-
GABARITO: LETRA D
→ O efeito halo, efeito aura ou efeito auréola, é um tipo de viés cognitivo em que a nossa impressão geral de uma pessoa influencia a forma como nos sentimos e pensamos sobre o seu personagem. ... Um grande exemplo do efeito de halo em ação é a nossa impressão geral de celebridades.
⇉ PSICOATIVO.COM
-
Letra D. Efeito halo é a possibilidade de avaliarmos indivíduo ou instituição sob um algum viés, e isto, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, nos processos de avaliação de desempenho o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia ou antipatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.
-
EFEITO HALO - O Avaliado se concentra em 1 aspecto e generaliza os demais sobre uma única observação.
-
Efeito Halo:
É a tendência de beneficiar o indivíduo por permitir que uma amizade ou simpatia interfiram na avaliação.
Gabarito letra d
-
-
Daria para confundir o gabarito, efeito halo, com a noção de Efeito Horn. Neste caso, É a tendência em estender uma avaliação negativa de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. (administradores.com). Na questão não havia a opção efeito horn, ainda sim é importante conhecer a diferença entre as duas noções.
-
LETRA D
Efeito halo
Tendência em avaliar positivamente (halo) ou negativamente (horn)para todos os itens da avaliação
Halo-gênero
halo / horn - espécie
Tendência Central
in medio stat virtus - a virtude está no meio
Evitar dar notas altas ou baixas para se eximir de explicações futuras e por receio de prejudicar aqueles c/ desempenho insatisfatório.
Erro de recenticidade/falta de memória
Ater-se apenas aos últimos Acontecimentos
-
"Quando um avaliador permite que uma impressão geral afete as suas avaliações para cada dimensão..."
A tendência de avaliar genericamente o desempenho do avaliado a partir de informações enviesadas, estereotipadas ou superficiais é conhecida como Efeito Halo ou Generalização.
-
COMENTÁRIOS: O Efeito halo ou o efeito auréola é a possibilidade de avaliarmos um indivíduo ou uma instituição sob um viés cognitivo, podendo interferir no julgamento sobre outros fatores relevantes e contaminando o resultado geral. Nos processos de avaliação de desempenho, por exemplo, o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia ou antipatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.
Letra A: Errado. Há dois tipos de erro de leniência: a positiva, quando o avaliador superestima a avaliação, e a negativa, quando ele subestima o desempenho. A indulgência se refere a essa avaliação superestimada.
Letra B: Errado. O preconceito refere-se a uma visão pré-concebida do avaliando antes do processo de avaliação, que influencia o resultado do processo.
Letra C: Errado. No erro de tendência central, o avaliador só atribui conceitos medianos aos avaliados, evitando avaliar algum critério extremo, como excelente ou péssimo.
Letra D: Correto. Conforme explicação acima, o efeito halo ou auréola acontece quando uma característica ou uma impressão geral do avaliando afeta a impressão de todas as outras características avaliadas.
Letra E: Errado. Na recenticidade, o avaliador só considera os eventos ocorridos mais recentemente e ignora os mais antigos.
Gabarito: D
-
LETRA D
Cuidado só com um detalhe.
Quando a CESPE falar em Generalização Positiva ou não especificar a generalização : Temos o efeito Halo
Quando a CESPE falar em Generalização Negativa: temos o efeito Horn .
Bons estudos.