SóProvas


ID
3360088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 25 — Provisões,Passivos Contingentes e Ativos Contingentes —, o procedimento contábil a ser adotado em relação ao reconhecimento contábil de ativos contingentes é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

  • Ativo contingente, segundo o CPC 25, é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    Lembre-se de que a entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    Apesar de não ser reconhecido no Balanço Patrimonial, o ativo contingente é divulgado em Notas Explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.

    Com isso, correta a alternativa B. 

  • GABARITO LETRA B

    Reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial somente quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa, ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.

  • MCASP pg 264

  • O ativo contingente, quando é ativo, não é contingente.

    Doideira.

  • Gabarito: B

    "Os ativos contingentes não devem ser reconhecidos em contas patrimoniais, uma vez que podem resultar no reconhecimento de receitas que nunca virão a ser realizadas. No entanto, quando uma entrada de recursos for considerada provável, eles deverão ser registrados em contas de controle do PCASP e divulgados em notas explicativas.

    Os ativos contingentes deverão ser reavaliados continuamente para assegurar que os reflexos de sua evolução sejam adequadamente apresentados nas demonstrações contábeis. Se ocorrer algum evento que torne praticamente certo que uma entrada de benefícios econômicos ou potencial de serviços surgirá,e desde que o valor do ativo possa ser mensurado corretamente, o ativo e a variação patrimonial aumentativa relacionada deverão ser reconhecidas nas demonstrações contábeis do período em que ocorrer a mudança na probabilidade."

    MCASP - Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Ativos Contigentes, página 257

  • por isso que nosso amigo saudoso Lopes de Sá não batia muito com estas idéias Doidas ou seriam doídas ??

  • Gabarito B

    CPC 25, item 33

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

  • Se praticamente certa - contabilizo e divulgo Se provável - não contabilizo e divulgo Se Possível ou Remota - não contabilizo e não divulgo
  • Quanto ao erro da alternativa C:

    Diferentemente do que acontece com o passivo contingente, nós não devemos divulgar o ativo contingente em nota explicativa quando ele for possível, mas sim, quando a possibilidade for considerada provável!

    Tal fato, deve-se a prudência clássica que contabilidade requer com seus ganhos em potencial.

    Em resumo:

    Passivo contingente -> possível

    Ativo contingente -> Provável

  • A questão trata do pronunciamento técnico CPC 25 – Provisão, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.

    Julgaremos as opções, com base nos itens correspondentes do pronunciamento.

    Letra A.

    31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente;

    34. O ativo contingente é divulgado, como exigido pelo item 89, quando for provável a entrada de benefícios econômicos.

    Afirmativa errada, pois o ativo contingente não deve ser reconhecido (registrado contabilmente) e no caso da opção, o CPC indica sua divulgação.

    ERRADA

    Letra B.

    33. Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    Vejam que o enunciado da letra B harmoniza com o item 33, do pronunciamento. Tornando a opção CORRETA.

    Letra C.

    Esta opção pode ser respondida com a tabela abaixo extraída do apêndice A, do pronunciamento CPC 25.

    São caracterizados em situações nas quais, como resultado de eventos passados, há um ativo possível cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    A entrada de benefícios econômicos é praticamente certa.

    A entrada de benefícios econômicos é provável, mas não praticamente certa.

    A entrada não é provável.

    O ativo não é contingente (item 33).

    Nenhum ativo é reconhecido (item 31).

    Nenhum ativo é reconhecido (item 31).

    Divulgação é exigida (item 89).

     Nenhuma divulgação é exigida (item 89).

    Como no enunciado da questão, o examinador diz que o ativo contingente será divulgado quando for possível a sua ocorrência, a afirmativa está ERRADA, haja vista que a divulgação é só para ativos contingentes em que os benefícios econômicos sejam prováveis.

    Letra D.

    O item 31, do CPC, citado na letra A, já é suficiente para demonstrar que a afirmativa está ERRADA.

    Letra E.

