-
Gabarito B
O resultado financeiro do exercício não deve ser confundido com o superávit ou déficit financeiro do exercício apurado no Balanço Patrimonial.
Em geral, um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. No entanto, uma variação positiva na disponibilidade do período não é sinônimo, necessariamente, de bom desempenho da gestão financeira, pois pode decorrer, por exemplo, da elevação do endividamento público. Da mesma forma, a variação negativa não significa, necessariamente, um mau desempenho, pois pode decorrer de uma redução no endividamento. Portanto, a análise deve ser feita conjuntamente com o Balanço Patrimonial, considerando os fatores mencionados e as demais variáveis orçamentárias e extraorçamentárias.
A discriminação por fonte / destinação de recurso permite evidenciar a origem e a aplicação dos recursos financeiros referentes à receita e despesa orçamentárias. MCASP 8 (pag. 424)
-
GABA b)
Balanço Financeiro:
A discriminação por fonte / destinação de recurso permite evidenciar a origem e a aplicação dos recursos financeiros referentes à receita e despesa orçamentárias.
≠
Balanço Orçamentário:
Receitas e despesas previstas VS. realizadas
-
a) FALSO: O resultado financeiro do exercício não deve ser confundido com o superávit ou déficit financeiro do exercício apurado em Balanço Patrimonial;
b) CORRETA;
c) FALSO: "Como a classificação por fonte/destinação de recursos não é padronizada para a Federação..."
d) FALSO: Sempre que a utilização de um procedimento afetar o resultado financeiro apurado neste demonstrativo, tal procedimento deverá ser evidenciado em notas explicativas
e) FALSO: As receitas orçamentárias serão apresentadas líquidas de deduções
-
COLABORANDO
BF art.103, Lei 4320/64 é MISTO:
Caixa (Rec.orçament LIQ, Ingressos extraorç, TRF recebidas, dispêndios extraorç, TRF concedidas, Sd. Inicial e Final)
Competência (Despesas orçamentárias); por isso há o lançto em Ingressos Extraorç., para "eliminar" este efeito da Competência. OK?
Bons estudos.