-
D)
Segundo o secretário de Gestão do MPOG, Marcelo Moraes (2008), é imprescindível orientar a ação do Estado para resultados, tendo como foco o cidadão, e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade do gasto público.
O TCU também vem incentivando a utilização do planejamento estratégico, do Balanced Scorecard e do mapa estratégico – com indicadores de desempenho – por todas as entidades públicas, em nível Federal, Estadual e Municipal, como forma de se obter melhores resultados na utilização dos recursos públicos.
Independente do modelo de administração por resultados adotado, o planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa amparada numa visão de longo prazo (leia o capitulo específico sobre planejamento estratégico). O planejamento estratégico, no contexto da administração por resultados, necessita como suporte um adequado sistema de informação gerencial, capaz de medir com precisão os resultados alcançados. Em qualquer modelo de gestão por resultados, deverá ser definida a missão, a visão, os objetivos, as metas e os indicadores. Deverá ainda ser monitorada a execução e avaliados os resultados alcançados, comparando-os com aqueles estabelecidos previamente, utilizando o feedback para identificar a necessidade de ajustes na atuação administrativa/governamental.
Embora no Brasil a gestão por resultados esteja centrada nos “programas” do PPA, a literatura aponta três modelos de gestão a orientar as ações em direção aos resultados: sistema orçamentário orientado para resultados; administração por objetivos e gestão pela qualidade (já abordada no Capítulo 9), aos quais acrescentamos o contrato de gestão.
-
foco principal é no
atendimento das necessidades do cliente-cidadão
-
Gab: D
A) ERRADA > universalismo de procedimentos administrativos >> característica da burocratização;
B) ERRADA > controle ex-ante de processos de gestão >> característica da burocracia, no gerencialismo o controle é posterior;
C) ERRADA > aversão estratégica a riscos e parcerias >> pelo contrário, há um incentivo, principalmente em relação às parcerias;
D) CORRETA > atendimento das necessidades do cliente-cidadão >> gabarito >> o cidadão é equiparado à cliente e por isso o foco é na satisfação de sua necessidade, ou seja, o foco é no resultado;
E) ERRADA > foco nos inputs e ferramentas de auditoria >> na verdade o foco nos outputs.
-
Gestão por resultados na produção de serviços públicos está associada ao PSO, portanto o gabarito é a letra D de dado.
-
-
A questão trata sobre o Público Service Orientation – PSO
O PSO inclui a participação do cidadão e da sociedade nas decisões públicas.
Nesse estágio mais atual, o termo Cliente – embora ainda utilizado – fica em segundo plano, e o termo cidadão ganha força. Aqui, a maneira de perceber o cidadão completa seu ciclo: migrou de financiador para destinatário das ações do Estado, e nesse estágio compreendesse que ele é algo maior – é o titular da coisa pública.
Aqui vai um resumo da evolução do modelo de administração pública gerencial:
•Managerism(gerencialismo puro) ____consumerism(consumidor)____Public Service Orientation
•Eficiência e redução de custos___foco no cliente e qualidade___Cidadania, accountability,equidade
• Taxpayers(contribuintes)___clientes/consumidores___cidadãos
Fonte: Administração Pública para concursos
Augustinho Paludo
GABA d
-
LETRA D
-
A) ERRADA universalismo de procedimentos administrativos (característica da burocratização)
B) ERRADA controle ex-ante de processos de gestão ( característica da burocracia)
C) ERRADA aversão estratégica a riscos e parcerias ( pelo contrário, há um incentivo, principalmente em relação às parcerias)
D) CORRETA atendimento das necessidades do cliente-cidadão (o cidadão é equiparado à cliente e por isso o foco é na satisfação de sua necessidade, ou seja, o foco é no resultado)
E) ERRADA foco nos inputs e ferramentas de auditoria ( na verdade o foco nos outputs.)
-
HOJE, a administração deve se preocupar com a satisfação do cliente (povo) e ter as suas necessidades como base para a formulação de políticas públicas.
-
gab d
foco no resultado no gerencialismo
-
A) universalismo de procedimentos administrativos
= característica do modelo burocrático (padronização)
B) controle ex-ante de processos de gestão
= característica do modelo burocrático
C) aversão estratégica a riscos e parcerias
= parcerias é uma característica, mas aversão a riscos não.
D) atendimento das necessidades do cliente-cidadão
= característica do modelo gerencial
E) foco nos inputs e ferramentas de auditoria
= no gerencialismo, o foco é nos outputs; nas saídas.
Gabarito: letra D