    A tabela utilizada para responder a letra C, serve de base para afirmarmos que a opção está INCORRETA

    Gabarito do professor: Letra B.
  • O resumo da SUSANA é muito show,parabéns pelo seu trabalho e constante atuação e contribuição aqui no grupo.

  • macete - memória visual

    certo(deixa de ser contingência)

    -----------------------

    - só realiza notas explicativas

    poSSível...............provável

    paSSivo................ ativo

    ------------------------

    - contabiliza no balanço

    poSSível..............provável

    ...........................paSSivo.................ativo

  • Letra b.

    O ativo contingente não é registrado no BP, normalmente é divulgado em notas explicativas. O não reconhecimento se dá porque pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado no BP.

  • CPC 25.

    Item 33

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

  • ATIVO CONTINGENTE: Ativo possível, que resulta de acontecimentos passados e cuja realização será confirmada apenas pela ocorrência, ou não, de um ou mais acontecimentos futuros incertos, não totalmente sob controle da entidade.

    # Como um adjetivo, contingente qualifica algo que pode ou não pode acontecer, que é duvidoso e que ocorre de modo casual ou acidental.

    Exemplo: Imagine que a empresa está com um processo de danos civis em andamento. Além disso, o processo está pedindo um valor de indenização de R$ 10.000 por danos materiais.

    O dinheiro é certo ? não

    Se ganhar, o que acontece? O dinheiro, provavelmente, vai integralizar o CAIXA da empresa, que é uma conta do ativo

  • B reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial somente quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa, ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.

    Correto : ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis até que a realização de ganho seja praticamente certa, hipótese na qual deixaremos de caracterizá-lo como contingente. Ou seja, quando for praticamente certo, ele será um ativo e não um ativo contingente, por isso esse benefício deverá ser reconhecido no Balanço patrimonial.  

    C não reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial, mas divulgá-lo em notas explicativas quando for possível que esse ativo venha a gerar benefícios econômicos futuros para a empresa que detém o seu controle. 

    Errado, a entidade não contabilizará o ativo contingente e deverá divulgá-lo em notas explicativas quando for Provável, mas não praticamente certa. 

    Não é ser POSSÍVEL que o ativo venha a realizar benefícios econômicos, mas sim PROVÁVEL.

  • ATIVO

    -> praticamente certo = ativo normal, será reconhecido no BP

    -> provável = ativo contingente, não reconhece no BP, é divulgado em NE (Nota Explicativa)

    -> possível ou remoto = não é reconhecido nem divulgado

    PASSIVO

    -> provável = provisão passiva, será reconhecido no BP e divulgado em NE

    -> possível = passivo contingente, não reconhece no BP, é divulgado em NE

    -> remoto = não é reconhecido nem divulgado

  • Esse negócio é muito fácil de confundir com provisões e passivos contigentes mas é só lembra que o ativo contigente nem mesmo quando ele for provável ele não será reconhecido, apenas quando for praticamente certo.
  • LETRA "B"

    Contabilidade é tenso viu..

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    ATIVOS CONTINGENTES:

    1) Ativos Contingentes NÃO são RECONHECIDOS na contabilidade:

    (CESPE/TCE-RO/2013) Ativos contingentes devem ser reconhecidos na contabilidade sempre que for possível a entrada de benefícios futuros para a empresa. Desse modo, a contrapartida do reconhecimento desses ativos deve ocorrer em uma conta de receita.(ERRADO)

    (CESPE/FUB/2018) Os ativos contingentes não devem ser objeto de reconhecimento pela contabilidade.(CERTO)

    (CESPE/Telebrás/2015) O ativo contingente NÃO deve ser RECONHECIDO no balanço patrimonial da entidade, pois, entre outros motivos, não é um evento totalmente sob o controle da empresa.(CERTO)

    2) Surgem normalmente de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos:

    (CESPE/SUFRAMA/2014) De acordo com as definições do CPC, um ativo contingente surge de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos para a entidade.(CERTO)

    3) Não são reconhecidos nas demonstrações contábeis. Porém, quando a realização do ganho se torna praticamente certa, ele deixa de ser ativo contingente, passa a ser um ativo, e nesse caso o reconhecimento é adequado.

