SóProvas


ID
3352564
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto às regras constitucionais aplicáveis à Administração Pública, é facultativa a remuneração por subsídio para:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    CF/88

    Art 39

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI

    § 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º.

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • A Constituição impõe o pagamento na forma de subsídio aos membros de Poder, detentores de mandato eletivo, Ministros de Estado e Secretários Estaduais e Municipais, bem como aos membros da Magistratura e do Ministério Público, da Advocacia Pública, Defensoria Pública e carreiras policiais, mas faculta às demais categorias de servidores públicos o mesmo regime remuneratório, desde que organizados em carreira, conforme dispõe o artigo 39, §8º da CF.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional, o capítulo relativo à Administração contido na Constituição Federal e os cargos os quais podem ou devem ser remunerados por subsídio.

    Tal questão almeja que seja assinalada a alternativa em que conste um cargo que pode ser pago por subsídio ("facultativa a remuneração por subsídio").

    Nesse sentido, conforme o § 4º, do artigo 39, da Constituição Federal, "o membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI."

    Por fim, consoante o § 8º, do artigo 39, da Constituição Federal, "a remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º.

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, conclui-se que os Prefeitos e os Governadores, por serem detentores de mandato eletivo, serão obrigatoriamente remunerados por subsídio, sendo que os Ministros de Estado se enquadram em tal obrigatoriedade. Portanto, o cargo de Auditor da Receita, dentre as alternativas, é o único em que é facultativa a remuneração por subsídio.

    Gabarito: letra "c".

  • SUBSÍDIO: aos membros de Poder, detentores de mandato eletivo, Ministros de Estado 

    e Secretários Estaduais e Municipais

    mas FACULTA às demais categorias de servidores públicos o mesmo regime REMUNERATÓRIO desde que organizados em CARREIRA