SóProvas


ID
3356428
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Analise a seguir alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

“[...] Artigo VII – Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, à igual proteção da lei. Todos têm direito à igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação”. “Artigo XVIII – Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

“Artigo XXVII – Toda pessoa tem o direito de participar da vida cultural da comunidade, de usufruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios [...]”.

Considerando esse arcabouço teórico da declaração dos direitos humanos, assinale a alternativa que NÃO encontra sustentação teórica nesses artigos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Todas as alternativas estão sustentadas nos artigos acima citado, com exceção da letra E que traz um conceito errado do que é a liberdade individual. Liberdade individual não é ''agir de acordo com a convicção independentemente das consequências'', deve ter limites. A minha liberdade termina quando afeta a liberdade do outro, é preciso ter respeito, em outras palavras, o certo e o errado existem e é preciso respeitá-los. Somos todos iguais perante à lei e livres para expressar nossa religião, cultura e etc., porém, há certos limites(previstos em lei), os quais devem ser respeitados.

    Evidencia a liberdade individual, a defesa de si próprio; em outras palavras, respeitar os direitos individuais é aceitar tudo que está presente no outro, valorizando na sua essência, sem propor juízo de valor, se é certo ou errado, pois não existe certo e errado, o que existe é um “ente” pensante que deve agir de acordo com a convicção independentemente das consequências.

  • Mó viagem essa questão.

  • Assertiva E

    Assertiva Mixuruca

    Evidencia a liberdade individual, a defesa de si próprio; em outras palavras, respeitar os direitos individuais é aceitar tudo que está presente no outro, valorizando na sua essência, sem propor juízo de valor, se é certo ou errado, pois não existe certo e errado, o que existe é um “ente” pensante que deve agir de acordo com a convicção independentemente das consequências.

  • EU SÓ CHUTEI E ACERTEI PQ O ITEM ERA MAIOR

    NÃO ENTENDI NADA DA QUESTÃO

  • Evidencia a liberdade individual, a defesa de si próprio; em outras palavras, respeitar os direitos individuais é aceitar tudo que está presente no outro, valorizando na sua essência, sem propor juízo de valor, se é certo ou errado, pois não existe certo e errado, o que existe é um “ente” pensante que deve agir de acordo com a convicção independentemente das consequências.

    justamente o oposto.

  • Questão sem sentido

  • Aos não assinantes Gabarito Letra E

    Sei não o que o Examinador tava fazendo na hora dessa questão hein kkkkk

    Mas deu pra acertar legal " independentemente das consequências", pegou pesado.

    Foco Fé e Força!

    Delta Até Passar!

  • LETRA B TAMBÉM É GABARITO. VEJA:

    O ARTIGO FALA DE QUALQUER DISCRIMINAÇÃO QUE VIOLE A DECLARAÇÃO

    A ASSERTIVA FALA DE TODA E QUALQUER DISCRIMINAÇÃO.

    E SE FOR UMA DISCRIMINAÇÃO QUE NÃO VIOLE A DECLARAÇÃO?

  • Não entendo esses examinadores que trazem conceitos particulares para dentro das questões. Se acham grandes doutrinadores, filósofos e cientistas. Coloca sua po#ra de opinião em um livro primeiro, depois cobra na prova.

  • Direitos humanos e COLETIVIDADE não INDIVIDUALIDADE

  • Em nenhum momento o enunciado fala sobre Direitos econômicos

  •  Incorreta: E

    Vários itens errados na alternativa:

    (...) sem propor juízo de valor, se é certo ou errado, pois não existe certo e errado (...) - posso propor e me manifestar sobre o que é certo e o que é errado.

    (...) o que existe é um “ente” pensante que deve agir de acordo com a convicção independentemente das consequências -

    Absurdo, nossos atos tem consequências, não posso agir de acordo com minha convicção, imagina, quanto maluco no mundo, tantas convicções malucas, se agir de forma ilegal gera problemas.

  • Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.

    Roussef, Dilma.

  • Não existe certo e errado?

    Ok, então.

  • Foi a Dilma Roussef que criou esta questão?

  • Embora na questão a alternativa mais errada seja realmente a letra E, e eu tenha acertado por partir justamente desta premissa, entendo também que a alternativa B não coaduna com o comando da questão e os artigos expostos, já que embora a DUDH realmente traga questões de direito de segunda geração (tais como econômicos; sociais...) o direito econômico com afirma a questão não encontra respaldo nos artigos ora apresentados na qestão, mas sim no art. 22 da DUDH.

  • Vamos saudar a mandioca depois dessa questão ! PQP

  • da série: examinador que fumou antes de elaborar a questão

  • Algumas pessoas pensam igual a letra E: " Não existe certo ou errado, tudo é uma construção______ e completam kkkkkkkk.

  • Gostei do comentário da  Simone AGETEL/AGEPOL PC-SP, vale a pena lê-lo

    A questão pode até parecer um pouco viajada, mas uma leitura atenta das alternativas (aliada à lógica jurídica), especialmente da letra E (alternativa errada e, portanto, gabarito da questão), mostra que há contrariedade com o real conceito de liberdade individual, o qual não significa FAZER O QUE QUISER, INDEPENDENTEMENTE DAS CONSEQUÊNCIAS (como diz a assertiva). Nossa liberdade encontra limites na sociedade, nas leis, na liberdade do outro...

  • EU NÃO FAZIA UMA QUESTÃO LOUCA ASSIM.....UAI, NAMMMMM

  • considerando esse arcabouço....

