SóProvas


ID
3357736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da tipologia da avaliação de políticas públicas.

I Avaliação ex post é uma avaliação concebida e realizada em conjunto com a fase de planejamento e com o processo de implementação, sendo efetivada quando a política, o programa ou o projeto se encontram em fase inicial.

II Avaliação jurídica consiste no exame da conformidade dos atos do gestor com a lei ao conduzir a política pública, o programa ou o projeto.

III Avaliação de resultados tem por objeto os resultados, também chamados de outputs, que representam bens ou serviços de um programa ou projeto necessários para que seus objetivos finais sejam alcançados.

IV Avaliação de conteúdo — tipo de avaliação com foco nos resultados e impactos — destina-se a informar os gestores para que estes decidam se a política ou o programa devem continuar, ser interrompidos ou ser alterados.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Sugiro material de consulta:

    Avaliação de Políticas Públicas: Guia prático de análise ex post, Volume 2:

    Link: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34504

    Obs-pode baixar em pdf ou epub

  • Gab: E.

    Corretas II, III e IV.

    O conceito da I refere-se à avaliação ex ante, não ex post.

    Ex ante: ocorre antes da implementação do projeto.

    Ex post: realizada ao final do projeto.

  • Gab.: E

    (PARTE I)

    Segundo o foco ou objeto, as avaliações podem ser: 

    1 - Avaliação Jurídica ou Avaliação de Conformidade – corresponde ao exame da conformidade dos atos do gestor em relação à lei, na condução da política pública, programa ou projeto.

    2 - Avaliação de Desempenho - refere-se ao que se faz com relação a uma política, programa ou projeto. Compreende dois subtipos:

    3 - Avaliação de Processo – significa o conjunto de ações destinadas a produzir um bem ou serviço ou a desencadear alguma mudança numa dada realidade. Este tipo de avaliação se subdivide em:

    4 - Avaliação de Produto – é toda avaliação cujo foco recai sobre os produtos de uma política, programa ou projeto, em suas várias dimensões, as quais dão origem a diferentes modalidades:

    4.1 – Avaliação de Resultados: Tem por objeto os resultados, também chamados de “outputs”, significando bens ou serviços de um programa ou projeto que são necessários para que seus objetivos finais sejam alcançados.

    4.2 – Avaliação de Impactos: trata-se de avaliação de um ou mais resultados de médio ou longo prazo, definidos como “impactos”, ou seja, conseqüências dos resultados imediatos.

    4.3 - Avaliação de Qualidade: o produto pode ser avaliado, também, quanto à sua qualidade. Ou seja, a capacidade de um bem ou serviço atender às expectativas do seu público-alvo.

    A avaliação pode variar, também, conforme a lógica que orienta sua concepção. Nesse caso, pode-se falar de avaliação ex-ante e de avaliação ex-post. 

    Numa acepção mais generalizada, a avaliação ex-ante expressa uma concepção holística, interativa e iterativa, segundo a qual a avaliação se inicia desde o momento em que se define o problema ou necessidade que justifica a política, programa ou projeto, integra as discussões em torno da formulação das alternativas, envolve a tomada de decisão, e acompanha o processo de gestão, informando-o sobre os seus avanços, riscos e limitações, desvios a corrigir, vantagens a maximizar, etc.

    Numa outra acepção, mais restrita, a avaliação ex-ante consiste na análise de eficiência e na análise de impacto. A primeira corresponde, especificamente, ao cálculo de custos de cada alternativa.

    Uma outra lógica de concepção é usada na avaliação ex-post. Em se tratando da perspectiva generalizada, refere-se à avaliação que é concebida sem relação com planejamento e nem mesmo com o processo de implementação, sendo desenhada quando a política, programa ou projeto já se encontra consolidado ou em fase final.

    Na acepção restrita, a avaliação ex-post não diz respeito ao momento em que se pensa ou se planeja a avaliação. O foco, nesse caso recai sobre o que é calculado: o custo efetivo de cada alternativa, pelo mesmo processo de análise de custos da avaliação ex-ante, porém tendo como referência os valores efetivamente dispendidos.

  • (PARTE II)

    As avaliações também podem se distinguir segundo suas finalidades e, portanto as questões que colocam. Nesta perspectiva há dois tipos:

    Avaliação de matriz, de estrutura, ou de modelo

    Destina-se a identificar os pontos fortes e as fraquezas de uma intervenção. A informação coletada refere-se ao desenho e implementação da política/programa ou projeto, de modo a julgar a sua eficácia. O objetivo é verificar se alguma mudança é necessária a fim de aperfeiçoar a política/programa/projeto. Pode ser realizada como monitoramento ou a posteriori, periodicamente..

    Avaliação de substância ou de conteúdo

    Destina-se a informar os gestores para que decidam se uma política ou programa deve continuar, ser interrompida ou mudada. O foco recai sobre os resultados (eficácia) e impactos (efetividade). 

    FONTE: p. 5

  • A questão busca identificar se o candidato conhece a tipologia da avaliação de políticas públicas. Foram destacados 04 (quatro) tipos, a saber: ex post, jurídica, de resultados e de conteúdo.
    Doutrinariamente, os conceitos apresentados nos itens II, III e IV são os mais usuais quando se trata de políticas públicas. Estão, portanto, absolutamente corretos. 
    O conceito apresentado no item I está errado, visto que a avaliação ex post é um instrumento relevante para a tomada de decisões ao longo da execução da política – dizendo ao gestor o que aprimorar e, em alguns casos, como fazê-lo –, bem como para a melhor alocação de recursos entre as diferentes políticas públicas setoriais. Assim sendo, é possível identificar que a afirmativa está incorreta, visto que destaca erroneamente a fase de planejamento e quando a atividade está na fase inicial
    Gabarito do professor: Letra E.
  • Representa um projeto necessário para alcançar o objetivo final ? Isso é avaliar o resultado ? Verificar o projeto ? O resultado dele que importa , eu heim
  • Há uma equivalência improcedente entre o que é entregue pela política (outputs/bens/produtos) e as mudanças incidentes sobre as causas do problema (resultados) quando se afirma que os "os resultados, também chamados de outputs".

    Os outputs não se confundem com os outcomes de uma política, pois são mudanças observadas no curto prazo sobre indivíduos, grupos ou instituições, como resultado da intervenção realizada.