países não permitiu estimar as perdas com o absenteísmo provocado por elas.? (9º§)

    ? Queremos uma palavra antônima (=com sentido contrário); "falta" equivale a ausência de algo; já o termo "demasia" marco o excesso de algo, logo, termos contrários e a nossa resposta.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão é sobre antônimos e quer saber o antônimo da palavra destacada em “A falta de dados para a maioria dos países não permitiu estimar as perdas com o absenteísmo provocado por elas.”. Vejamos:

     .

    Sinônimos são palavras que têm significados iguais ou semelhantes; são palavras que mantêm uma relação de significado entre si. Ex.: casa, moradia, lar. / Justo, certo, exato, reto, íntegro, imparcial.

    Antônimos são palavras que apresentam significados opostos, antagônicos. Ex.: bem e mal. 

     .

    A) Medida.

    Errado.

    Medida: quantidade ou o volume contido em um recipiente.

     .

    B) Carência.

    Errado. Falta e carência são sinônimos e não antônimos.

    Carência: falta de algo que se quer ou de que se precisa.

     .

    C) Demasia.

    Certo. Falta e demasia são palavras opostas, ou seja, antônimas.

    Demasia: o que é demais; excesso.

    Falta: o fato de não existir. Carência, privação.

     .

    D) Necessidade.

    Errado.

    Necessidade: aquilo que não se pode evitar.

     .

    Gabarito: Letra C