SóProvas


ID
3351946
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Emojis estão confundindo juízes sobre intenções dos réus nos EUA


      Enviar um emoji de faca ou arma constitui ameaça? E corações e rostinhos se beijando significam assédio? Mais emoticons* estão aparecendo em processos judiciais e, embora o contexto em que foram utilizados diga muito sobre as intenções (e atos) de quem está por trás das mensagens, a justiça está penando para lidar com a nova forma de comunicação.

          Em uma reportagem sobre o assunto, a CNN revelou que juízes dos Estados Unidos têm se confundido com a utilização dos símbolos. O número de casos com mensagens de texto contendo emojis foi de 33 em 2017 para 53 em 2018, e quase 50 casos apenas no primeiro semestre de 2019.

      Como conta Eric Goldman, professor de Direito na Universidade de Santa Clara, na Califórnia, não há diretrizes judiciais sobre como abordar o tópico. Às vezes, um juiz pode descrever o emoji em questão para os jurados, em vez de permitir que eles o vejam e interpretem por si mesmos, ou até omiti-los de todas as evidências.

      Outra questão relevante é que, embora emojis sejam comumente usados para trazer leveza às conversas (e os tribunais reconheçam o humor das “carinhas”), não é novidade para juízes que acusados tentem disfarçar ameaças dizendo que “estavam apenas brincando”. Por isso, a justiça está se tornando cada vez mais cética sobre essa defesa em casos criminais, já que o destinatário não tem como saber precisamente se o emoticon foi enviado com o intuito de ser engraçado.

      “Há muita coisa que poderia se perder na tradução. Foi uma piada? Ou era sério? Ou a pessoa estava apenas usando o emoji para se proteger, para depois argumentar que não era sério?”, questionou Karen S. Elliott, advogada que já trabalhou em casos do tipo. Para a profissional é essencial desenvolver estudos sobre o assunto e exigir que advogados, juízes e juris obtenham a representação exata do que foi enviado e recebido em mensagens trocadas: “As palavras podem não descrever adequadamente o significado preciso dos emojis”.

                           (Galileu. 12.07.2019. https://revistagalileu.globo.com. Adaptado)


* Emojis e emoticons são imagens usadas na comunicação em redes sociais e mensagens instantâneas para expressar emoção, atitude ou estado de espírito.

Os trechos do texto cujas mensagens se equivalem no contexto estão separados por barras em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Há muita coisa que poderia se perder na tradução. // As palavras podem não descrever adequadamente o significado preciso dos emojis... (5° parágrafo)

    ? Duas frases representando o mesmo sentido (=uma tradução incompleta, uma tradução que faz com que os emojis sejam interpretados de forma errônea).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    Há muita coisa que poderia se perder na tradução. // As palavras podem não descrever adequadamente o significado preciso dos emojis

  • Só eu que fiquei 20 mins entre a "a" e a "d" ?

  • A questão explora a habilidade de interpretação do candidato, assim como sua capacidade de perceber se determinada mudança de palavras irá alterar o sentido original do texto. A leitura do texto associado à questão deve ser feita com muita atenção, para que não ocorram equívocos de interpretação que podem levar o concurseiro assinalar a alternativa errada.

     

    O enunciado nos diz o seguinte:

     

    Os trechos do texto cujas mensagens se equivalem no contexto estão separados por barras em: 

     

    A tarefa do candidato é analisar se as opções textuais que aparecem logo depois das barras são adequadas para explicar os trechos do texto associado que aparecem em cada uma das alternativas. Vejamos caso a caso:

     

    A) Há muita coisa que poderia se perder na tradução. // As palavras podem não descrever adequadamente o significado preciso dos emojis... (5° parágrafo). Correta. Quando o autor do artigo fala a respeito da possibilidade de haver perdas quando da tradução dos emojis ele, na verdade, quer dizer que nem sempre as palavras podem descrever com exatidão o significado de cada símbolo. Até porque cada pessoa pode ler a figura de modo diferente. Essa dificuldade de a linguagem verbal traduzir com 100% de exatidão a linguagem não verbal é o que permite apontar com certeza que esta alternativa é a certa.

     

    B) ... a CNN revelou que juízes dos Estados Unidos têm se confundido com a utilização dos símbolos. // O número de casos com mensagens de texto contendo emojis foi de 33 em 2017 para 53 em 2018... (2° parágrafo). Incorreta. Aqui, o trecho original do texto original associado à questão fala sobre as dificuldades dos juízes em interpretar os emojis e o que vem depois das barras fala de um assunto completamente diferente.

     

    C) ... um juiz pode descrever o emoji em questão para os jurados... // ... permitir que eles o vejam e interpretem por si mesmos... (3° parágrafo). Incorreta. Se o magistrado descreve o emoji para os jurados ele não está permitindo que os membros dom júri analisem, eles mesmos, a figurinha.

     

    D) ... emojis sejam comumente usados para trazer leveza às conversas // não é novidade para juízes que acusados tentem disfarçar ameaças... (4° parágrafo). Incorreta. Uma coisa é o fato de, realmente, os emojis darem um tom leve a certas conversas. Outra é a possibilidade de criminosos tentarem disfarçar ameaças com eles. Para se falar em ameaça o emoji tem que ser específico, como o de uma arma, por exemplo. Fora que o contexto da conversa deve ser considerado.

     

    E) Mais emoticons estão aparecendo em processos judiciais... // ... o contexto em que foram utilizados diga muito sobre as intenções (e atos) de quem está por trás das mensagens... (1° parágrafo). Incorreta. O trecho do texto original constata que mais emojis e emoticons estão aparecendo em processos. Já o texto que aparece depois das barras fala em contexto, coisa que não acontece no texto original.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.