SóProvas


ID
3359497
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é um conjunto de valores composto por fatores como crenças, pressupostos e padrões de comportamento que fundamentam uma organização e são compartilhados por seus membros. Algumas características sintetizam os aspectos básicos que formam a essência da cultura corporativa, como inovação, atenção aos detalhes, orientação aos resultados, foco nas pessoas ou equipes, agressividade e estabilidade. A orientação para os resultados é o grau em que

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

     a) as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos. -------> FOCO NAS PESSOAS OU EQUIPES

     b) os funcionários demonstram precisão, análise e atenção aos detalhes. -------> ATENÇÃO AOS DETALHES

     c) os funcionários são motivados a ser inovadores e a assumir riscos. -----------> FOCO NA INOVAÇÃO

     d) os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para o seu alcance. ------> GABARITO

     e) as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo ao invés do crescimento.--------> ESTABILIDADE 

  • De acordo com pesquisadores do assunto, existem sete características básicas que, em conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização:

    Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.

    Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

    Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.

    Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

    Orientação para as equipes: o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.

    Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.

    Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.

  • De acordo com Robbins, Orientação para resultados. O grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos produtivos.

  • Os dirigentes focam mais os resultados [O QUÊ EU QUERO] do que as técnicas e os processos empregados [COMO] para o seu alcance.

  • A alternativa correta estava tão óbvia que fiquei com medo de marcar kkkkkkkkk kkkkkkkkk

  • Lembra dos vingadores nesta hora kk:

    A orientação para os resultados é aquela em que o vilão não quer saber se vai dominar a Terra através dessa ou daquela forma; ele só quer dominar kk

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 501),

    Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização:

    1. Inovação. É o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos. 

    2. Atenção aos detalhes. É o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. 

    3. Orientação para os resultados. É o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance. 

    4. Foco na pessoa. É o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. 

    5. Foco na equipe. É o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos. 

    6. Agressividade. É o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas. 

    7. Estabilidade. É o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.