Segundo Rocha (2010, p. 30):
O Catálogo online de acesso público, também denominado de OPAC (Online Public Access Catalog), atualmente é a forma mais adotada por bibliotecas que adquirem softwares gerenciadores de dados e serviços que permitem o acesso via Web.
Dentre as suas principais vantagens, podemos citar o acesso remoto em rede e a interface gráfica, o que possibilita maior interação entre os usuários e o sistema.
Os softwares que gerenciam os catálogos online permitem não somente consulta aos dados propriamente ditos (autor, título, assunto, etc.), mas também, em alguns casos, o acesso ao texto completo, à imagem ou ao som da unidade documentária descrita. É também possível fazer solicitações de serviços como, por exemplo, a reserva para empréstimo domiciliar, ou entre bibliotecas, e cópias de artigos.
Em outras palavras, os catálogos online ampliaram as suas funções descritivas originais, integrando dados bibliográficos e serviços de atendimento ao público. Um avanço qualitativo importante na prestação de serviços da informação em bibliotecas, a partir do surgimento da internet. Outra vantagem fundamental é a possibilidade de exibir os registros em diferentes formatos.
Além disso, a possibilidade de importar e exportar registros facilitou a implementação da catalogação cooperativa em rede, permitindo às bibliotecas fazer download ou uploadde registros prontos.
Gab. E
ROCHA, Sueli Nemen. Catalogação, Classificação de Materiais Bibliográficos e Documentais. Curitiba-PR: UTFPR, 2010. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/profuncionario/14catalogacao_classificacao.pdf