-
Gab. C
As técnicas para a previsão de demanda podem se valer de informações qualitativas e/ou quantitativas. De modo geral, podem ser agrupadas em três categorias principais, a saber:
Predileção: neste caso, a previsão é feita mediante informações qualitativas, tais como pesquisas de opinião, informações prestadas por funcionários experientes etc.
Explicação: há a correlação entre o comportamento da demanda em período recentes com outra variável quantitativa de evolução conhecida. Por exemplo, pode-se traçar um paralelo entre a evolução da demanda e o incremento do número de clientes internos/externos da organização, o número de contratos firmados etc.
Projeção: é uma técnica quantitativa, que prima unicamente pelo tratamento de dados de uma série histórica de consumo, de forma a obter a previsão para períodos subsequentes.
-
Dica de memorização:
Lembre-se, são duas quantitativas e uma qualitativa...
Associa a qualitativa com a palavra "excêntrica"... ou seja: Predileção é mais incomum,então é a qualitativa...
Explicação e Projeção são palavras mais comuns, logo são quantitativas...
-
GABARITO: LETRA C
▶ Projeção: Acredita que o passado se repete (ou se mantém as mesmas tendências) - históricos de consumo, etc.
▶ Explicação: Procura explicar o comportamento das vendas por meio de outras variáveis que as afetam e que são conhecidas ou previsíveis.
▶ Predileção ou Opinião: Opiniões de compradores,almoxarifes,vendedores, gerentes, consumidores, e usuários diretos dos materiais, pesquisas de mercado.
⇉ CASA DO CONCURSEIRO.
-
Cuidado com a palavra exclusivamente, pois geralmente torna a questão incorreta.
-
LETRA C
TÉCNICAS DE PREVISÃO DE CONSUMO:
EXPLICAÇÃO:
-TÉCNICA QUANTITATIVA.
-BUSCA RELACIONAR AS VENDAS DO PASSADO COM VARIÁVEIS DISTINTAS DO PERÍODO ANTERIOR, MAS COM EVOLUÇÃO CONHECIDA OU PREVISÍVEL.
PROJEÇÃO:
-TÉCNICA QUANTITATIVA.
-USA VENDAS DO PASSADO E ESTIMA QUE ELAS SE COMPORTARÃO DE FORMA SIMILAR NO FUTURO.
PREDILEÇÃO:
-TÉCNICA QUALITATIVA.
-DEPENDE DO CONHECIMENTO DE ALGUMAS PESSOAS ESPECÍFICAS E SUA EXPERIÊNCIA.
OBS: A PROJEÇÃO É QUE ADMITE QUE O FUTURO SERÁ REPETIÇÃO DO PASSADO.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.
-
letra c a correta.. projeção> quantitativa> o consumo futuro será repetição do passado.
-
Eu pensei que o passado só servisse de base, por isso que não marquei a C.
-
GABARITO: LETRA C
A previsão de consumo pode-se dar por diversas regras, como: a projeção, a explicação e a predileção:
Na projeção, o pensamento utilizado é o de que a quantidade consumida no passado permanecerá a mesma constantemente. Logo, se, durante doze meses, o consumo aumentou 20% (vinte por cento), deveríamos aumentar a quantidade de materiais em 20% para o período seguinte.
Na explicação, acumulam-se fatores diversos ao consumo do período, como a variação do Produto Interno Bruto. Para realizar esse acúmulo, são aplicadas técnicas de correlação e de regressão. É uma técnica quantitativa, portanto.
Finalmente, na predileção, observa-se a previsão de consumo de forma mais subjetiva (ou qualitativa). Nessa regra, os funcionários especialistas e os Analistas do mercado consumidor são ouvidos. Eles expõem suas percepções sobre a inclinação do consumo nos negócios.
FONTE: Administração De Recursos Materiais Para Concursos: Teoria e 370 Questões de Concursos Comentadas – Rodrigo Rennó.
-
a logística está correta
não compete que seje reversa
-
GAB. LETRA C
PROJEÇÃO - admite que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo. PS: quanto maior o horizonte de projeção, menor será sua precisão. Técnica de previsão de aspecto quantitativo.
B) é a ''PREDILEÇÃO''. PALAVRAS-CHAVES: funcionários experientes
D) é a ''EXPLICAÇÃO'', ela usa regressão e também correlação
-
Projeção = admite-se que o futuro será uma repetição do passado, ou, ainda , que o consumo (as vendas) sofrerão um acréscimo com o tempo.
A natureza da técnica é quantitativa.
Gabarito C
-
Letra C
Na projeção, o pensamento utilizado é o de que a quantidade consumida no passado
permanecerá a mesma constantemente.