-
Os sistemas de bancos de dados normlamente também aceitam transações ou unidades lógicas de trabalho. Uma vantagem das transações é que elas têm garantia de ser atômicas - tudo ou nada - mesmo que o sistema venha a falhar no meio de sua execução.
Fonte:
Introdução a sistemas de bancos de dados
Por C. J. Date pg 25
-
GABARITO: LETRA E
Em sistemas de bancos de dados damos o nome de Transação a um conjunto de uma ou mais operações que compõem uma única tarefa ou unidade lógica de trabalho a ser executada.
Fonte: http://www.bosontreinamentos.com.br/bancos-de-dados/conceitos-de-bancos-de-dados-o-que-e-uma-transacao/
-
LETRA E
Definições:
A) Entidade: Uma entidade é uma representação de um conjunto de informações sobre determinado conceito do sistema. Toda entidade possui atributos, que são as informações que referenciam a entidade.
B) Ocorrências: em si ocorrência seria a "ocorrência de determinado dado em uma tabela", ou seja, no meu entendimento é a ocorrência do dado em sí.
C) Registros: um registro - também chamado de linha - representa um único item implícito de dados estruturados em uma tabela.
D) Tabelas: são objetos de banco de dados que contêm todos os dados.
E) Transações: uma transação simboliza uma unidade de trabalho executada dentro de um sistema de gerenciamento de banco de dados, sobre um banco de dados, e tratada de maneira coerente e confiável, independente de outras transações. Uma transação geralmente representa qualquer alteração em um banco de dados.
-
Uma transação é uma unidade lógica de trabalho que executa um conjunto de operações no banco de dados. Essas operações podem inserir, remover, modificar ou recuperar dados nas tabelas. Ao final da transação, é possível confirmar as alterações realizadas (através do comando COMMIT) ou descartar as alterações (comando ROLLBACK).
Estratégia Concursos
-
A questão exige do candidato conhecimentos conceituais acerca de um sistema de banco de dados.
De acordo com ORACLE (2020), "um
banco de dados é uma coleção organizada de informações - ou dados - estruturadas, normalmente armazenadas eletronicamente em um sistema de computador. Um banco de dados é geralmente controlado por um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGDB). Juntos, os dados e o SGDB, juntamente com os aplicativos associados a eles, são chamados de sistema de banco de dados, geralmente abreviados para apenas banco de dados" (grifou-se).
A figura abaixo ilustra, simplificadamente, um ambiente de sistema de banco de dados:
Fonte: ELMASRI e NAVATHE (2011, p. 4)
Vamos então para análise das alternativas
A) INCORRETA. Conforme DATE (2004), o termo Entidade, no contexto de banco de dados, é usado para indicar qualquer objeto distinguível que deva ser representado no banco de dados. Já ELMASRI e NAVATHE (2011, p. 20) definem entidade como a representação um objeto ou conceito do mundo real, que é descrito no banco de dados.
B) INCORRETA. Para melhor entendimento do que significa "ocorrências" no contexto de um Banco de Dados (BD), transcrevem-se abaixo explicações retiradas de dois livros de referências sobre BD.
Para DATE (2014):
"Um campo armazenado é, informalmente, a menor unidade de dados armazenados. O banco de dados conterá muitas ocorrências (ou instâncias) de cada um dos vários tipos de campos armazenados em um banco de dados armazenados" (grifou-se).
De acordo com ELMASRI e NAVATHE (2011, p. 21)[1]:
"Os dados no banco de dados em determinado momento no tempo são chamados de estado ou instante do banco de dados. Também são chamados de conjunto atual de ocorrências ou instâncias no banco de dados.(...) Muitos estados de banco de dados podem ser construídos para corresponder a um esquema de banco de dados em particular. Toda vez que inserimos ou excluímos um registro ou alteramos o valor de um item de dados em um registro, mudamos de um estado do banco de dados para outro." (grifou-se)
C) INCORRETA. De acordo com DATE (2014) [2], "um registro armazenado é uma coleção de campos armazenados, relacionados entre si".
Em linguagem mais simples, tomando como exemplo um banco de dados relacional, cada registro (linha) em uma tabela representa um conjunto de dados relacionados. (WIKIPEDIA, 2020) [3].
Vejamos a imagem abaixo:
Fonte: elaboração própria
No exemplo acima, teríamos uma tabela PESSOA, com três colunas "Nome Completo", "CPF" e "Data Nascimento". Essa tabela possui três registros (linhas). Frisa-se que, no contexto de banco de dados relacionais, as linhas de uma tabela também são chamadas de Tuplas.
