b) após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Por isso, é importante orientar que a pessoa anote a data de abertura no frasco;
d) o número de reutilizações é variável, de acordo com o fabricante, mas deve ser trocada quando a agulha começar a causar desconforto durante a aplicação (considera-se adequada a reutilização por até oito aplicações, sempre pela mesma pessoa);
fonte: caderno de atenção básica nº 36
Para resolver essa questão, é necessário que o
aluno tenha conhecimento sobre diabetes.
À conservação e
aplicação da insulina, deve ser orientada pelo enfermeiro que, atualmente, recomenda-se
que a agulha de 4 mm deve ser inserida em ângulo de 90 graus e sem necessidade
da prega subcutânea (letra A), pois esse tamanho
é o ideal para deposito no tecido subcutâneo e por isso não há necessidade de
alterar angulação.
B) Incorreto. O frasco de insulina deve ser armazenado por
até 30 dias, em geladeira, devendo esperar uns minutos para ser aplicada após
retirada da geladeira.
C) Incorreto. Em obesos, também deve
ocorrer o rodízio dos locais de aplicação para evitar lesão. A absorção da
insulina é mais rápida na perna.
D) Incorreto. Se adequadamente
conservadas e guardadas, as seringas podem ser reutilizadas por até oito vezes conforme
recomendação do Ministério da Saúde.
E) Incorreto. O usuário nunca deve agitar
vigorosamente o franco para evitar dar bolhas. Caso elas estejam na seringa, o
usuário deve dar pequenos toques na seringa tentando desfazer e empurrar o
êmbolo para retirar a que estiver próximo a saída, atentando para não dispersar
líquido.
Resposta do
Professor: A.
Lamentável o comentário realizado por essa professora!!!
olhe o que ela escreve na alternativa (descaso, parece que resolve as questões de qualquer jeito, sem uma consulta a uma bibliografia, sem fundamentação, vejo nas demais matérias os professores dando show), B) "devendo esperar uns minutos" . Cai em concursos, principalmente para nível médio quantos minutos: 15- 30min, pois esse tempo faz com que a dor seja minimizada e ao mesmo tempo a insulina não perca seu princípio ativo.
Apesar da insulina poder ficar fora da geladeira em temperatura de 15 a 30º, se escolhido conservar na geladeira (2 a 8º - na prateleira do meio ou das frutas, afastados das paredes), então deverá seguir o protocolo.
"A prega subcutânea, algumas vezes, é dispensável em adultos, quando se usam agulhas com 4 e 5 mm de comprimento. Recomenda-se, todavia, a realização de prega subcutânea em crianças, adolescentes e adultos,
quando o local de aplicação escolhido for escasso de tecido subcutâneo, independentemente do comprimento da agulha usada. Para crianças com menos de 6 anos, indica-se a realização de prega subcutânea mesmo com agulhas de 4 e 5 mm de comprimento."
"velocidade de absorção das insulinas humanas é discretamente maior quando elas são injetadas no abdome e, seguidamente, em braços, coxas e nádegas. Quanto aos análogos de insulina humana, a absorção é semelhante em todas as regiões de aplicação recomendadas."
"O reuso de seringas de insulina e agulhas para canetas não é uma prática adequada e recomendada pelos profissionais de saúde. Não existe evidência científica que corrobore a prática do reuso sem prejuízo à segurança do usuário. Assim, pacientes, responsáveis e cuidadores devem ser orientados e alertados sobre os riscos do reuso de agulhas e seringas e sobre o seu impacto no controle glicêmico. As justificativas para a não reutilização de seringas e agulhas são consistentes" , entretanto, o CAB 36 define o número máximo de 8 vezes e está desatualizado.
FONTE: Sociedade Brasileira de Diabetes Págs. 191,195,199