    (CESPE/BACEN/2013) Os ativos contingentes devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis quando for possível a realização de uma estimativa confiável do valor.(ERRADO)

    (CESPE/PC-PE/2016) Se um ingresso de benefícios econômicos for praticamente certo, um ativo contingente deverá ser reconhecido.(ERRADO)

    (CESPE/TJ-PA/2020) De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 25 — Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes —, o procedimento contábil a ser adotado em relação ao reconhecimento contábil de ativos contingentes é: reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial SOMENTE quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa, ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.(CERTO)

    4) É divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos:

    (CESPE/PC-PE/2016) Caso uma entrada de benefício econômico não seja provável, nenhum ativo deverá ser reconhecido ou divulgado.(CERTO)

    *(CFC/2013) O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.(CERTO)

    Gabarito: Alternativa B.

    "Tudo é capaz de recomeçar, até mesmo nossa vida. Cada dia uma nova chance para recomeçar melhor do que antes."

  • O ativo contingente como regra geral não é contabilizado nas Demonstrações Contábeis, e deve ser esclarecido nas notas explicativas. Contudo, quando há a probabilidade "certa" de entrada de benefícios econômicos, ele deve ser reconhecido no BP. Ele passa a ser gente reconhecida!kk

  • GABARITO LETRA B

    CPC 25

    33. Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado DICA!

    -------------------------------------------------

    --- > Regra do ativo contingente: (Não registra no BP e apenas divulga em NE)

    --- > Exceção do ativo contingente: O ativo contingente quando tiver a entrada praticamente certa é considerado ativo. (registra no BP e divulga em NE)

  • Qual o erro da alternativa C?

  • Passivo contingente -> Possível -> Não contabiliza e Divulga em Notas Explicativas

    Ativo contingente -> Provável -> Não contabiliza e Divulga em Notas Explicativas

  • CUIDADO!

    No caso do ativo contingente a prudência deve ser maior, logo:

    Passivo contingente -> possível

    Enquanto que:

    Ativo contingente -> Provável

    Reconhecimento no balanço somente quando for praticamente CERTO, quando deixa de ser um ativo contingente. (CPC 25)

  • GABARITO LETRA B

    CPC 25

    33. Os ativos contingentes NÃO SÃO RECONHECIDOS nas demonstrações contábeis...

    ... uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado.

    Porém, quando a realização do ganho é praticamente CERTAentão o ativo relacionado NÃO É UM ATIVO CONTINGENTE e o seu reconhecimento é ADEQUADO, POIS PASSOU A SER ATIVO 

    - Regra do ATIVOS CONTINGENTES: NÃO SÃO RECONHECIDOS (Não registra no BP e apenas divulga em NE)

    Exceção:  O ativo contingente quando tiver a entrada PRATICAMENTE CERTA é CONSIDERADO ATIVO (registra no BP e divulga em NE)

    (CESPE/TCE-RO/2013) Ativos contingentes devem ser reconhecidos na contabilidade sempre que for possível a entrada de benefícios futuros para a empresa. Desse modo, a contrapartida do reconhecimento desses ativos deve ocorrer em uma conta de receita.(ERRADO)

    (CESPE/FUB/2018) Os ativos contingentes não devem ser objeto de reconhecimento pela contabilidade.(CERTO)

    (CESPE/Telebrás/2015) O ativo contingente NÃO deve ser RECONHECIDO no balanço patrimonial da entidade, pois, entre outros motivos, não é um evento totalmente sob o controle da empresa.(CERTO)

    2) Surgem normalmente de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos:

    (CESPE/SUFRAMA/2014) De acordo com as definições do CPC, um ativo contingente surge de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos para a entidade.(CERTO)

    3) Não são reconhecidos nas demonstrações contábeis. Porém, quando a realização do ganho se torna praticamente certa, ele deixa de ser ativo contingentepassa a ser um ativo, e nesse caso o reconhecimento é adequado.