D) INCORRETA. De acordo com a definição dada pela Microsoft [4], Tabelas "são objetos de banco de dados que contêm todos os dados em um banco de dados. Nas tabelas, os dados são organizados de maneira lógica em um formato de linha e coluna semelhante ao de uma planilha. Cada linha representa um registro exclusivo e cada coluna representa um campo no registro." (grifou-se)
E) CORRETA. Conforme DATE (2014), "uma transação é uma unidade lógica de trabalho, normalmente envolvendo diversas operações sobre bancos de dados" (grifou-se).
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
REFERÊNCIAS: [1] ELMASRI, R.;NAVATHE, S.B Sistemas de banco de dados. 6.ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011. [2] DATE, C. J. Introdução a sistemas de bancos de dados. Tradução Daniel Vieira. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004; [3]. WIKIPEDIA. Registro (banco de dados). Disponível em: site da wikipedia na língua portuguesa. Acesso em 16/7/2020; [4] Microsoft. SQL SERVER 2019 - Tabelas. Disponível em: site oficial da Microsoft, na seção referente ao SQL Server 2019. Acesso em: 16/7/2020.
-
Gabarito: Alternativa E
Transação é um programa em execução ou um processo que inclui um ou mais acessos ao banco de dados, que efetuam leitura ou atualizações de seus registros.
De acordo com o Wikipedia, “transação é um conjunto de procedimento, executados num banco de dados, que o usuário percebe como uma única ação.”
-
GABARITO ERRADO!
Transações são um conjunto de várias operações em um BD que pode ser visto pelo usuário como uma única unidade.
Exemplo: A transferência de fundos de uma conta corrente pra uma conta poupança é uma operação única do ponto de vista do cliente, porém, dentro do sistemas de banco de dados, ela envolve várias operações.
É essencial que todo o conjunto de operações seja concluído, ou que, no caso de uma falha, nenhuma delas ocorra (princípio da atomicidade).
Essas operações, que formam uma única unidade lógica de trabalho, são chamadas de transações.
.
.
NAVATHE, 4ª EDIÇÃO.
-
Unidades lógicas = Transações.
Representadas pelo mnemônico: ACID
A
C
I
D
-
GAB E
Uma transação é um programa em execução ou processo que inclui um ou mais acessos ou operações de banco de dados, como fazer a leitura do banco de dados ou inserir, excluir e atualizar dados. Dito de outro modo, uma transação é uma unidade lógica de trabalho que executa um conjunto de operações em um banco de dados. As transações devem possuir quatro propriedades ou princípios básicos, chamadas propriedades ACID, que devem ser impostas pelos métodos de controle de concorrência e recuperação do SGBD.
PROF: RAMON SOUZA - Estratégia.
-
As unidades lógicas de trabalho são as transações. Ao falar em unidade lógica estamos nos referindo ao conjunto de operações que podem ser realizadas em um banco de dados.
a) Incorreto: entidade é um conjunto de objetos em uma realidade modelada. Exemplo: pessoa, departamento, etc.
b) Incorreto: ocorrência ou instância representa um objeto em particular de uma entidade. Exemplo: João, Marketing, etc.
c) Incorreto: registros são as linhas ou tuplas de uma tabela.
d) Incorreto: tabela ou relação é a estrutura chave do modelo relacional, servindo para representar os dados e relacionamentos entre esses dados.
e) Correto: transação é um programa em execução ou processo que inclui um ou mais acessos ou operações de banco de dados, como fazer a leitura do banco de dados ou inserir, excluir e atualizar dados.
Gabarito: Letra E.
-
Segundo C. J. Date
Uma transação é uma unidade lógica de trabalho (mais precisamente, uma unidade lógica de trabalho de banco de dados), em geral envolvendo diversas operações de banco de dados – em particular, várias operações de atualização.
FONTE: Livro Introdução a Sistemas de Banco de Dados
-
(a) Errado. Esse é um conceito associado ao modelo entidade-relacionamento. As entidades representam as "coisas" do mundo real que queremos modelar. Por exemplo: uma loja pode ter o interesse de armazenar informações dos seus clientes e dos seus produtos. Cliente e Produto são entidades do modelo; (b) Errado. Uma ocorrência é uma linha da tabela (também chamada de registro); (c) Errado. Um registro é uma linha da tabela (também chamado de ocorrência); (d) Errado. As tabelas são estruturas compostas por linhas e colunas. São utilizadas para armazenar dados nos bancos relacionais; (e) Correto. Uma transação é uma unidade lógica de trabalho que executa um conjunto de operações no banco de dados. Essas operações podem inserir, remover, modificar ou recuperar dados nas tabelas. Ao final da transação, é possível confirmar as alterações realizadas (COMMIT) ou descartar as alterações (ROLLBACK). Gabarito: Letra E