SóProvas


ID
3360082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

À luz da NBC TG 16 (R2), que estabelece o tratamento contábil para os estoques, assinale a opção correta, acercado reconhecimento, da mensuração e do registro dos estoques.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    NBC TG 16 (R2) – ESTOQUES

    [...]

    38 - O valor do estoque baixado, reconhecido como despesa durante o período, o qual é denominado frequentemente como custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos, consiste nos custos que estavam incluídos na mensuração do estoque que agora é vendido. Os custos indiretos de produção eventualmente não-alocados aos produtos e os valores anormais de custos de produção devem ser reconhecidos como despesa do período em que ocorrem, sem transitar pelos estoques, dentro desse mesmo grupo, mas de forma identificada.

  • Erros das demais

    B - ALTERNATIVA ERRADA. De acordo com o Pronunciamento Contábil CPC 16, o valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.

    38. O valor do estoque baixado, reconhecido como despesa durante o período, o qual é denominado frequentemente como custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos, consiste nos custos que estavam incluídos na mensuração do estoque que agora é vendido. Os custos indiretos de produção eventualmente não-alocados aos produtos e os valores anormais de custos de produção devem ser reconhecidos como despesa do período em que ocorrem, sem transitar pelos estoques, dentro desse mesmo grupo, mas de forma identificada. As circunstâncias da entidade também podem admitir a inclusão de outros valores, tais como custos de distribuição, se eles adicionarem valor aos produtos; por exemplo, uma mercadoria tem valor de venda maior na prateleira do supermercado do que no depósito de distribuição dessa entidade; assim, o custo do transporte do centro de distribuição à loja de venda deve ser considerado como parte integrante do custo de colocar o estoque em condições de venda; consequentemente, deve afetar o custo da mercadoria.

    C - ALTERNATIVA ERRADA. Conforme visto na assertiva anterior (letra "b"), o custo dos estoques deve incluir todos os valores necessários para trazê-los a seu local e condição atuais, e isto engloba valores de transporte, seguro e de rastreamento. Nossa questão está incorreta, portanto.

    D - ALTERNATIVA ERRADA.

    22. O método de varejo é muitas vezes usado no setor de varejo para mensurar estoques de grande quantidade de itens que mudam rapidamente, itens que têm margens semelhantes e para os quais não é praticável usar outros métodos de custeio. O custo do estoque deve ser determinado pela redução do seu preço de venda na percentagem apropriada da margem bruta. A percentagem usada deve levar em consideração o estoque que tenha tido seu preço de venda reduzido abaixo do preço de venda original. É usada muitas vezes umapercentagem média para cada departamento de varejo.

    D - ALTERNATIVA ERRADA. Custos de transformação de estoques não incluem somente os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta, mas também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados, em consonância com o item 12 do Pronunciamento.

    FONTE: TEC concursos

  • Durante a pandemia, os custos indiretos fixos devem ser reconhecidos como despesas, respeitando o princípio da competência.

  • O método de varejo é muitas vezes usado no setor de varejo para mensurar estoques de grande quantidade de itens que mudam rapidamente, itens que têm margens semelhantes e para os quais não é praticável usar outros métodos de custeio. O custo do estoque deve ser determinado pela redução do seu preço de venda na percentagem apropriada da margem bruta.

  • Dica de mensuração dos estoques.

    https://youtu.be/ek-8N0n9cRU

  • Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa: materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);

    Sendo assim, devem ser reconhecidos como despesa do período em que ocorrem, sem transitar pelos estoques.

  • Questão difícil do cacete.

