SóProvas


ID
3356596
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre avaliação e mediação conforme Hoffmann, o aluno pode ser mobilizado pelo professor a refletir sobre suas aprendizagens a partir de ações do cotidiano. Em relação a essas ações, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(    )
Elaboração de exercícios, tarefas e questões pelos próprios alunos.
(    )
Espaço para perguntas e solicitação de auxílio em temas de estudo.
(    )Discussão de diferentes respostas entre os estudantes.
(    )
Momentos avaliativos livres, que diminuem a ansiedade dos alunos e geram uma melhor resposta.
(    )Comentários do professor em seus testes e tarefas, novas perguntas e orientações para continuidade dos estudos.

A ordem
correta de preenchimento dos parênteses,de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gente, alguém poderia me explicar a quarta colocação?

  • Segundo Hoffmann, a expressão “avaliação mediadora” tem como objetivo salientar a importância do papel do professor no sentido de observar o aluno para mediar, ou seja, refletir sobre as melhores estratégias que visem promover sua aprendizagem.

    Medir é verificar extensão, quantidade, volumes e outros atributos de objetos e fenômenos, expressados em escalas ou graus numéricos. A medida, o uso de notas, reforça um mecanismo de competição e seleção na escola. Dessa forma, a postura do professor deve estar comprometida com a concepção do erro construtivo, considerar o conhecimento produzido pelo aluno em processo de superação. A criança aprimora sua forma de pensar o mundo à medida que se depara com novas situações, novos desafios e hipóteses. A posição que se estabelece entre professor e aluno deve ser à base do diálogo, conforme Freire (1986, p. 125) apresenta:

    Dessa forma, a ação mediadora é uma postura construtivista na educação em que a relação dialógica de troca de discussões possibilita entendimento progressivo entre professor e aluno. O conhecimento dos alunos é adquirido com a interação, com o meio em que vivem e as condições desse meio, vivências, objetos e situações que estabelecem relações de forma evolutiva. Compreender essa evolução é assumir compromisso diante das diferenças individuais dos alunos.