SóProvas


ID
3353146
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Roque - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A inveja

    Todo mundo conhece os sete pecados capitais e, por séculos, muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral por eventual cometimento de um desses pecados. Hoje em dia, quase ninguém mais dá tanta importância a eles, que mais parecem uma herança esquecida no passado medieval. Mas, ainda assim, um dos sete pecados encontra-se presente em quase todos nós; em uns mais, em outros menos: a inveja.
    Melanie Klein, uma das figuras centrais da história da psicanálise, realizou estudos sobre esse assunto e concluiu que a inveja é um sentimento negativo que o ser humano começa a desenvolver desde os primeiros tempos da infância e que, como regra geral, acompanha a pessoa por toda a vida. Ninguém gosta de admitir, mas todos nós, em algum momento, sentimos inveja de alguém, por uma razão ou outra. Segundo os especialistas, isso é natural.
    O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros. Como não conseguem tomar para si as coisas ou qualidades dos outros, passam a desejar a destruição daquilo que tanto admiram. Daí a negatividade da inveja.
    Entre os inúmeros ditados que falam sobre a inveja, há um bem interessante: “Não grite a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve”.
(João Francisco Neto. Diário da Região, 19.10.2019. Adaptado)

Um risco associado à inveja, segundo o autor, está em o invejoso

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Estava inclinado a marcar a letra "e", porém, a letra "a" está no texto de forma mais clara:

    ? O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros [...]

    ? Ato de ficar cegas (=perder de vista algo); para as suas próprias potencialidades (=aquilo que há de positivo em suas vidas).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Fiquei em dúvida entre a alternativa "E" e a alternativa "A", mas acabei optando pela "A" com o seguinte raciocínio:

    no texto o autor não diz que a pessoa deixa de viver a própria vida, e sim, que a pessoa deixa de enxergar o próprio potencial que a sua vida tem.

  • Assertiva A

    perder de vista perspectivas positivas para a sua vida.

  • Eu ia marcar a A, mas pensei que tinha diferença entre potencialidades como diz o texto e perspectivas positivas como diz a alternativa, dai marquei a E por causa do trecho: dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros, isso pra mim é focar na vida alheia e consequentemente deixar de viver sua própria vida.

  • Também fiquei em duvida entre as alternativas A e E. Seguindo o raciocínio da colega Fernanda Spadoni também optei pela A

    Entendo que conforme o texto diz "São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros" , as pessoas invejosas não deixam de viver sua vida, entretanto a vive com o propósito de "admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros"

    Gab letra A

  • Mais uma questão mal elaborada e subjetiva.

    "O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros".

    Onde estaria o erro da letra E?

    É só olhar o índice de erro para ver o quão mal elaborada está essa questão.

  • Vunesp sem apelações, poxa eu teria vergonha de dizer que elaborei essa questão. As alternativas A e E se completam.... ridículos!
  • Que bom que a maioria errou,achei que era o único e tbm achei ridiculo,caberia anulação, "A"/ "E" se completam,ficou muito subjetivo

  • Questão para não se perder tempo com ela. A e E corretas, ambas. Devia ter sido anulada, mas não foi.

    Próxima.

  • duas alternativas

     

  • Uma pena ver tantos professore se acovardarem e nunca ficarem contrário á banca.

  • O melhor é ver alguns aqui tentarem justificar que a alternativa "A" está correta só porque acertaram a mesma.

  • A meu ver, questão com duas alternativas. Pois:

    "São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros"

    Indica sim >> que um dos riscos da inveja está em o invejoso: focar-se na vida alheia e deixar de viver a própria vida.

  • GABARITO DUVIDOSO!

    Gabarito da banca: letra A.

    Possível gabarito: letra E.

    "de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros. Como não conseguem tomar para si as coisas ou qualidades dos outros, passam a desejar a destruição daquilo que tanto admiram. Daí a negatividade da inveja."

    A. pode ser correta - perder de vista perspectivas positivas = cegar-se às próprias potencialidades

    B. texto não menciona abandono de planos pessoais

    C. texto não relaciona inveja com futuro

    D. não há interesse em causas, mas apenas no que o outro possui

    E. pode ser correta - focar-se na vida alheia = dedicar a existência a admirar/desejar o que outro possui

    Letras A e E se complementam.

  • A dúvida estava entre A e E. No entanto, observei uma palavra específica "CEGAS"

    Vejamos: " O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades.

  • Errei na primeira vez, mas analisando uma segunda vez, de acordo com o gabarito, percebe-se que a A é a correta de fato, pois:

    A questão pede um risco associado à inveja e isso se encontra em: "O "problema" são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar "cegas" para as suas próprias potencialidades. "

    Já a parte "São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros.", está dando uma definição do que seria uma pessoa invejosa, no entanto, não foi pedido a definição.

  • a) perder de vista perspectivas positivas para a sua vida

    "O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades"

    e) focar-se na vida alheia e deixar de viver a própria vida.

    não deixam vivem a própria vida

  • Chamando recurso em 3, 2, 1

  • Dicas para interpretação de texto:

    Ir eliminando as alternativas que não tem nada a ver com o texto. Riscar mesmo.

  • com base no texto é letra A se levar pelo lado pessoal ai podemos pensar na letra E

  • Marquei a E, mas após muito pensar acho que entendi. Tenho uma teoria do que se passou na cabeça do elaborador e é a seguinte: o enunciado pede um RISCO, risco este que não precisa inferir, está explícito no texto na seguinte passagem: "O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades". (ALTERNATIVA A).

    O que vem após essa passagem não é um risco, é um fato incontestável: "São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros". (ALTERNATIVA E). A alternativa E está certa se pensarmos no que ocorre ao se ter inveja. Mas o RISCO é a cegueira da pessoa invejosa. O que corrobora a alternativa A.

  • Gabarito (a).

    Fundamento. Explico.

    A questão comporta anulação.

    Malgrado ter marcado a letra (a), penso que a letra (e) e a letra (d) estejam corretas.

  • Acertei apenas por ter marcado a A sem ler as restantes, mas se tivesse ido até o final, com certeza teria marcado a E, ao meu ver ela esta mais correta do que a A. Ao mínimo podemos dizer que esta bem ambígua esta questão.