-
D)
15.2.1. Conceitos
As organizações privadas ou públicas, quer queiram ou não, podem ser vistas como um conjunto de processos. Todo processo deve ter, no mínimo, entrada, processamento e saída. Os produtos mais típicos da saída são: bens, serviços e informações. É no “processamento” que estão concentradas as atividades do processo.
Visualização gráfica simplificada do processo.
Um processo compreende uma série de atividades, racionalmente sequenciais e inter-relacionadas, que devem ser executadas para se obter determinado resultado pretendido. É um modo de transformar insumos em produtos para atender a necessidade de algum cliente. O processo inicia com a identificação de uma necessidade e termina com a entrega do produto (bem ou serviço) ao cliente.
Na visão de Thomas Davenport “o processo é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo e um fim, inputs e outputs claramente identificados”. Segundo o mesmo autor, tais atividades são estruturadas com a finalidade de agregar valor às entradas (inputs), resultando em um produto para um cliente.
Para Michael Hammer e James Champy, “processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes”. Ainda segundo os autores, os clientes não estão interessados na estrutura ou filosofia da empresa, mas nos produtos e serviços oriundos dos processos.
Segundo as normas ISO 9000 “processo é um conjunto de atividades inter- relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas)”.
Oliveira apud Mozar Ramos (2011) vê o processo como “um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e as expectativas dos clientes externos e internos da empresa”
-
Erro da Letra A: possibilita aos gestores envolvidos ter mais clara visão vertical da organização.
Possibilita aos gestores envolvidos ter mais clara visão Horizontal da organização.
-
A abordagem por Processos ou Gestão por Processos, como é conhecida atualmente, visa desenvolver esforços dentro das organizações para que os departamentos funcionem como um todo de forma que cada parte dessa estrutura organizacional passe a analisar os impactos que seu desempenho está causando nas demais partes da empresa.
-
Eu passo o maior tempão para diferenciar Gestão de Processos de Gestão por Processos, aí vem o cespe e caga na minha cabeça. :(
-
A gestão de processos:
(A)possibilita aos gestores envolvidos ter mais clara visão vertical da organização. = Horizontal
(C) tem como áreas do conhecimento o gerenciamento departamental de processos, a organização do gerenciamento de processos e a transformação de processos.
= Áreas de Conhecimento: Gerenciamento de processos de negócios; Modelagem dos processos; Análise dos processos; Desenho dos processos; Gerenciamento de desempenho dos processos; Transformação de processos; Organização do gerenciamento dos processos; Tecnologias do BPM.
(D))facilita o gerenciamento das diversas interfaces entre unidades organizacionais.
-
Só sei que gestão POR processos ≠ gestão DE processos.
Next
-
-
- A gestão de processos significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado;
- Quando se fala em gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando. Vários processos estão interagindo e a gestão monitora isso como um todo, garantindo a satisfação do cliente
-
Água dura em pedra mole tanto bate até que... ih carai, errei
Você acertou! Em 09/03/20 às 09:17, você respondeu a opção D.
Você errou! Em 06/03/20 às 01:51, você respondeu a opção C.
Você errou! Em 05/03/20 às 01:28, você respondeu a opção B.
Você errou! Em 24/02/20 às 23:40, você respondeu a opção C.
Você errou! Em 09/02/20 às 12:23, você respondeu a opção B.
-
LETRA D
-
Alternativa A. Errado. A gestão de processos surge, na verdade, como uma resposta a visão vertical (em silos) da organização. Visão vertical significa compreender as atividades de maneira funcional, ou seja, dentro de cada departamento. O gerente de vendas, por exemplo, preocupa-se apenas com os problemas do departamento de vendas e ignora a produção e o controle de qualidade. A gestão de processos busca romper essa visão vertical para construir uma visão ponta a ponta da organização, ou seja, uma visão na qual os gerentes preocupem-se com todas atividades até a entrega de valor ao cliente.
Alternativa B. Errado. A gestão de processos é estruturada nas competências organizacionais (de toda a organização) e não de unidades organizacionais específicas. Lembre-se que a gestão de processos se contrapõe a essa visão separada e departamental.
Alternativa C. Errado. Segundo o CBOK, temos 9 áreas de conhecimento: gerenciamento de processos de negócio, modelagem de processos, análise de processos, desenho de processos, gerenciamento de desempenho de processos, transformação de processos, organização do gerenciamento de processos, gerenciamento corporativo de processos, tecnologias de BPM.
Alternativa D. Certo. Interface significa ume elemento que proporciona ligação física ou lógica entre duas partes de um sistema. A alternativa descreveu de uma maneira “afrescalhada” a velha e boa essência da gestão de processos: construir uma visão integrada, uma visão ponta a ponta da organização, ou seja, uma visão que faz a interface entre as unidades organizacionais.
Alternativa E. Errado. A gestão de processos enfatiza a criação de valor para o cliente em cada uma de suas etapas e não a hierarquia. A hierarquia, na verdade, é mitigada em organizações com estrutura por processos, as quais são mais horizontais (mais departamentos, menos níveis hierárquicos).
Gabarito: D
-
Gabarito Letra D.
* A gestão por processos busca o modelo de organização horizontal. Como consequência, as pessoas têm mais liberdade de decisão e a comunicação flui naturalmente entre os setores.
*Diferença de Gestão de processo e gestão por processo.
Dicas!
--- >Gestão por processo: é mais amplo / visa à empresa como um todo /faz interligações com os departamentos e trabalhos.
--- >Gestão de processo: é mais limitado /foca apenas em um departamento.
-
Ai que ódio mortal que eu fico quando elimino todas as alternativas acabo ficando só com duas e erro. :#
Fiquei entre "c" e "d" e mudei pra "c" por definitivo.
Affs!!!
GABA d :'(
-
Um alô pra galera da área jurídica que não acerta uma dessa matéria. kkkk
-
GAB D)
Os pontos em vermelho são os erros os em azul as correções dos erros.
A gestão de processos:
A) possibilita aos gestores envolvidos ter mais clara visão vertical da organização.
Horizontal
B) é estruturada com base nas competências específicas das unidades organizacionais.
Com base no Produto(1º em ordem de priorização). Competências específicas é a 3º em ordem de priorização na gestão de processos.
C) tem como áreas do conhecimento o gerenciamento departamental de processos, a organização do gerenciamento de processos e a transformação de processos.
O "gerenciamento departamental" deve ser gerido pela organização como um todo e não pela gestão de processos. Os demais em vede são sim gerenciados pela gestão de processos.
D) facilita o gerenciamento das diversas interfaces entre unidades organizacionais.
E) tem as relações hierárquicas como ponto central de seus trabalhos.
O ponto cetral é o processo, que é responsável por entregar o produto final que se espera ter com o processo.
Go @head!!!
-
Ué, por tudo que ja vi e ja anotei aqui, Gestão de processos é diferente de Gestão por processos.
A questão fala Gestão DE processos, o que sabemos que se caracteriza por uma relação verticalizada.
Não entendi pq a letra A não pode ser, também, o gabarito da questão.
-
LETRA D