SóProvas


ID
3358978
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Felicidade bioquímica  

         Os biólogos sustentam que nosso mundo mental e emocional é governado por mecanismos bioquímicos definidos por milhões de anos de evolução. Como todos os outros estados mentais, nosso bem-estar não é determinado por parâmetros externos como salário, relações sociais ou direitos políticos. Em vez disso, é determinado por um complexo sistema de nervos, neurônios, sinapses e várias substâncias bioquímicas como serotonina, dopamina e oxitocina.

      Ninguém fica feliz por ganhar na loteria, comprar uma casa, obter uma promoção ou encontrar o amor verdadeiro. As pessoas ficam felizes por um único motivo: sensações agradáveis em seu corpo. Uma pessoa que acabou de ganhar na loteria e pula de alegria não está reagindo ao dinheiro; está reagindo a vários hormônios que inundam sua corrente sanguínea e à tempestade de sinais elétricos pipocando em diferentes partes de seu cérebro.

      A felicidade e a infelicidade exercem um papel na evolução somente na medida em que encorajam ou desencorajam a sobrevivência e a reprodução. Talvez não cause surpresa, então, que a evolução tenha nos moldado para sermos nem felizes demais, nem infelizes demais. Ela nos permite sentir um ímpeto momentâneo de sensações agradáveis, mas estas nunca duram para sempre. Mais cedo ou mais tarde, diminuem e dão lugar a sensações desagradáveis de carência e insatisfação. Tão logo consigamos o que desejamos, não parecemos mais felizes, isso em nada muda a nossa bioquímica. Pode estimulá-la por um breve tempo, mas voltamos ao ponto inicial de expectativa de felicidade.

(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens. Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. 38. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2018, 396-398, passim)

A verdade sustentada pelos biólogos, tal como propõe o texto, é a de que o nosso bem-estar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo o texto:  Os biólogos sustentam que nosso mundo mental e emocional é governado por mecanismos bioquímicos definidos por milhões de anos de evolução. Como todos os outros estados mentais, nosso bem-estar não é determinado por parâmetros externos como salário, relações sociais ou direitos políticos. Em vez disso, é determinado por um complexo sistema de nervos, neurônios, sinapses e várias substâncias bioquímicas como serotonina, dopamina e oxitocina [...] Uma pessoa que acabou de ganhar na loteria e pula de alegria não está reagindo ao dinheiro; está reagindo a vários hormônios que inundam sua corrente sanguínea e à tempestade de sinais elétricos pipocando em diferentes partes de seu cérebro.

    ? Ou seja, ações de substâncias bioquímicas em nosso sistema nervoso.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    Uma pessoa que acabou de ganhar na loteria e pula de alegria não está reagindo ao dinheiro; está reagindo a vários hormônios que inundam sua corrente sanguínea e à tempestade de sinais elétricos pipocando em diferentes partes de seu cérebro.

  • #Análise das alternativas com os erros marcados em negrito:

    A) independe absolutamente de qualquer fator ou evento externo ao nosso corpo.

    Incorreta. Típico caso de extrapolação, uma vez que, apesar do texto afirmar que o bem-estar não é determinado por fatores externos, não há a afirmação de independência absoluta, conforme enxerto a seguir: "Como todos os outros estados mentais, nosso bem-estar não é determinado por parâmetros externos como salário, relações sociais ou direitos políticos."

    B) é produzido aleatoriamente por neurônios cujas funções estão fora do nosso controle.

    Incorreta. O erro aqui é dizer que o bem-estar é produzido aleatoriamente, visto que foi um processo que se desenvolveu ao longo dos anos de evolução humana, conforme enxerto a seguir: "Os biólogos sustentam que nosso mundo mental e emocional é governado por mecanismos bioquímicos definidos por milhões de anos de evolução."

    C) deriva diretamente da ação de substâncias bioquímicas sobre o nosso sistema nervoso.

    Correta. A justificativa consta no trecho a seguir: "[...]nosso bem-estar não é determinado por parâmetros externos como salário, relações sociais ou direitos políticos. Em vez disso, é determinado por um complexo sistema de nervos, neurônios, sinapses e várias substâncias bioquímicas como serotonina, dopamina e oxitocina."

    D) estimula favoravelmente o funcionamento regular dos nossos nervos e neurônios.

    Incorreta. Outro caso de extrapolação, de modo que não há vestígios no texto de que o bem-estar estimula positivamente o funcionamento regular de nervos e neurônios.

    E) prescinde de fatores bioquímicos que possam nos fazer plenamente felizes.

    Incorreta. É o contrario, uma vez que "prescindir" significa "não necessita", conforme enxerto a seguir: "[...]é governado por mecanismos bioquímicos definidos por milhões de anos de evolução."

    Gabarito: item "C"

  • Sei que não tem nada a ver com a questão, mas não posso deixar de comentar aqui que, fazendo as 12 questões dessa prova ''FCC -2019- DPE-AM- ANALISTA JURÍDICO DE DEFENSORIA- CIÊNCIAS JURÍDICAS'' ,acertei as 12.

    Só eu sei o quanto peno nessa matéria que está na minha lista das 3 piores kkkkkk... pra quem tem dificuldades tbm, não desista, você ficará melhor a cada dia!

    Abraços

  • rapaz... filosofei muito sobre esse trecho do livro sapiens.. Realmente, a evolução cuidou para não nos dar felicidade permanente, pois, com isso, a nossa espécie não se motivaria para se desenvolver e evoluir. Felicidade e tristeza servem como gatilho inicial para mudarmos alguma coisa e, talvez por isso, jamais alcançaremos uma felicidade plena, nem mesmo quando aprovado num cargo de magistratura federal.

  • Discordo do gabarito: Nenhuma parte do texto afirma que as substância químicas afetam o sistema nervoso!

    ..."Em vez disso, é determinado por um complexo sistema de nervos, neurônios, sinapses E várias substâncias bioquímicas como serotonina, dopamina e oxitocina...

    ... "está reagindo a vários hormônios que inundam sua corrente sanguínea E à tempestade de sinais elétricos pipocando em diferentes partes de seu cérebro."

    Ora, em ambas as citações são utilizadas o "E" que não traduz a ideia de causa-efeito! Na alternativa as substâncias agem sobre o sistema nervoso. Onde está escrito isso no texto?

  • A resposta está no próprio título:  Felicidade bioquímica