SóProvas


ID
3359488
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal vigente estabelece, em relação ao Orçamento Público, que

Alternativas
Comentários
  • Art. 165

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

  • GABARITO: D

    Art. 165, CF. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    (...) § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. (...)

    PRAZOS:

    - PPA: envia até 31 agosto -> devolve até 22 dezembro: (DOM:DIRETRIZES/OBJETIVOS/METAS)

    - LDO: envia até 15 abril -> devolve até 17 julho: (MP:METAS/PRIORIDADES)

    - LOA: envia até 31 agosto -> devolve até 22 dezembro: (FIS:ORÇAMENTO FISCAL/ INVST.EMPS/SEGUR. SOCIAL)

    ------

    - PPA - Plano de MÉDIO prazo

    - LDO - Plano de CURTO prazo

    - LOA - Plano de CURTO prazo

    Atentar que há grandes doutrinadores, como Harisson Leite que entendem que o PPA é de longo prazo, no entanto, a CESPE e a FCC são firmes no sentido de ser de MÉDIO PRAZO.

  • a) Falso. O nome já diz tudo: Lei Orçamentária ANUAL. Conforme o princípio da anualidade, a vigência da LOA se inicia em 01 de Janeiro e vai até 31 de Dezembro do ano corrente. Ademais, seu projeto deverá ser encaminhado pelo Executivo até o dia 31 de Agosto do ano anterior, e encaminhado para sanção presidencial até o dia 22 de Dezembro (inteligência do art. 32, § 2º, III do ADCT).

    b) Falso. Referidos investimentos não podem estar dissociados do PPA. Seria uma temeridade fiscal, isso sem falar na tipificação da conduta como crime de responsabilidade, verbis: "Art. 167 da CF: § 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade".

    c) Falso. Função da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

    d) Verdadeiro. De fato, dentre os instrumentos de planejamento na Administração Pública, o Plano Plurianual é considerado como de MÉDIO PRAZO, já que possui uma duração de 04 (quatro) anos.  Nos exatos termos do art. 165, § 1º da CF, "a lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada".

    e) Falso. Os critérios serão fixados pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Previsão do art. 09º da LRF, senão vejamos: “se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os CRITÉRIOS FIXADOS PELA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.

     

    Resposta: letra "D".

    Bons estudos! :)

  • esse médio/longo prazo me da arrepios em marcar. Mas é a única correta.

  • d) Verdadeiro. De fato, dentre os instrumentos de planejamento na Administração Pública, o Plano Plurianual é considerado como de MÉDIO PRAZO, já que possui uma duração de 04 (quatro) anos

    Nos exatos termos do art. 165,

    § 1º da CF, "a lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada".

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

     

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

     

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

  • O PPA é de médio ou longo prazo?