SóProvas


ID
3357133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode-se considerar que a avaliação psicológica no Brasil está em pleno renascimento, haja vista a descrição, por diversos autores, de técnicas e práticas mais coesas do ponto de vista teórico-metodológico. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: B

  • Psicodiagnóstico Interventivo constitui uma prática clínica que congrega ao mesmo tempo investigação e intervenção, incluindo o uso de assinalamentos, holding, handling e interpretações desde a primeira entrevista e durante a aplicação de técnicas projetivas. Esse trabalho, que visa explorar de maneira sistemática os efeitos terapêuticos promovidos pela situação de avaliação psicológica, vem conquistando o seu lugar entre os métodos psicoterápicos devido à sua alta eficácia, continuamente comprovada por estudos como os de Ancona-Lopez et al. (1995), Barbieri (2002), Barbieri, Jacquemin e Biasoli-Alves (2004), Leoncio e Tardivo (2006), Vaisberg (2004), entre outros.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300019

  • Esses foram os erros observados:

    a) Em geral, a avaliação psicológica e a intervenção são abordadas, na literatura, como processos ininterruptos.

    b) CORRETA.

    c) O psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica estabelece procedimentos pré-determinados e uniformes de conduta a serem seguidos.

    d) A avaliação terapêutica deve ser executada por profissionais de áreas específicas cuja orientação teórica esteja pautada em teorias intersubjetivas, fenomenológicas e interpessoais. - Qualquer orientação teórica, people.

    e) O psicodiagnóstico é baseado na objetividade e adota uma categorização diagnóstica de baixa utilidade em termos terapêuticos.

  • A avaliação psicológica é função privativa dos psicólogos e "refere-se à coleta e interpretação de informações psicológicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiáveis que permitam ao Psicólogo avaliar o comportamento. Aplica-se ao estudo de casos individuais ou de grupos ou situações" (Resolução CFP N.º 012/2000).

    A) ERRADA: Técnicas de avaliação psicológica, em geral, vêm antes da intervenção, sendo empregadas para se avaliar a pessoa, a partir de sua história e do uso de testes, visando, desta forma, produzir um diagnóstico e indicar as intervenções adequadas.

    B) CORRETA: No psicodiagnóstico interventivo o psicólogo efetua intervenções já durante a realização de entrevistas e aplicação de testes com o objetivo explícito de diminuir o sofrimento e promover o bem-estar da pessoa em avaliação.

    C) ERRADA: No psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica não há uma organização sequencial, com passos a serem seguidos, e o número de sessões não é predeterminado.

    D) ERRADA: A avaliação terapêutica é uma metodologia baseada em princípios humanísticos/fenomenológicos e intersubjetivos, porém não amarrada a uma abordagem teórica ou técnica específica. Ela consiste em uma forma de avaliação psicológica colaborativa (avaliado e avaliador), feita em etapas, tendo os testes psicológicos um papel central em uma intervenção terapêutica com tempo limitado.

    E) ERRADA: Mesmo no caos em que são empregados sistemas objetivos de avaliação, os passos finais na avaliação e integração dos dados brutos dependem da habilidade e da experiência clínica do examinador.

    Resposta: B