SóProvas


ID
3360472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À avaliação da aprendizagem têm sido atribuídos diferentes significados relacionados, especificamente, à forma autoritária e classificatória da avaliação tradicional. A respeito da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento e de autonomia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Opção correta letra C

    C

    Por intervir em todo o trabalho pedagógico, a avaliação não pode ocorrer de forma isolada, mas deve estar ligada a um projeto fundamentado que tenha como objetivo a aprendizagem.

  • Essa questão envolve conhecimentos sobre a avaliação da aprendizagem. Deve-se indicar a opção que apresenta a afirmativa correta a respeito da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento e de autonomia. 

    A) Avaliar é dinamizar oportunidades de reflexão e de conhecimento em um momento terminal do processo educativo. 
    ERRADO – Conforme consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a avaliação informa ao professor o que foi aprendido pelo aluno, fazendo-o refletir sobre a eficácia de sua prática educativa e orientando-o para intervenções necessárias. Para o aluno, a avaliação informa quais são seus avanços, dificuldades e possibilidades. Assim, avaliar é dinamizar oportunidades de reflexão, exigindo um acompanhamento permanente do processo educativo. De acordo com Hoffmann (2000), nessa perspectiva, a avaliação deixa de ser um momento terminal do processo educativo e passa a representar a busca permanente pela compreensão das dificuldades do educando e a dinamização de novas oportunidades de conhecimento. 

    B) Deve-se compreender a relação entre educação e avaliação como dois momentos distintos e não relacionais. 
    ERRADO – A compreensão da relação entre educação e avaliação como dois momentos distintos e não relacionais é equivocada. Educação e avaliação são práticas inerentes e indissociáveis. Conforme Hoffmann (2007), a avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. 

    C) Por intervir em todo o trabalho pedagógico, a avaliação não pode ocorrer de forma isolada, mas deve estar ligada a um projeto fundamentado que tenha como objetivo a aprendizagem. 
    CORRETO - A avaliação intervém em todo o trabalho pedagógico e, por isso, não pode ocorrer de forma isolada. Deve estar ligada a um projeto fundamentado que tenha como objetivo a aprendizagem. A avaliação permite analisar o processo educativo, considerando os resultados obtidos em relação aos objetivos estabelecidos. Dessa forma, é possível identificar progressos e dificuldades, bem como reorientar o trabalho docente. Nessa perspectiva, a avaliação deve acompanhar todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem, de modo a auxiliar a construção do conhecimento. 

    D) Na perspectiva da construção de conhecimento, competências e habilidades, a avaliação se caracteriza um movimento de problematização dissociado da reflexão sobre a ação. 
    ERRADO – A avaliação é um movimento de problematização associado à reflexão sobre a ação. Conforme Hoffmann (2007), a avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. A reflexão do educador sobre a realidade é permanente, como também é permanente o acompanhamento do educando em seu processo de construção do conhecimento. Méndez (2002) ainda ressalta que a avaliação se converte em atividade de aprendizagem estreitamente ligada à prática reflexiva e crítica, da qual todos saem beneficiados porque a avaliação é ou deve ser fonte de conhecimento e impulso para conhecer. Dessa forma, na perspectiva da construção do conhecimento, não há avaliação dissociada da reflexão sobre a ação. 

    E) A avaliação é um espaço de mediação, de processo interativo de aprendizagens sobre si e sobre a realidade no qual prevalece a cultura da classificação e da seleção. 
    ERRADO – Perrenoud (1999) defende que a avaliação está no centro das contradições dos sistemas de ensino, podendo estar a serviço da seleção ou a serviço das aprendizagens, da construção do conhecimento. Ao longo do tempo, a prática da avaliação para classificação e seleção se universalizou. Nessa lógica, os exames se tornam o centro do processo educativo, sem auxiliar a aprendizagem dos alunos. Ao classificar e selecionar, a avaliação acaba se tornando uma ferramenta de exclusão dos estudantes. Pensar a avaliação como seleção, classificação e exclusão dos alunos é minimizar o seu papel na prática pedagógica. Em uma perspectiva de construção do conhecimento, a avaliação deve auxiliar a aprendizagem, subsidiando decisões e ações que contribuam para a melhoria do processo educativo e para a construção do conhecimento pelos alunos. 

    Fontes: BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF, 1998.  
    ÁLVAREZ, Méndez Juan M. Avaliar para conhecer: examinar para excluir: Porto Alegre: Artmed, 2002. 
    HOFFMANN, Jussara. Pontos & Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. 
    HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio uma perspectiva construtivista. 28 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007. 
    PERRENOUD, P. Avaliação: Da excelência à regulação das aprendizagens ‐ entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

    Portanto, a letra C é a opção correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Erros das alternativas :

    A) TERMINAL

    B) DISTINTOS

    D) DISSOCIADO

    E) CLASSIFICAÇÃO/ SELEÇÃO

    Essas palavras deixam as alternativas incorretas.