SóProvas


ID
3351685
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito de erosão dos solos, analise as afirmativas a seguir.

I. A degradação da qualidade do solo pelo cultivo é manifestada por processos erosivos, redução de matéria orgânica, perda de nutrientes, compactação do solo, redução de populações microbianas, de atividades enzimáticas e pH.

II. Em áreas não agrícolas, como as de extração de minério, o ambiente solo é alterado devido ao desmatamento, remoção da camada superficial do solo e intenso revolvimento, com impacto negativo imediato na microbiota do solo e seus processos; os solos que recebem resíduos industriais são normalmente contaminados por metais pesados, comprometendo a qualidade dos mesmos.

III. A presença de micorriza nas raízes das plantas favorece a instabilidade dos agregados do solo pela ação danosa das hifas externas, o que torna este solo circundante mais suscetível à erosão eólica e hídrica.

IV. O corte raso de uma floresta pode acarretar modificações, exceto no microclima da área cortada e na hidrologia local, uma vez que há uma diminuição no escoamento superficial e na erosão dos solos.

V. A crescente preocupação com o impacto ambiental da exploração agrícola tem estimulado a adoção de sistemas conservacionistas de manejo do solo. O sistema de plantio direto, associado ao retorno de resíduos culturais, tem evoluído sensivelmente dentro do conceito de sistema conservacionista. Alguns pontos têm sido frequentemente considerados como relevantes nesse sistema: redução sensível das perdas de solo por erosão, aumento da matéria orgânica e da fertilidade do solo e menor custo de produção em relação ao preparo convencional.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • (V) I. A degradação da qualidade do solo pelo cultivo é manifestada por processos erosivos, redução de matéria orgânica, perda de nutrientes, compactação do solo, redução de populações microbianas, de atividades enzimáticas e pH.

    (V) II. Em áreas não agrícolas, como as de extração de minério, o ambiente solo é alterado devido ao desmatamento, remoção da camada superficial do solo e intenso revolvimento, com impacto negativo imediato na microbiota do solo e seus processos; os solos que recebem resíduos industriais são normalmente contaminados por metais pesados, comprometendo a qualidade dos mesmos.

    (F) III. A presença de micorriza nas raízes das plantas favorece a instabilidade dos agregados do solo pela ação danosa das hifas externas, o que torna este solo circundante mais suscetível à erosão eólica e hídrica.

    "A associação micorrízica, ou micorriza, tornou-se um tema de pesquisa de interesse desde que foi constatada a sua capacidade de proporcionar um aumento da absorção de nutrientes do solo pelas plantas, principalmente do fósforo. As micorrizas não aumentam o teor total de nutrientes no solo, mas permitem que a planta explore melhor as suas reservas. Nos solos de baixa fertilidade, a pouca disponibilidade de fósforo para as plantas implica na sua adição através de fertilizantes fosfatados. Neste caso, espera-se que as micorrizas contribuam para a econômia do fósforo na agricultura, através da obtenção de bons rendimentos com níveis moderados de adubação fosfatada. A presença de associações micorrízicas nas plantas é mito comum em condições naturais do solo." ( MIRANDA, J.C. C. Utilizacao das micorrizas na agricultura. EMBRAPA, 1986.)

    (F) IV. O corte raso de uma floresta pode acarretar modificações, exceto no microclima da área cortada e na hidrologia local, uma vez que há uma diminuição no escoamento superficial e na erosão dos solos.

    "É evidente, finalmente, que o corte raso da floresta, além do efeito significativo sobre a diminuição da transpiração, pode acarretar, também, modificações no microclima da área cortada, com possíveis efeitos sobre a hidrologia local em termos de escoamento superficial, erosão, ciclagem de nutrientes, etc." (HIDROLOGIA FLORESTAL APLICADA AO MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, p. 82)

    (V) V. A crescente preocupação com o impacto ambiental da exploração agrícola tem estimulado a adoção de sistemas conservacionistas de manejo do solo. O sistema de plantio direto, associado ao retorno de resíduos culturais, tem evoluído sensivelmente dentro do conceito de sistema conservacionista. Alguns pontos têm sido frequentemente considerados como relevantes nesse sistema: redução sensível das perdas de solo por erosão, aumento da matéria orgânica e da fertilidade do solo e menor custo de produção em relação ao preparo convencional.

  • Questão mal elaborada!

    II. Em áreas não agrícolas, como as de extração de minério, o ambiente solo é alterado devido ao desmatamento, remoção da camada superficial do solo e intenso revolvimento, com impacto negativo imediato na microbiota do solo e seus processos; os solos que recebem resíduos industriais são normalmente contaminados por metais pesados, comprometendo a qualidade dos mesmos. - Na extração de minérios é removida apenas a camada superficial do solo?