SóProvas


ID
3356257
Banca
CIEE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Acerca da execução no processo trabalhista, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA, pois o Art. 884 da CLT dispõe que: "garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 dias (e não 8, como está na alternativa) para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação".  

    b) CORRETA. Literalidade do Art. 878 da CLT, alterado pela Lei 13.457/17.

    c) ERRADA, pois o §1o do Art. 879 da CLT dispõe que: "na liquidação, não se poderá modificar, ou inovar, a sentença liquidanda nem discutir matéria pertinente à causa principal".

    d) ERRADA, pois o Art. 891 da CLT dispõe que: "nas prestações sucessivas por tempo determinado, a execução pelo não-pagamento de uma prestação compreenderá as que lhe sucederem".

    Bons estudos a todos. :)

  • letra de lei, infelizmente so memoria mesmo aqui arfff

  • A questão exige o conhecimento da execução no processo trabalhista, que é o meio pelo qual a parte vencedora busca a efetivação do seu direito adquirido na fase de conhecimento.

    ALTERNATIVA A: INCORRETA. A assertiva possui duas incorreções: o prazo para a apresentação dos embargos é de 5 dias, bem como a sua apresentação depende de garantia da execução ou penhora dos bens do executado.

    Art. 884 CLT: garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. Cuidado com esse dispositivo! Ele foi objeto de alteração pela reforma trabalhista. Antes da lei nº 13.467/19 a execução poderia ser iniciada pelo interessado ou de ofício pelo magistrado em qualquer hipótese.

    Atualmente, o magistrado (Juiz ou Presidente do Tribunal) só poderá iniciar a execução de ofício quando a parte não estiver representada por advogado.

    Art. 878 CLT: a execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado.

    ALTERNATIVA C: INCORRETA. A fase processual adequada para discutir a matéria relacionada à lide é no processo de conhecimento; a liquidação tão somente se destina a discutir valores, liquidar a sentença condenatória.

    Art. 879, §1º, CLT: na liquidação, não se poderá modificar, ou inovar, a sentença liquidanda nem discutir matéria pertinente à causa principal.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. Se a execução for relativa a uma prestação por tempo determinado, a execução se presta para buscar o pagamento de todas as parcelas, até o final.

    Art. 891 CLT: nas prestações sucessivas por tempo determinado, a execução pelo não-pagamento de uma prestação compreenderá as que lhe sucederem.

    GABARITO: B

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) Ainda que não garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado oito dias para apresentar embargos. 

    A letra "A" está errada porque de acordo com o caput do artigo 884 da CLT garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação. 

    B) A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado. 

    A letra "B" está certa porque abordou a literalidade do dispositivo legal abaixo:

    Art. 878 da CLT  
    A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado. 

    C) Na liquidação da sentença ainda é possível discutir matéria pertinente à causa principal. 

    A letra "C" está errada porque de acordo com o parágrafo primeiro do artigo 879 da CLT  na liquidação, não se poderá modificar, ou inovar, a sentença liquidanda nem discutir matéria pertinente à causa principal.

    D) Na execução de prestações sucessivas por tempo determinado, a execução pelo não-pagamento de uma prestação não compreenderá as que lhe sucederem.

    A letra "D" está errada porque o artigo 891 da CLT nas prestações sucessivas por tempo determinado, a execução pelo não-pagamento de uma prestação compreenderá as que lhe sucederem. 

    O gabarito é  a letra "B".