    (CESPE/BACEN/2013) Os ativos contingentes devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis quando for possível a realização de uma estimativa confiável do valor.(ERRADO)

    (CESPE/PC-PE/2016) Se um ingresso de benefícios econômicos for praticamente certo, um ativo contingente deverá ser reconhecido.(ERRADO)

    (CESPE/TJ-PA/2020) De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 25 — Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes —, o procedimento contábil a ser adotado em relação ao reconhecimento contábil de ativos contingentes é: reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial SOMENTE quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa, ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.(CERTO)

    4) É divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos:

    (CESPE/PC-PE/2016) Caso uma entrada de benefício econômico não seja provávelnenhum ativo deverá ser reconhecido ou divulgado.(CERTO)

    *(CFC/2013) O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.(CERTO)

  • Vale lembrar que a forma de tratar o ativo contingente é um pouco diferente de como se trata um passivo contingente - na hora da prova tomar cuidado pra nao confundir.

  • Gabarito: B

    Ativo contingente:

    Regra= não é reconhecido

    • Se o ativo tornar-se praticamente certo= deixa de ser ativo contingente para não contingente
    • Se a saída de recursos do ativo contingente for provável = divulgação em notas explicativas
    • Se a saída de recursos do ativo contingente for possível ou remota = não é feita nenhuma divulgação ou reconhecimento

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!! mauro o mestre

    ATIVOS CONTINGENTES:

    1) Ativos Contingentes NÃO são RECONHECIDOS na contabilidade:

    (CESPE/TCE-RO/2013) Ativos contingentes devem ser reconhecidos na contabilidade sempre que for possível a entrada de benefícios futuros para a empresa. Desse modo, a contrapartida do reconhecimento desses ativos deve ocorrer em uma conta de receita.(ERRADO)

    (CESPE/FUB/2018) Os ativos contingentes não devem ser objeto de reconhecimento pela contabilidade.(CERTO)

    (CESPE/Telebrás/2015) O ativo contingente NÃO deve ser RECONHECIDO no balanço patrimonial da entidade, pois, entre outros motivos, não é um evento totalmente sob o controle da empresa.(CERTO)

    2) Surgem normalmente de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos:

    (CESPE/SUFRAMA/2014) De acordo com as definições do CPC, um ativo contingente surge de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos para a entidade.(CERTO)

    3) Não são reconhecidos nas demonstrações contábeis. Porém, quando a realização do ganho se torna praticamente certa, ele deixa de ser ativo contingentepassa a ser um ativo, e nesse caso o reconhecimento é adequado.

    (CESPE/BACEN/2013) Os ativos contingentes devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis quando for possível a realização de uma estimativa confiável do valor.(ERRADO)

    (CESPE/PC-PE/2016) Se um ingresso de benefícios econômicos for praticamente certo, um ativo contingente deverá ser reconhecido.(ERRADO)

    (CESPE/TJ-PA/2020) De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 25 — Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes —, o procedimento contábil a ser adotado em relação ao reconhecimento contábil de ativos contingentes é: reconhecer o ativo contingente no balanço patrimonial SOMENTE quando a entrada de benefícios econômicos futuros se tornar praticamente certa, ocasião em que o referido ativo deixa de ser considerado contingente.(CERTO)

    4) É divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos:

    (CESPE/PC-PE/2016) Caso uma entrada de benefício econômico não seja provávelnenhum ativo deverá ser reconhecido ou divulgado.(CERTO)

    *(CFC/2013) O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.(CERTO)

  • Aiai, dona CESPE, quando a entrada de benefícios econômicos é praticamente certa não é contingente, é ativo. Difícil engolir umas respostas dessas...

  • GABA b), situação na qual ele deixa de ser ativo contingente

  • Os profs ensinam que nenhum passivo ou ativo de contingência vai no balanço patrimonial, aí vê uma palhaçada dessa
  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C