SóProvas


ID
3357661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o arranjo organizacional que tem como vantagem o fato de as decisões serem tomadas mais rapidamente pelos próprios executores.

Alternativas
Comentários
  • E - Descentralização

  • GABARITO: LETRA E

    A descentralização é a redução da concentração das decisões na alta administração do grupo de pesquisa. Essas decisões passarão a ser mais bem distribuídas nos diferentes níveis hierárquicos do grupo.

    Quais as vantagens?

    Permite aos subordinados aprender e se especializar, mesmo não sendo o pesquisador principal.

    As decisões demoram menos tempo e a comunicação é mais rápida.

    Libera o pesquisador principal para outras atividades igualmente importantes.

    Posiciona a tomada de decisão mais próximas da ocorrência dos fatos. O que também reduz conflitos entre o pesquisador principal e os pós-graduandos e estagiários.

    Estimula a criatividade e as ideias inovadoras dentro da equipe, além de uma competição saudável por fazer um bom trabalho.

  • A descentralização distribui, pulveriza o processo decisório fazendo com q a tomada de decisão seja mais ágil

  • Alternativa A - Diferenciação - Segundo Porter (1986), consiste em “diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria”

    Alternativa B - Formalização - A formalização se refere ao grau em que as tarefas dentro da organização são padronizadas. Quando uma tarefa é muito padronizada, seu responsável tem pouca autonomia para decidir o que, quando e como deve ser realizado. A padronização não apenas elimina a possibilidade de os funcionários adotarem comportamentos alternativos, como também elimina a necessidade de eles buscarem alternativas.

    Alternativa C - Integração - A integração na empresa é um processo realizado pelas organizações para inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho e também para engajar os colaboradores antigos a buscarem a qualidade em todos os procedimentos. A integração tem como finalidade reforçar, com os funcionários, a importância de trabalhar em equipe e somar as forças existentes para conquistar resultados satisfatórios e o crescimento da organização.

    Alternativa D - Centralização - É a concentração do poder decisório no topo da organização. Isso facilita o controle e coordenação das atividades. As principais desvantagens da centralização são: as decisões ficam distanciadas dos fatos e circunstâncias, pois os tomadores de decisão têm pouco contato com as partes envolvidas e com a situação operacional; maior demora na tomada de decisão, pois depende da disponibilidade do gestor.

    Alternativa E - Descentralização - O poder decisório é deslocado para os níveis mais baixos da administração (fica distribuído pelos diversos níveis hierárquicos). É uma tendência moderna, pois proporciona maior autonomia aos cargos mais baixos e alivia a carga decisória da alta administração. As vantagens são: melhoria da qualidade das decisões, pois os gerentes médios ficam mais próximos da operação e, portanto, conhecem melhor a realidade; melhoria no aproveitamento das pessoas, com aumento da motivação, da criatividade e da autonomia; alivia os chefes principais do excesso de trabalho decisório; agilidade e eficiência: a organização responde de forma mais rápida.

    Fontes: Ebook - Noções de Administração - Prof. Rafael Ravazolo/Casa do Concurseiro

    https://kenoby.com/blog/integracao-na-empresa/

    https://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/modulo-iii-definicao-de-objetivos-e-estrategia/estrategia-generica-de-diferenciacao/

  • Vantagens da Descentralização;

    Tomada de decisões mais rápidas.

  • DESCENTRALIZAÇÃO -> DECISÕES RÁPIDAS, FLEXÍVEIS E EFICIENTES

    CENTRALIZAÇÃO -> DECISÕES LENTAS, PORÉM ALINHADAS COM OS OBJETIVOS DA ORG.

    GABARITO: E

  • Os conceitos de integração e diferenciação vêm da Teoria do Desenvolvimento Organizacional, e foram propostos por Lawrence e Lorsch. Segundo os autores a divisão do trabalho na organização provoca a diferenciação dos órgãos e isso conduz à necessidade de integração. A diferenciação acaba exigindo a integração, de modo que as diferentes partes trabalhem conjuntamente. Quanto maior a diferenciação, maior a necessidade de integração.

    Na centralização, boa parte das decisões são tomadas pelas pessoas que estão situadas em um ponto mais alto da organização. Ou seja, o individuo que está no topo possui a mais alta autoridade e os demais indivíduos tem sua autoridade escalada para baixo, de acordo com sua posição no organograma.

     

    Na descentralização, as decisões são tomadas, de fato, mais rapidamente pelos próprios executores, que estão nos níveis mais baixos da organização (nível técnico e operacional). A letra E está, portanto, correta.

  • Vantagens da Descentralização;

    Tomada de decisões mais rápida

    Mais autonomia entre os setores

  • Gabarito: e

    --

    Vantagens da centralização:

    - decisões mais rápidas;

    - evita erros e descontroles;

    - maior controle do desempenho;

    - uniformidade de procedimentos;

    - elimina esforços duplicados.

    Vantagens da descentralização:

    - diluição das responsabilidades pela pulverização da autoridade na ação;

    - melhora da capacitação, eficiência, criatividade e aprendizado das gerências intermediárias;

    - foco no sucesso do departamento;

    - maior motivação entre os gerentes/subordinados;

    - maior rapidez e flexibilidade na tomada de decisões.

    Desvantagens da centralização:

    - não estimula a aprendizagem dos gerentes médios.

    Desvantagens da descentralização:

    - maior dispersão dos canais de comunicação pela organização;

    - tendência ao desperdício e esforços duplicados de recursos;

    - dificuldade de responsabilização;

    - políticas e procedimentos podem variar nos departamentos;

    - maior custo pela exigência de melhor treinamento e seleção dos administradores médios;

    - os administradores podem defender mais os objetivos departamentais que os empresariais.

  • Descentralização

  • ATENÇÃO!!! O comentário mais curtido está errado quanto aos conceitos de diferenciação e de integração cobrados na questão! Esses conceitos da forma que o colega apontou não estão relacionados com a parte de Estrutura organizacional.

    Vale muito a pena revisar esses conceitos porque o cespe inclusive os cobrou na discursiva da Codevasf para o cargo de administrador e reprovou muita gente.

    Qualquer desenho organizacional terá as seguintes características: Diferenciação, formalização, centralização e integração.

    Integração: Refere-se à coordenação das diferentes áreas da empresa com intuito de manter a sinergia de trabalho interno - É "somar esforços de todos os departamentos e os cordenar no sentido de responder às pressões do ambiente"

    (Conceito do próprio Cespe - Codevasf 2020):

    Diferenciação: A diferenciação organizacional se refere às escolhas em termos de divisão do trabalho conforme a hierarquia e os níveis organizacionais. É comumente apresentada no organograma da organização e ocorre em duas modalidades: vertical e horizontal. Na diferenciação vertical, opta-se por um desenho organizacional com muitos níveis hierárquicos (organização verticalizada), enquanto na horizontal tem-se o desenho oposto (uma organização com organograma horizontalizado possui poucos níveis hierárquicos, mas muitos departamentos e divisões). Em organizações que possuem muitos clientes de perfis distintos ou que produzem múltiplos produtos ou serviços, é comum adotar um desenho organizacional com elevado índice de diferenciação, seja ela vertical, seja horizontal. Em organizações que possuem menos entregas, a necessidade de diferenciação é naturalmente reduzida, pois se pode operar com menos departamentos ou subsistemas.