Existem quatro níveis de avaliação de treinamentos:
O primeiro nível, de reação, mensura a reação dos participantes ao programa de treinamento, ou seja, a mensuração imediata da satisfação dos clientes, envolvendo a avaliação do instrutor, do ambiente, do material didático e da execução do treinamento, entre outros.
O segundo, de aprendizado, é definido como a mudança na forma de perceber a realidade e/ou aumento de conhecimentos e/ou aumento de habilidades. Na aprendizagem ocorre, portanto, alteração da forma de perceber a realidade, aumento dos conhecimentos e melhoria das habilidades. Pode ser formativa (de controle), que é feita durante a execução, ou somativa, realizada no término do treinamento.
O terceiro nível, comportamento, ou impacto, é definido como a extensão da mudança de conduta e de procedimento que ocorre porque a pessoa participou do treinamento.
O último nível, dos resultados, refere-se aos resultados alcançados devido à participação dos funcionários no treinamento e incluem aumento de produção, melhoria da qualidade, redução de custo, redução de acidentes, aumento de vendas, redução de rotatividade de pessoal, aumento do lucro ou do retorno do investimento.
Podemos encontrar ainda, este último nível dividido em dois: mudança organizacional, no qual a avaliação toma como critério o funcionamento da organização ou mudanças que nela possam ter ocorrido em decorrência do treinamento; e valor final, no qual o foco é na produção ou no serviço prestado pela organização, o que geralmente implica comparar custos e benefícios que podem ser de
natureza econômica.
GABARITO: C