SóProvas


ID
3357997
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um empreendedor de uma padaria detectou nos balancetes que, no decorrer dos seis últimos meses, a empresa estava perdendo clientes e, consequentemente, apresentando declínio das vendas. Diante deste cenário, decidiu contratar um consultor externo, que lhe sugeriu fazer o diagnóstico estratégico da empresa, realizando o levantamento dos aspectos internos e externos à empresa, ou seja, a análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças da organização. Sobre esse diagnóstico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D) Oportunidades: análise externa das ações não controláveis pela empresa, vistas como estímulo para criação de condições favoráveis à mesma, pois estimulam a sair da zona de conforto e se deparar com táticas de ação no mercado.

    Matriz SWOT/FOFA:

    Pontos FORTES E FRACOS (observados INternamente e são controláveis) - dentro do orgão, instituição, empresa...

    OPORTUNIDADES E AMEAÇAS (observados EXternamente e NÃO são controláveis) fora do orgão, instituição, empresa..

  • Letra D

    Fatores internos: forças e fraquezas -- controláveis.

    Fatores externos: oportunidades e ameaças -- não controláveis.

  • A questão cobrou conhecimento sobre a análise SWOT (Strengths= Forças; Weakness= Fraquezas; Oportunities= Oportunidades; Threats= Ameaças) e pediu para que analisássemos as alternativas.

    ______________________ FAVORÁVEL (+) ___________ DESFAVORÁVEL (-)

    INTERNA (➡)______________ Forças______________________Fraquezas

    __

    EXTERNA (⬅)_)___________Oportunidades _______________Ameaças

    É possível realizar o diagnóstico interno e externo da organização por meio da análise SWOT (ou FOFA), em relação às seguintes variáveis:

    VARIÁVEIS INTERNAS (CONTROLÁVEIS) – DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

    ◾ FRAQUEZAS: tudo aquilo que prejudica (é negativo) a organização, mas é possível que a organização aja para melhorar. Também chamada de pontos fracos ou fragilidades organizacionais. Exemplos: infraestrutura precária, falta de foco no negócio, ausência de competências básicas, sucessão de liderança.

    FORÇAS: os pontos fortes devem ser mantidos ou incentivados pois auxiliam no alcance dos objetivos organizacionais, pois são pontos positivos. Exemplos: funcionários dedicados, recursos adequados, imagem de mercado.

    VARIÁVEIS EXTERNAS (NÃO CONTROLÁVEIS) – DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

    ◾ AMEAÇAS: Faz parte das ameaças tudo aquilo que pode prejudicar a organização, mas que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la. Exemplos: alta na alíquota dos impostos de importação, entrada de novos concorrentes, crise econômica, pandemias.

    ◾ OPORTUNIDADES: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação. Exemplos: queda de barreiras comerciais, novos mercados, diversificação.

    ANALISANDO OS ITENS:

    A) INCORRETO. Pontos fracos NÃO são externos.

    B) INCORRETO. A alternativa versou sobre “pontos fracos”.

    C) INCORRETO. Ameaças são externas e não controláveis.

    D) CORRETO. Oportunidades são variáveis externas e não controláveis. Portanto, item correto.

    E) INCORRETO. Ameaças: análise externa das ações NÃO controláveis de aspecto NEGATIVO.

    GABARITO: LETRA D.