  • Depois de errar você vê o nãoEvidencia a liberdade individual, a defesa de si próprio; em outras palavras, respeitar os direitos individuais é aceitar tudo que está presente no outro, valorizando na sua essência, sem propor juízo de valor, se é certo ou errado, pois não existe certo e errado, o que existe é um “ente” pensante que deve agir de acordo com a convicção independentemente das consequências.

    O texto fala sobre igualdade, sem discriminação. A alternativa E fala que o ser vai agir de acordo com sua convicção independente das consequências. Um contrassenso em relação ao que está escrito.

  • A questão entra no seguinte conceito : " O seu direito acaba quando começa o direito do outro."

    Somos seres pensantes que devemos agir com "art1... consciência e fraternidades uns com os outros "

  • Em qual momento os dois artigos citaram direitos economicos?
  • Colegas, quando a questão menciona que "não existe certo e nem errado", está querendo dizer que o que pode ser certo para você, pode ser errado para mim. Por exemplo: para mim, é errado misturar política com religião; já, para alguém, pode ser correto misturá-las. Logo, não há como dizer quem tem razão nesse caso.

    Em razão dessas divergências (naturais do ser humano), devemos respeitar a opinião de cada um, garantindo, assim, a convivência harmoniosa e a liberdade das convicções individuais. Acredito que o único erro da assertiva E seja a expressão "independente das consequências". Lógico que não devemos esquecer que existem limites (por exemplo: por acreditar em algo, não vou encher de porrada a pessoa que não concorda comigo). Outro exemplo, retirado de julgado recente do TSE, que vai de encontro a minha opinião, é no seguinte sentido:

    "Não vejo como censurar a liberdade do voto, ainda que o móvel seja intimamente ligado à religião, da mesma forma e com as mesmas premissas que não posso carimbar como equivocados os votos confiados aos candidatos de bancadas ruralista, empresarial, de segurança, sindical, feminina e etc", disse o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

    No entanto, o ministro ressalta sobre a necessidade de observar os limites estabelecidos, afirmando que o TSE já definiu que a prática do abuso religioso, em que pese não disciplinada legalmente, pode ser sancionada pelo enquadramento da conduta normativamente vedada afeta ao abuso do poder econômico.

    Aceitar ideias contrárias é garantir a pluralidade e a democracia.

    No mais, de fato, em nenhum momento os artigos citados mencionam, expressamente, sobre direitos econômicos. Confesso que fiquei em dúvida e, na hora, fui na assertiva que achava a menos correta. Porém, analisando melhor, acredito que é possível deduzir (fazendo um grande esforço, rs), do primeiro artigo citado (Artigo VII – Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, à igual proteção da lei.), que, dele (em especial da parte final, qual seja, igual proteção à lei), desdobram-se os direitos econômicos, tal como afirma a assertiva B.

    Caso não concordem com os argumentos acima, por favor, me avisem. Afinal, estamos aqui para aprender uns com os outros.

  • qissu rente

  • BIZU: Leia o enunciado e depois às alternativas, eles colocaram os artigos primeiro pra poder confundir e nos cansar . lendo o enunciado primeiro vcs vão identificar de cara na alternativa E) independentemente das consequências.

  • bizu nao existe certo ou errado kkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esses examinadores me matam

  • ah alternativa E dilmou kkkkk

  • Evidencia a liberdade individual, a defesa de si próprio. R: ( O relativismo tem um limite que é a lei. O texto da DUDH é para todos e não o específico).

  • Ou seja: você pode estar certo ou errado, mas eu lhe acho certo, mesmo você estando errado. Enfim, Dilmiinha...

  • Gabriel OM mandou bem.

  • Que doideira da p... Examinador estava fumado, não me engana.

  • 5 min pra responder kkk mas acertei e isso é o que importa! força e honra srs!

  • Você começa a ler e fica tenso, passa para as alternativas e fica até desorientado, mas se sente aliviado quando lê a letra E. HAHAHAHAHAHAHA

  • No começo eu nao entendi , mas no final piorou!

  • Depois que a colega falou a E fica claro! independente das consequências??

  • Marquei a letra "E" qdo li "independentemente das consequências".

  • Que alternativa melancólica

  • a.A princípio apresenta proteção particular nos dois primeiros artigos, Arts. 7º e 18, e coletivas de todos os seres humanos na cultura e nos hábitos religiosos ao analisar o Art. 18.

    b.Nesse caso, não se desdobra apenas em direitos econômicos, sociais e culturais. Os Arts. 7º e 18 tratam sobre direto à liberdade, isto é, direitos civis. Observe que apesar de citar apenas econômicos, sociais e culturais, o item não restringe apresentando termos como “somente” ou “apenas”. E ainda, o Art. 27 tem como base direitos econômicos, sociais e culturais, apesar de os Arts. 7º e 18 discorrerem sobre direitos civis.

    e.Diferente da alternativa ‘b’, o item ainda inclui que, nesse contexto, o ente que deve agir de acordo com a sua convicção, sem se importar com as consequências. Lembrando que, hoje, a DUDH não é como era no passado, por isso, é fundamental estuda-la. 

  • aprendizes da Dilma
  •  é aceitar tudo que está presente no outro, valorizando na sua essência, sem propor juízo de valor, se é certo ou errado, pois não existe certo e errado, o que existe é um “ente” pensante que deve agir de acordo com a convicção independentemente das consequências.

  • kkkkkk a letra E parece a professora de filosofia esquerdista falando SHUSAUH

  • boa prova da BM RS gurizada! Força e Honra e alternativa E de "eu serei aprovado no concurso da bm rs 2022"

  • Minha ex errando hard essa questão, pois ela acredita que não existe certo e errado, pois são conceitos da sociedade patriarcal (e não é piada).

  • Ass: Dilma Rousseff