A questão trata de palavras homófonas.
Homófono é o que ocorre quando um vocábulo tem o mesmo som de outro, com grafia e sentido diferentes. (ex.: cela e sela, apesar de terem sons semelhantes, a primeira se trata de um lugar onde se fica retirado, a segunda se trata de um objeto que se coloca no animal para poder andar sobre ele).
A pegadinha da questão é entender que a análise feita entre palavras parecidas não erá feita dentro da mesma sentença, mas sim dentre as sentenças, "quanto à opção, por uma ou por outra". Uma vez que se entendeu do que se trata e como está sendo cobrado, resta agora compararmos as palavras homófonas que são:
A BAIXO = trata-se aqui de uma preposição + um substantivo que são utilizados para indicar ideia de movimento, deslocamento de um local para o outro, geralmente usado em contraposição de palavras como "de cima" ou "de alto". Pode ser substituído por "para baixo" ou "até embaixo". Utilizado na primeira opção (A), não se encontra empregado conforme a gramática estabelece, uma vez que não possui a ideia de deslocamento. Porém, a opção (C), onde foi grafado junto, possui a ideia de movimento e está em contraponto à expressão "de alto", opção esta que deveria estar grafada da forma separada, encontrando-se também errada.
ABAIXO = é um advérbio (podendo modificar um verbo, um substantivo, um adjetivo ou um outro advérbio). possui a ideia de posicionamento, uma posição inferior ou de menor importância. Pode ser substituído por "embaixo", "sob" ou "debaixo". Deveria ter sido utilizado na letra (A) e não deveria ter sido usado na letra (C).
A FIM = é uma locução prepositiva com significado de "com objetivo de" e "com a finalidade de". Fora utilizada na letra (B), onde não possui o sentido acima mencionado, pois alí está qualificando 'ideias'. E também foi utilizada na letra (D), possuindo o significado de finalidade, o porquê que se esforçou, o objetivo, estando grafada da forma correta.
AFIM = é um adjetivo (qualificando algo ou alguém). Possui o sentido afinidade, proximidade e semelhança. Deveria ter sido utilizado na letra (B), onde qualificaria a palavra 'ideia' dando o sentido de as pessoas do discurso possuem ideias semelhantes, próximas.
Gabarito, letra D.