    Alocação dos custos: Capacidade normal de produção Traduzindo para a o português o que a norma quer nos dizer é que se tivemos operando abaixo da capacidade produtiva, por exemplo, e a empresa estiver mantendo os mesmos custos fixos, o empresa teria um custo unitário de produção superavaliado. Nesse caso devemos usar a proporcionalidade para encontrar quanto seria o custo fixo proporcional e o valor restante do custo seria lançado como despesa no resultado. Ex: Produção normal: 100.000 unidades Custo fixo: 50.000,00 Produção realizada de 50% abaixo do normal: Produção: 50.000,00 Custo fixo: 25.000,00 Despesa de operação ociosa: 25.000,00

  • GABARITO A

    Entra nos custos de aquisição dos estoques:

    preço de compra

    impostos de importação

    outros tributos (exceto os tributos recuperáveis)

    custo de transporte (frete)

    seguro, manuseio

    outros custos atribuíveis à aquisição

    NÃO inclui no custo dos estoques:

    valor anormal de desperdício de materiais, m~´ao-de-obra ou outros insumos de proteção

    gastos com armazenamento, a menos que sejam necessários ao processo produtivo entre uma e outra fase de produção

    despesas administrativass que não contribuem para trazer o estoque ao seu local e condições atuais.

  • lê e marca no teu coração

    DE ACORDO COM O CPC 16 (R1) - ESTOQUES, TEMOS:

    9. Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

    O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.

    O próprio CPC 16 afirma que o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda. E isso basta pra resolver as questões.

    O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.

    Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. 

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
  • ERROS

    a) Os custos indiretos de produção que porventura não tenham sido alocados aos produtos devem ser reconhecidos como despesa do período em que ocorrem, de maneira identificada e sem transitar pelos estoques. (CERTO)

    b) O custo do transporte do centro de distribuição à loja de venda não pode ser considerado como parte integrante do custo do estoque.

    c) O valor pago destacadamente para rastreamento de mercadoria adquirida não pode ser incorporado ao custo dos estoques transportados.

    d) Se adotado o método de varejo para mensuração de estoques, será considerada a margem líquida, para que o valor de custo seja reconfigurado para situações em que outro método não possa ser utilizado.

    e) Os custos de transformação de estoques restringem-se aos custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta.

  • Questão que requer conhecimento da NBC TG 16 (R2) – Estoques, ou de conhecimentos básicos de contabilidade de custos.

    O item 38 da NBC TG 16 dispõe o seguinte:

    38. O valor do estoque baixado, reconhecido como despesa durante o período, o qual é denominado frequentemente como custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos, consiste nos custos que estavam incluídos na mensuração do estoque que agora é vendido. Os custos indiretos de produção eventualmente não-alocados aos produtos e os valores anormais de custos de produção devem ser reconhecidos como despesa do período em que ocorrem, sem transitar pelos estoques, dentro desse mesmo grupo, mas de forma identificada. As circunstâncias da entidade também podem admitir a inclusão de outros valores, tais como custos de distribuição, se eles adicionarem valor aos produtos; por exemplo, uma mercadoria tem valor de venda maior na prateleira do supermercado do que no depósito de distribuição dessa entidade; assim, o custo do transporte do centro de distribuição à loja de venda deve ser considerado como parte integrante do custo de colocar o estoque em condições de venda; consequentemente, deve afetar o custo da mercadoria.


    Na redação do item acima identificamos o nosso gabarito: Custos indiretos não alocados eventualmente aos produtos devem ser reconhecidos como despesa do período, sem transitar pelos estoques, dentro desse mesmo grupo, mas de forma identificada.

    O trecho sublinhado refere-se ao item B, que está errado, uma vez que afirma o contrário do que está na norma. Considerando, ainda o disposto, identificamos o erro do item C, pois todos esses custos, a fim de colocar a mercadoria a disposição deve afetar o custo desta.

    Sobre o item D, o item 22 da NBC TG dispõe quanto ao método de varejo muitas vezes usado no setor varejista para mensurar estoques de grande quantidade de itens que mudam rapidamente, itens que têm margens semelhantes e para os quais não é praticável usar outros métodos de custeio, que neste caso, o custo do estoque deve ser determinado pela redução do seu preço de venda na percentagem apropriada da margem bruta. A percentagem usada deve levar em consideração o estoque que tenha tido seu preço de venda reduzido abaixo do preço de venda original. É usada muitas vezes uma percentagem média para cada departamento de varejo.

    Quanto ao item E, o item 12 na NBC TG diz que os “custos de transformação de estoques incluem [mas não se restringem] os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados.


    Gabarito do Professo: Item A.